sábado, 30 de agosto de 2008

As seis Piadas da semana no condomínio da Covilhã

1- “Novas regras para a Serra da Estrela
Ao fim de uma década, a Serra da Estrela tem um novo Plano de Ordenamento.

2-“Em resumo, o novo Plano de Ordenamento quer ajudar a fixar populações na região da Serra da Estrela, mas com regras, com equilíbrio.”

3- “O dr. Brito Rocha foi convidado pelo PS para encabeçar a lista para as eleições à Câmara da Covilhã,”

4- “Brito Rocha terá afirmado que a sua candidatura estava fora de questão face à sua idade (70 anos)”

5- “O Sporting da Covilhã, na primeira jornada da Liga Vitalis, perde por 2-0 na Vila das Aves. Serranos não jogaram mal, mas adversário mostrou-se mais experiente.”

6- “ piscina-praia já recebeu 11 mil banhistas”


sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O Zêzere maltratado

Podiam ser, mas não são os peixes que apareceram mortos no Zêzere junto à Ponte de Pedrinha; um lugar conspurcado por todo o tipo de dejectos atirados por uma descarga de esgoto.
Também não é necessário ser muito inteligente para se saber que as repetidas contaminações do rio naquele local, se devem às descargas de esgotos domésticos e industriais e de águas excedentes de rega, com fortes cargas poluentes.
O Zêzere que atravessa o concelho da Covilhã, padeceu desde sempre de vários males, entre os quais, a extracção ilegal de areias, ETAR’s que não funcionam, descargas ilegais, planos de despoluição que não saem do papel, redes de saneamento básico incompletas. Etc. etc. etc...
São demasiados atentados contra um rio indefeso, que vai definhando aos poucos. Uma autêntica vergonha na Covilhã do século XXI, que até tem uma ETAR na Boidobra, inaugurada com pompa e circunstância.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Ainda o Acordo

Estamos em condições de assegurar aos estimados leitores que a palavra ZONA, mesmo com o acordo ortográfico vai continuar a escrever-se com “Z”


A nova classe profissional

Uma tentativa de assalto a uma bomba de gasolina na cidade da Guarda, revelou a total incompetência do assaltante, que fugiu cagádo de medo do lugar do crime.
Pelo que conseguimos apurar, a falta de profissionalismo do larápio foi de tal ordem, que nem sequer uns míseros dois euros conseguiu pró bilhete do autocarro.
Uma vergonha, pior que a derrota do Sporting em Madrid.
O governo devia legislar casos desta natureza. Por exemplo: os bancos e bombas de gasolina, quando fossem alvo da tentativa de assalto, deviam entregar de imediato aos assaltantes o equivalente ao salário mínimo. Menos não, porque isso era falta de respeito por quem trabalha. Assim é que devia ser. Por outro lado, evitava-se que esta classe profissional, alvo de perseguição politica por parte do CDS-PP, e tantas vezes incompreendida, provocasse estragos colaterais, ou fizesse mais do que um assalto por dia, com claro prejuízo no seu horário de trabalho e das respectivas famílias.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Procura-se feira do queijo

Estava previsto para os dias 19 e 23 no Mercado Municipal uma Feira do Queijo, mas o evento anunciado pela autarquia da Covilhã em parceria com a RUDE não se realizou.
Tentámos saber do eclipse da feira; foi-nos dito que uma parte do queijo foi comido pela colónia de ratos do mercado municipal e a outra parte derreteu devido às altas temperaturas.

Coisas importantes sobre a origem da panela no forno


O olhar desprevenido sobre as imagens pode suscitar leituras atrevidas; provocar quiça, o apetite alarve do indígena. Mas não é isso que nos traz hoje aqui. O assunto é sério, embora não pareça, e de uma vez por todas convença-se estimado leitor, que a prosa não faz parte de nenhum exercício d’escrita criativa; para isso, pode e deve recriar-se com o boletim municipal em papel couché da Câmara da Covilhã. Tratamos hoje, mais uma vez, do aquecimento regional que chegou até nós num manuscrito encontrado na delegação da ASAE, depois desta ter verificado, que o alcatrão da estrada para as Penhas da Saúde, estava contaminado com colestrol e outras gorduras animais, provenientes do uso e abuso intensivo de enchidos, toucinho e quejandos.
A busca da verdade, levou-nos a uma exegese aturada, mas valeu a pena, pois descobrimos, finalmente, que o tradicional arroz à valenciana não é o pai biológico da panela no forno, não é não senhor.
A fumarola saída do asfalto veio comprovar o que já se adivinhava: o suculento prato tem origem na Covilhã, desde o primeiro aquecimento regional, altura em que os paisanos cozinhavam os alimentos nas entranhas da terra; só muito tempo depois, talvez pelo segundo aquecimento surgiu o reles Arroz à valenciana de cor pálida. Fica assim desfeita essa enorme confusão que atribuía, abusivamente a paternidade gastronómica ao pérfido arroz amarelo de nuestros hermanos.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

promessa por cumprir

A propósito das futuras obras na rua Marquês D’Ávila e Bolama, deixamos a devida vénia ao jornalista do urbi @ orbi, que ousou dar conta de uma promessa por cumprir por parte da Câmara da Covilhã:

“(...)A Intervenção termina junto ao acesso ao Bairro dos Penedos Altos, ficando assim por cumprir uma das promessas eleitorais da actual maioria social-democrata que preside à autarquia covilhanense e que passa pela recuperação de toda a estrada municipal de ligação entre a Covilhã e o Canhoso. (...)”

É um momento tão raro do jornalismo paroquial, que não resistimos a comentá-lo.

Vamos rezar o terço

“Vamos rezar o terço, ou outra coisa qualquer, por todas as vítimas do aborto”.
Foi esta a mensagem que recebemos ontem via e-mail, para a concentração, ao início da noite de segunda-feira, junto de algumas maternidades da tuga pátria.
Os participantes na liturgia campal não são muito diferentes das devotas islâmicas que vemos na imagem; seguramente não vestem de branco, nem rezam de cócoras para evitarem males maiores, mas levam um terço e uma vela num copo.
Trata-se com certeza de mais uma hipocrisia da retrógrada moral católica. Um dia destes ainda os vemos fazer vigílias em prol da velha máxima bíblica: CRESCEI E MULTIPLICAI-VOS, (mas cuidado não fodam).
Ámen.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O Mar cada vez mais perto

A presença de CO2 na atmosfera, já ultrapassou há muito os níveis desejados, aproximando-se agora de CO3. Recentes estudos científicos acreditam que a aguinha, por esta altura do campeonato (2093), já esteja um bocadito mais acima do que o previsto, que é como quem diz, nas bordinhas da “pérfida” C. Branco (antiga capital d’uma coisa a que os antigos chamavam de distrito).Foi assim que, neste período de aquecimento global efectivo, após o desaparecimento por submersão de todo o litoral português e também allgarvio, o destino preferido de férias dos indigenas tugas transitou para a costa de Castelo Branco, com os seus resorts e praias de areia rugosa com uma forte componente de iodo.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O condominio está a meter água



Desde que o sô pinto trouxe o Mar prá Covilhã, que a aguinha não pára de subir. A imagem é recente, e acontece na piscina praia do condomínio, por alturas do aquecimento global e consequente subida das águas; três basbaques covilhanenses treinam exercícios anfíbios de adaptação às novas guelras. O futuro, se o houver, não irá trazer nada de bom.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Da paróquia e afins

Nunca é demais lembrar que a tendência recente da organização espacial e administrativa da pátria lusa, com o patrocínio do governo do Senhor Engenheiro, não passa apenas pela manutenção do fenómeno da litoralização, mas também pela concentração de serviços nas “capitais de distrito”.
Ora, a verdade é que ainda existe um sentimento de pertença a ligar o indígena ao lugar matricial, que muitas vezes lhe enviesa o discernimento, a pontos de romancear a realidade por entre inimigos imaginários e desmandos paroquiais.
Não é estranho, que paste por aí uma horda de imbecis, confortavelmente instalados a promoverem o bairrismo serôdio para esconderem os problemas reais das suas cidades.

Os cromos em vez de defenderem uma rede de complementaridades entre as cidades do interior, ou manifestarem o seu desagrado perante a ofensiva do governo em desactivar o interior do país; deslizam alegremente para o despautério, fazendo arribar o paroquialismo mais primário em favor do seu quintal. À pala deste entretenimento bacoco, vai-se instalando um autêntico regabofe de metal sonante nas expansões urbanas das cidades da Beira Interior. As novas realidades da Guarda Covilhã e Castelo Branco passam agora pela colocação ad hoc das designadas peças estruturantes, isto é; novas centralidades plasmadas em centros comerciais e call centers. É um fartote.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Provas só no Complexo Desportivo da Covilhã

Alguns atletas portugueses ficaram parvos e foram últimos nas séries em que participaram, alegando no final, que se sentiram ofuscados pelos noventa mil espectadores do Ninho de Pássaro em Pequim.
O Comité Olímpico português já decidiu, que a partir de agora os atletas portugueses só participarão em provas na pista de tartan do complexo desportivo da Covilhã, que se encontra às moscas grande parte do ano.
O C.O assegurou ainda que as provas devem realizar-se durante o período da tarde para não acordarem o cromo do lançamento do peso.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Humidades de Verão

Na falta de assuntos relevantes, alguma imprensa tuga, vai-se recriando com as costumeiras inanidades da silly season. Concluíram os pasquins, que o calor do Verão aumenta o desejo sexual. Dizem que a tese é facilmente comprovada pelas vendas de preservativos e pílulas do dia seguinte: ambos os produtos atingem o seu pique em Agosto. Eureka!
Cá pra nós, que não temos o patrocínio da indústria farmacêutica, contentamo-nos com algumas sacudidelas, e aconselhamos aos nossos leitores alguns métodos para evitarem humidades indesejáveis:

sábado, 16 de agosto de 2008

Ay que muyto vos tarda o juyzo na Guarda

De visita pela bloga da região demos conta desta pérola do paroquialismo bacoco; como se fosse esta, uma questão fracturante no equilibrio regional. Por nós podem levar, integralmente, a bicicleta, a estãncia de esqui, e todo lixo que os tugas por lá deixam. Haja paciência.

(Mitos sobre a Serra da Estrela)

"Certamente que o leitor não tem dúvidas acerca da localização do ponto mais alto de Portugal Continental. No entanto recentemente alguns covilhanenses colocaram-me em dúvida já que afirmavam a pés juntos que quer a "Torre" - ponto mais alto de Portugal - quer a estância de Esqui se situariam integralmente no Distrito de Castelo Branco, mais concretamente no Concelho da Covilhã. Esta convicção parece estar bem enraízada nos covilhanenses e no entanto é totalmente falsa. A realidade é que quer a estância de esqui quer a torre se situam integralmente no concelho de Seia - tal como sempre tinha sido minha convicção - sendo que a estância de esqui se situa na freguesia de Loriga (Seia). (...)
Não deixe pois o leitor, também, que estas pequenas mentiras se vão instalando na opinião pública regional, já que pior que a ignorância é não a contestar com factos."

in o egitaniense

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Snipers

Continuam as negociações que podem conduzir à troca entre as duas regiões montanhosas do Cáucaso e da Serra da Estrela.
O presidente georgiano já garantiu que vai respeitar os compromissos assumidos com a Covilhã, mas advertiu que o negócio com a cidade serrana, só deve concretizar-se quando o chefe do condomínio covilhanense, deixar de lhe impingir o modelo urbano da favela de S. Martinho com o respectivo presidente da paróquia.
- Cromos desses já nós temos pra troca em Tbilissi. Nós carecemos é de snipers e não de tiros de fantasia com gajos que passam o ano a enviar postais de aniversário - Refutou Saakashvili, apelando a um maior esforço cognitivo do chefe do condomínio para evitar
danos colaterais.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A ameaça

Os líderes russos Putin e Medvedev, já demonstraram o seu descontentamento com a possível negociata entre o município da Covilhã, e o presidente Saakashvili da Georgia, para a troca das duas regiões de origem indo-europeia.
Os Russos propuseram o fim imediato das negociações e ameaçaram aniquilar a etnia basbaque covilhanense, bem como o Chefe do condomínio, que acusam de por em prática uma versão mal enjorcada d’um putativo socialismo real.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Troca por troca



O Presidente da Geórgia, Mikhail Saakachvili, anunciou em Gori a terra natal de José Estaline, que estaria disposto a trocar a Ossétia do sul e a Abecázia pela Covilhã (enclave no "distrito" de Castelo Branco); um quintal dado às delícias da democracia, com calhaus muito semelhantes aos caucasianos, e com a particularidade de ninguém distinguir um covilhanense d’um Ossétio ou d'um Abecázio. Uma urbe que apesar de não ter petróleo nem gás natural, tem a capacidade de reinventar um Mar com ondas e tudo, num lugar onde apenas havia ervas daninhas. Acrescentou Saakachvili.

Acertos

Hoje deixamos aqui a merecida vénia ao Instituto de Meteorologia, pelo acerto nas previsões do tempo para o mês de Agosto. Sem dúvida, o mais quente e seco dos últimos vinte e cinco anos

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Olimpíadas dos últimos

Dizem por aí que a participação portuguesa nos J.O de Pequim, até agora, tem sido um autêntico afundanço, e que os nossos atletas estão na China pra bater recordes nacionais. E depois, para quê medalhas, se Portugal tem o melhor azeite de oliva do mundo. Nós precisamos é do reconhecimento da fuga ao fisco e do carjacking como modalidades olímpicas. Mainada.

O mar aqui tão perto


Depois de trazer o Mar para a Covilhã, a câmara, na figura do seu presidente, o sô pinto, prepara-se agora para comprar este Iceberg, a fim de ser instalado na zona do jardim do Lago. Desconhece-se para já a utilidade da coisa. Consta-se que é mais um segredo bem guardado para o arraial de 2009.

sábado, 9 de agosto de 2008

O mar da Covilhã


“podemos dizer que fomos buscar o mar até à Covilhã porque fizemos as ondas”

Argumentou o presidente da Câmara, quando da inauguração da piscina praia, numa clara antecipação ao aquecimento global e à subida da água nos oceanos.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Partida

silly season II

Cavaco manda fechar espaço aéreo em Albufeira

Numa breve olhadela pelo DIÁRIO DE NOTÍCIAS demos de chofre com o sô silva, prestes a instalar uma bateria de mísseis Patriot nas imediações da Vivenda Mariani. O homem não brinca em férias.

Assalto

In Público

Devaneios da silly season

Depois da tentativa de proibição das massagens, o comando marítimo dos all garves lança uma nova arenga e decide proibir as maçãs; o que faz todo o sentido. Aguardemos com serenidade a proibição do grelo.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Bovinos call ?

Num verão, cujo ano não conseguimos recordar, ao fazermos uma travessia fortuita pela Torre, junto a uma estância de esqui, captámos em tranquila pastagem e plena sanidade bovina, estas espécies autóctones.



- Muuuuuu! O quê? Ganhar o salário minimo num call center? Muuuuu! Nem pensar.


- Não olhem assim pra mim, porque eu não vou. Muuuuu!


quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Da censura

Afinal ainda há machados que cortam da raiz ao pensamento. A censura atrasa a marcha, não a sustém.

A nossa terra como a sentimos.

Se ainda existisse alguma dúvida quanto à degradação continuada da malha urbana no “centro histórico” da Covilhã, esta rua, deita por terra qualquer veleidade quanto ao sucesso na reabilitação urbana papagueada pela Câmara.
Vale a pena visitar o que resta deste amontoado de casas, que agonizam pela calçada da rua Alexandre Herculano. Uma vergonha.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

chutos


"O Sporting da Covilhã vai contar com 230 mil euros de apoio municipal (...) O autarca, acredita que o sucesso dos “leões da Serra” na Liga de Honra “dará visibilidade também às potencialidades que a região tem” (...) Carlos Pinto [PSD] negou ainda que outras colectividades do concelho se sintam injustiçadas pelo montante entregue ao clube leonino. “Elas é que sabem. Não sou eu que tenho que dizer que se sentem ou não” (...) Miguel Nascimento [PS] é da mesma opinião." DXXI_

Não há maneira de separar a política do futebol. Por estas e por outras se prova o subdesenvolvimento do país. Fica também claro o poder discricionário na atribuição de subsídios. O subtexto é "as colectividades que reclamem, nós cá estaremos para ver..." O que tem esta promiscuidade a ver com as "potencialidades da região"?

In gremiodaestrela

Corta

Este sinal dava um jeitão ali nas traseiras da câmara municipal: lugar conspurcado por bezanas nocturnas, onde a canalha chunga alça a perna, e vai de regar com mijo o espaço público.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

sexta-feira, 1 de agosto de 2008