domingo, 31 de maio de 2009

Covilhã, 36 graus - o mistério das paragens II

Regressamos ao mistério que envolve o desaparecimento das paragens dos autocarros no condomínio da Covilhã. Numa altura em que as temperaturas rondam o 36 graus, os condóminos sem os respectivos abrigos, trabalham para o bronze, enquanto aguardam pelos autocarros da Covibus.
Nem no Burundi.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

O improvável candidato

Dizem-nos, mas não acreditamos, que o dr pinto se prepara para tirar o probo vereador Esgálhamos do armário, e apresentá-lo como candidato PSD ao condominio covilhanense

Não é provável que o dr pinto, criatura de omnisciência divina, já se tenha fartado da proverbial missão de apascentar basbaques em cerimónias inaugurativas. Nós não acreditamos, que depois de uma vidinha insalubre de culto da personalidade, o dr pinto entregue assim, de mão beijada, os destinos do condominio.
Este HOMEM nunca ficaria reduzido a meros exercicios contemplativos, a aguardar, pacientemente, pelo reconhecimento da obra biodegradável, que tão higienicamente edificou.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Declarações vitais

Já não há paciência para Vital Moreira, costumeiro em assomos de inteligência, vai de arenga em arenga até à derrota final; a tal ponto, que aumenta cada vez mais a probabilidade do PS perder votos, de cada vez que o temerário Vital abre a boca.
Desta vez, lembrou, na Covilhã, as resistências à construção da faculdade de medicina. Tem razão o sôtô Vital.
Nós ainda acrescentamos mais: grande parte dessas resistências vieram do PS da “pérfida capital de distrito”, Ah pois!
E já agora que aqui estamos, lembramos também ao dr Vital, que o PS votou contra a passagem a universidade, do então instituto politécnico da Covilhã. Pois é.

Atentado ao património

"No monte caótico de entulho, que a coroa, espelha-se o declínio e o monstruoso estrago desta magnífica capela edificada em 1816.
Há muitos, muitos anos... mandou fazer esta capela o capitão João Gregório Tinoco Vieira, para educação católica de seus filhos, integrada na quinta de S. João, a que a Câmara Municipal da Covilhã testemunha, hoje, como um local de interesse turístico.
Os frescos desta capela, assim como o tecto em madeira, cujas imagens policromadas perfeitamente perceptiveis, permanecem sem projecto de uma avaliação, carecendo de um intervenção qualificada e de uma comprovação documentada.
Dizem por lá, ser propriedade de uma família poderosa na cidade, uma tal família Brancal.
Como é que a vila do Teixoso ainda pode dispensar este seu testemunho? O risco deste se perder é acompanhado pelo risco da perda da sua identidade que se constroí na permanência e na mudança."

Via manufacturas

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Duplicação de cursos

Enquanto as universidades públicas sufocam devido à insustentável situação orçamental, o ministro Gago distribui benesses pelos politécnicos. Esta semana deu autorização para o funcionamento da licenciatura em Comunicação Multimédia no politécnico da Guarda; o que significa que as três instituições de ensino superior da beira interior passam a leccionar o mesmo curso.
O desperdício começa a transformar-se num regabofe. Não existindo qualquer complementaridade entre os subsistemas, universitário e politécnico. O IPG como os outros politécnicos, continuam a não se afirmar pela diferenciação da natureza dos seus cursos. Viva a festa.

O legado egípcio na Covilhã

A igreja da Estação é mais uma pérola da arquitectura pós moderna covilhanense: uma obra perdida no tempo. Aparentemente, parece não haver qualquer resquício de passado, apenas forma e símbolo. Puro engano, este santuário constitui um dos mais impressionantes vestígios da civilização egípcia no condomínio; um povo muito anterior aos lusitanos, que deixou marcas indeléveis na paisagem proto covilhanense.
Estamos perante uma sequela dos templos contíguos às pirâmides dos faraós, destinados provavelmente ao culto funerário. (2646-2150 a.C. mais-ou-menos).
Também eram designados pela morada de deus, porque era ali que a divindade vivia. Mas essa, era já outra história e agora não temos tempo.

terça-feira, 26 de maio de 2009

O senhor engenheiro já não vem

Esteve programada para 27 de Maio, a visita do senhor engenheiro à Covilhã com passagem pela UBI. Uma alteração repentina de agenda, levou José Sócrates a participar apenas no jantar/comício na “pérfida capital de distrito".
É pena, porque se perde a oportunidade do senhor engenheiro dar um donativo para o Banco Alimentar da Cova da Beira, que já conta com 3000 carenciados,1000 dos quais são crianças. Mas também podia vir conhecer o novo reitor, ou inaugurar o parque Goldra ao dr pinto.
Com isto tudo, ficou a ganhar o sindicato dos professores, que se livrou de mais uma rapidinha da polícia.

Há postes fantásticos

É curioso o planeamento 5 estrelas desta obra, onde as máquinas fazem autenticas gincanas entre os candeeiros para poderem trabalhar.
De qualquer modo, nós continuamos a acreditar que os postes vão ser retirados.
Ou não?

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Bodo aos pobres

A dr Alzira, governadora civil de Castelo Branco (um cargo que praticamente não serve para nada) resolveu três anos depois, distribuir às colectividades da Covilhã um apoio financeiro, individual, no valor de 500 euros. Fantástico.
Há quem chame a isto eleitoralismo. Claro que não. Aliás, a oferenda tem uma espantosa singularidade: realiza-se de quatro em quatro anos, a dois ou três meses das eleições; muito semelhante ao Carnaval da Neve para os indígenas. Maibom.

Homologação

"Exmos. Senhores

Informamos que acaba de ser recebido, na Reitoria, o despacho homologatório da eleição do Reitor, que foi hoje mesmo remetido à Secretaria-Geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tendo em vista a sua publicação no Diário da República.



Para consultar o despacho: http://www.ubi.pt/Noticia.aspx?id=261 "

Afinal a auguinha do condominio é a 6º mais cara da pátria tuga

Agora que Carlos Pinto julgava o assunto esquecido, vem o Expresso, "jornal centralista da capital" contrariar a administração da Águas da Covilhã e a Câmara esclarecendo os condóminos que, afinal, pagam a 6ª tarifa de água mais cara do país. Por enquanto.

Mais um embuste da administração
in Gremio

clique no quadro para aumentar

domingo, 24 de maio de 2009

O plasma do condominio

Eis o modo como a administração PSD do condomínio, perdeu o pudor e utiliza meios sofisticados de propaganda, qual Leni Riefenstahl para o convencimento e deslumbre dos basbaques.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Comentário de um leitor

"Isto é o interior profundo no seu melhor. Isto é, sem dúvida, a prova do que somos feitos, apesar todos os cursos e pós graduações, somos isto e pouco mais. Medíocres, muito medíocres. Nestes ou noutros episódios, onde verdadeiramente deveria prevalecer o bom senso e o respeito pelas regras democráticas, somos e revelamos o berço onde nascemos. A escola não dá, lamento, a formação necessária para nos revelarmos e agirmos como pessoas de bem. Este mau exemplo a que assistimos hoje na UBI, e a UBI não tem culpa, poderia estar a acontecer em qualquer associação de bairro ou até mesmo em qualquer tasca de qualquer aldeia onde os actores nunca frequentaram algum curso superior. Enquanto a UBI pára para estes combates de hienas, o mundo continua a girar, e estou certo que algum comboio esteja a ser perdido definitivamente. Espero que, onde quer que esteja, Duarte Simões, não esteja a ver isto…"

75 mil euros por dois meses

A administração PSD do condomínio, paga 75 mil euros à Covibus por dois meses do serviço de transportes urbanos, o que dá um bocadito mais de 1000 euros por dia.
Mais: a nova concessão ainda aguarda o visto do Tribunal de Contas, mas a transportadora já está a operar desde o início do mês. Fantástico o poder de antecipação.
Junte-se a tudo isto, o simbólico vereador Vitor Marques (porta-voz desta tragicomédia) mais as queixas dos utentes em relação à velhice dos autocarros, os atrasos no cumprimento de horários, as avarias constantes das viaturas, o desaparecimento dos abrigos para passageiros. E prontos, por muito menos, o dr Pinto já perdeu umas eleições. Lembram-se?
Mas o pior, é o que falta ainda percorrer para revelar a verdadeira dimensão da tragédia.

E o que pensa sobre o assunto o leitor (poizé) :

Cá eu acho muito bem que os autocarros custem quase tanto por dia quanto a poluição que produzem, os minutos de atraso e as arrelias, as avarias constantes, a pintura a imitar os autocarros ecológicos, ou mesmo os bilhetes reciclados (ou não!). Imaginam o que aquela empresa não gasta no mecânico e na estação de serviço?! Mas não pensem que isto não é pensado. Trata-se de uma questão de coerência e de estratégia! Com transportes públicos destes os condóminos vão começar todos a andar a pé, daí as pontes pedonais e os elevadores. Estamo-nos a transformar na mais pedonal das cidades mundiais, um desafio imenso, sobretudo numa cidade de montanha. O ip do único adversário credível para o prémio internacional das cidades pedonais terá sido detectado entre uma comunidade que habita o kilimanjaro, no computador de um etnógrafo. Trata-se de um enorme desafio para todos nós e parece que ninguém quer perceber isto. Eu cá acho isto tudo muito bem feito e muito bem pensado. Nota-se que é um projecto de longo prazo e acho que merecemos o prémio. Ehhh Covilhã Allllezz, CVL Allezz,... e por aí fora....

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Fios que o céu tece

O dr Pinto deixa mais um aviso à PT, EDP e afins.
Nós também estamos solidários com a zelosa preocupação estética do sô Administrador, pois consideramos que em muitos casos se assiste a verdadeiros arraiais de cabos eléctricos no condomínio. Tem razão sim senhor.
Há por ai alguns postes que tem sido pau pra todos os fios. Na verdade, há muito que o espaço aéreo do condomínio tem sido verde pasto para tão famintos bovinos.
Repare o estimado leitor, nesta pérola, algures pela favela do sôtô Tomás, onde podemos desfrutar da sintese perfeita entre a rede geométrica dos cabos eléctricos e o azul do céu.

Poético não é ?

O estranho caso de uma homologação

Actualização:

“O presidente do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (UBI), Carlos Salema, considera que a denúncia anónima enviada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) – a apontar alegadas irregularidades nos trabalhos na eleição do reitor, a 6 de Abril -, «está cheia de inverdades». Tanto assim que se lhe tivesse sido dirigida, «teria ido de imediato para o caixote do lixo», garante Carlos Salema. A eleição de João Queiroz continuava por homologar na passada terça-feira, muito depois do prazo legalmente previsto.”
(…)
Carlos Salema. fala numa reclamação com «insultos» à sua pessoa, sem precisar aspectos do texto da denúncia anónima – de sete páginas, onde são questionados os procedimentos do Conselho Geral antes e durante o acto eleitoral e é posta em causa a idoneidade do seu presidente.
Carlos Salema espera agora que os resultados da eleição sejam homologados «muito brevemente», de forma a que João Queiroz possa finalmente tomar posse."

quarta-feira, 20 de maio de 2009

As barragens não fazem falta

Li no mafia da cova, que um cidadão vai realizar uma acção de protesto em defesa da conservação da Natureza e do meio Ambiente, contra a construção de barragens. Está no seu direito. Digo eu.

Tendo em conta que a pátria tuga tem secas cada vez mais frequentes, e havendo ainda regiões carentes do precioso liquido, julgava ser de primordial importância a existência de infra-estruturas de armazenamento; assim como a disponibilidade de recursos hídricos para o país.
Cheguei até a pensar que as barragens, como opções hidroeléctricas seriam uma alternativa ambientalmente correcta aos combustíveis fósseis.
Mas isto era eu na minha leviandade e ignorância aquífera.

Está na hora de cortar as fitas

- Agora que se aproxima o festim inaugurativo, venho convidar os condóminos a assistirem às cerimonias de corta fitas que levarei a efeito nos próximos tempos.
A mim basta-me a propaganda e a manipulação, pois é nestas que reside toda a minha estratégia para ludibriar os basbaques. EU não tenho ideologia nem doutrina, porque continuo a acreditar na inteligência como factor primeiro de desenvolvimento do meu condomínio 5 estrelas. Há aqueles que, providos de hábitos democráticos, ficarão irremediavelmente no rodapé da história do condomínio, pois passam o tempo a repisar temas insalubres num choro desvalido; são os cromos que ousam dizer que EU perdi as ideias ao longo do tempo e o contacto com a realidade. Uma coisa é certa: cumpri as promessas relevantes/estruturantes para o concelho, e não só equilibrei as contas da Administração, como ainda me ficaram a dever dinheiro. Mas não é para falar de dívidas, ou para balbuciar inúteis trivialidades que hoje aqui vim. Já basta o cansaço doméstico que fui acumulando ao longo da minha vigência, onde desenvolvi uma notável propensão para a ubiquidade, i.e., consegui gerir o condomínio enquanto frequentei um cursito superior na capital, numa espécie de: vou-ali-já-venho entre a Covilhã e Lisboa.
Sem mais delongas porque a prosa já vai extensa, passo a enumerar o programa de corta fitas para a próxima semana, em conformidade com o meu anterior programa eleitoral

INAUGURAÇÕES e afins:

- Requalificação do Centro histórico do condomínio, que não difere muito dum núcleo habitacional do magrebe marroquino, e d’outras favelas terceiro-mundistas
- Barragem penhas II
- Requalificação do jardim Botânico Alexandre Aibéo
- Periférica à Covilhã
- Centro de Artes ou Teatro Cine. Depende.
E por último, o meu condomínio high tech, (Parkurbis) onde tenho instaladas empresas com tecnologia de ponta como a Siemens e a Microsoft
Se houver tempo, conto ainda inaugurar a piscina-praia e o jardim do Lago.
Logo vejo.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Isto não vai ficar assim!

É mais uma derrota para o dr pinto/dr frexes
O tribunal administrativo e fiscal de Castelo Branco decidiu não dar provimento à providência cautelar apresentada pelos condomínios Covilhã/ Fundão, para anulação dos estatutos e das eleições no Turismo Serra da Estrela.
Mas o dr pinto já avisou que não vai ficar por aqui.
É assim mesmo.

Mais um candidato

Finalmente a CDU apresentou o seu candidato à CMC, Jorge Fael.
Falta o BE, que por este andar, arrisca-se a ser um mero resíduo do condomínio como o CDS PP.
A pouco mais de 4 meses para o sufrágio, ainda não sabem qual o candidato que propõem, como modelo de competência e visão política/estratégica para o berbicacho autárquico.

O mistério da homologação na UBI

O ministro do ensino superior, que é como quem diz da aceleração das particulas, disse ontem em Castelo Branco que desconhece as razões do atraso na homologação dos resultados das eleições para a escolha do reitor da Universidade da Beira Interior.
O mistério adensa-se no condominio escolástico. O ministro Gago chega mesmo a dizer que:
“Não tenho nenhum processo de homologação pendente”
Também o ainda reitor Santos Silva, afirma desconhecer o que motiva o atraso do processo e existência de qualquer queixa.


HUM!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Bosta ecológica

No próximo dia 4 de Julho de 2009, o dr pinto vai inaugurar a (ETAR) da Boidobra, também designada por Grande Covilhã.
Convém lembrar que o corte-da-fita, já esteve previsto para 25 de Abril de 2007, mas isso agora não interessa.

Lembremos apenas a proverbial oratória do dr pinto, que na época (2007) dizia não saber “quantos municípios do país fechariam a rede de tratamento de esgotos em todo o território, mas acrescentava com absoluta certeza que não havia muitos. E que dentro das próximas semanas [a Covilhã] ficaria integrada nesse grupo de municípios, que desse ponto de vista podiam receber a classificação de concelhos exemplares quanto ao tratamento e classificação ambiental." Pois claro.

Bom, o mais extraordinário é que a Covilhã, andou até agora a botar esgoto pró Zêzere, e apesar d’isso, ficou classificada em primeiro lugar no ranking das cidades com melhor ambiente.
Há bostas fantásticas.

Exemplos

Apesar da sua empresa registar prejuízos, o empresário António Lopes, vai manter os trabalhadores a prazo que terminavam o contrato em Maio, por entender que, na crise, o sacrifício deve ser de todos e não só dos operários.
E acrescenta: "Sei o que estes dramas representam dentro de casa. Já fui trabalhador, dirigente sindical e já os vivi. Agora, em tempo de vacas magras, também devo empobrecer um pouco"

Afinal a Covilhã, não é apenas um alfobre de políticos, que tem uma relação difícil com a verdade; também existe gente com nobreza de carácter.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Bom fim de semana

Vamos ali deixar a carga, já voltamos. Até já

Mais 20 mil euros para o "aeroporto"


A somar aos 514 mil euros comprometidos no projecto do "aeroporto", no mês passado lá voaram mais 20.304,00€ em "serviços complementares" (?) ao mesmo, a realizar em 35 dias (trinta e cinco dias!), por ajuste directo, como convém às boas e transparentes práticas da administração pública. É justo, pois ao contrario dos bens de primeira necessidade, as fantasias não têm preço, não é?

Outras artes

A noção que um leigo com eu, tem sobre a obra d'arte, está associada a uma ideia de beleza e ao mesmo tempo a uma reflexão sobre a utilidade dos objectos, afim de conhecer a/ou algumas realidades; por exemplo, a vulva ontológica, pintada por Gustav Courbet. Mas isto sou eu na minha ingenuidade e ignorância, a pensar que a obra d’arte se resume a tal.
Ora, na arte conceptual ou performativa (nas fotos), vemos pessoas manipuladas e pagas pelo autor Santiago Sierra, para se sujeitarem à mais completa humilhação. Neste caso, a obra d'arte, ou a noção que temos dela, é convertida em pura mercadoria pelo autor, que assume aqui, uma posição de poder. O poder de pagar e decidir sobre o uso dos humilhados sem qualquer compaixão.
Um observador atento pode vislumbrar no evento, todo o tipo de tretas, desde relações de dominação/servidão, ruptura com as convenções burguesas, denúncia da economia capitalista e da globalização. Pode até ser convocado a associações que desencadeiem outros significados na obra. Mas então e a arte?
Diga lá, caro leitor, o que pensa sobre isto.

Homem pago para ficar fechado na mala do carro durante a inauguração de um evento

pessoas pagas para penetrarem

Mulher paga para ficar encaixotada durante uma festa

Mulheres pagas para ficarem de frente para a parede numa exposição

quinta-feira, 14 de maio de 2009

ждут Godot?

Мы не считаем, что обезглавленный за CDU и BE еще не представили своих кандидатов в совет Covilhã. Но на этом этаже, они рискуют быть просто трата кондоминиума. Чуть более 4 месяцев для голосования, мы еще не знаем, которые они предлагают кандидата, в качестве модели компетенции и политического видения/стратегии для муниципальных проблема. Ждут Godot?

Somos os primeiros

Estes são pra já, os dois primeiros santos de altar; o oficioso dr pinto e o oficial condestável Pereira, que a inteligência indígena há-de canonizar no próximo arraial de Outubro. Pelo meio haveremos de ter discursos trôpegos e de boas intenções, que os santos ofertarão copiosamente pra sensibilizar os ceguinhos; coisas para crentes com défice neuronal excessivo. Nada de novo portanto.
Também é verdade que no actual cenário; num condomínio sem voz, pouco documentado e esclarecido, e onde a opinião pública não existe, não haverá pois, grande necessidade de exigir rasgo inteligível, ou marca intelectual relevante às santidades.
Mas não caminhemos por ai, não vá o gentio, sem querer, suscitar alguns exageros e intrigas de espírito, deixemos por ora o intento jaculatório.
Lá iremos a seu tempo.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O novo mercado será onde os condóminos quiserem...

- Quero adiantar ao condomínio que vou pôr em discussão pública o novo Mercado Municipal.
Quanto á futura localização, EU serei o primeiro a conhecer a proposta. Adianto já, que o edifício ainda está em negociação, mas ainda preciso sentir que a cidade e os condóminos o aprovam, porque sempre fez parte da minha cultura democrática auscultar os cidadãos.
Acrescento, no entanto, que a escolha do futuro mercado poderá recair no antigo edifício da Nova Penteação, propriedade do ilustre empresário Paulo de Oliveira.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Surpresa!



Ao contrário de todas as expectativas, o PS Covilhã, entregou a laboriosa tarefa de combater o dr pinto, nas mãos caprichosas do humilde servidor da Res Pública, o condestável Pereira, por quem nutrimos uma carinhosa indiferença, mas a quem desejamos felicidades prá próxima, que é como quem diz, para Outubro de 2013


Câmara em directo

Este súbito regresso da câmara em directo, aporta uma subtileza cognitiva que não está por certo, ao alcance de qualquer condómino; só pode estar à mercê de certas luminárias, que não tem um átomo de talento político e vislumbram na arenga, um evento de proximidade para aferir as mazelas dos cidadãos a 4 meses do arraial eleitoral. Pois é. Há quem diga que é a altura propicia para reunir as tropas, que garantam a divulgação da obra feita. Nós não vamos tão longe na análise, por isso, não vemos na câmara em directo, qualquer intento eleitoralista para anular a inteligência indígena. Não senhor.
Trata-se, acima de tudo d’um acto de agradecimento, pra que a canalha reconheça a absoluta pertinência do legado pintista na construção do condomínio 5 estrelas nos últimos 8 anos. Só isso. Eles sabem-na toda, e os condóminos agradecem.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Afinal, NON HABEMUS REITOR. A corrida continua?

Dizem-nos que não há data prevista para a tomada de posse do professor Queiroz, e que provavelmente nem haverá posse, devido a uma queixa-crime, a denunciar actos ilícitos na votação do condomínio escolástico. Pois é.
Há quem diga que o PODER é afrodisíaco. Não sabemos se foi por isso que, o Magnifico demorou dois anos a convocar eleições, e ainda mais um pra largar o poder. E agora nem se sabe se vai mesmo deixar o lugar. Era outra estória, mas não temos tempo.
Já durante a semana que passou o Reitor deu uma entrevista à RCB, falou do trabalho realizado, ficou-se com a sensação de que, a eleição do novo reitor nem sequer tinha existido.
Se calhar anda por aí alguém a querer perpetuar a endogamia no colégio; uma espécie de circuito fechado com cariz religioso, de fés seculares que precisam de liturgias próprias, de santinhos e de mafarricos, dos bons e dos maus.
Ámen.

Via Noticias da Covilhã:

Uma denúncia anónima enviada para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está a adiar a homologação das eleições na Universidade da Beira Interior. Por isso ainda não há previsões para a tomada de posse do novo Reitor, João Queiroz. A queixa estará relacionada com procedimentos do Conselho Geral durante o processo eleitoral. Nomeadamente o facto de não estarem todos os membros presentes no dia da eleição.

tipologias construtivas no centro histórico

Estas reconstruções no centro histórico da Covilhã são a prova de inteligência oxigenada e da clássica beleza arquitectónica, entregue aos arautos do planeamento urbano do Condominio.
Os condóminos pasmam, por tão rara sensibilidade estética, nesta espécie de património disperso, que a administração do condomínio, gere à bolina e de forma medíocre, através de empresas municipais inúteis, e outras tretas com nome de SRU .
Quem serão os entrevados cérebros que projectaram estes monos com pátios algarvios no “centro histórico” que é como quem diz no condomínio profundo?
Já não bastava o abandono, agora ainda o descaracterizam. A tragédia vai continuar.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Da TVI para o SOL


A gripe A mais o virus H1N1 já não são notícia. Depois da enjoativa novela da TVI chega agora, mais um fait-divers em jeito de virus, transmitido por efeito de contaminação para o SOL, com o caso Cova da Beira:
"José Sócrates chamado a depor como testemunha de Ana Maria Simões. "
Convém lembrar que o processo começou com denúncias de corrupção contra o engenheiro Sócrates, mas as suspeitas foram arquivadas por falta de provas.

Eles querem lá saber quem é o reitor

Acabo de ler no NC desta semana, que há alunos da UBI que não sabem quem é o novo reitor. Uns apenas sabiam o nome, outros nem tinham conhecimento que a Universidade já tinha novo reitor.

Como se isto fosse motivo de espanto. Falamos de crias mimadas que não dispersam a mente em pormenores supérfluos, como sejam a eleição de um novo reitor; pois qualquer distracção, prejudicaria as elevadas doses de concentração necessárias para o estudo. Pobres crias, como se já não bastasse a quantidade de tretas pseudo educacionais que lhes impingem, em detrimento da aquisição de conhecimentos científicos, ainda ficavam obrigadas a um esforço suplementar como este, de saber quem é o novo reitor. Coitados.

No mesmo texto, há quem diga que falta aos estudantes uma cultura interventiva generalizada. Outros dirão ainda, que as crias, só adquirem visibilidade em procissões intermináveis de bebedeiras, precocemente decadentes e vazios, que passam por estudantes universitários, com todos os afagos para o ego daí resultantes.
Bom, mas há mais coisas que definem o comportamento da turba, para além deste rol de atributos; fazem-se transportar com os ipod nos ouvidos e portáteis com banda larga, indiferentes ao mundo chato que os cerca. Depois vem as diatribes noctívagas pelo condomínio do dr pinto; com floreiras partidas, caixotes do lixo arrancados, garrafas partidas, gritaria durante a noite, pinturas, palavreado grosseiro, caixas do correio urinadas. Enfim, são estes, os seus grandes desígnios e únicos momentos de glória enquanto pastam pela universidade.
Eles querem lá saber quem é o reitor.

Os grunhos do condominio

Desta vez estamos d’acordo com o dr pinto. Há por aí uma canalha que lhes falta educação cívica em casa e nas escolas. Se querem pintar, que vão borrar a casa deles, os porcos.

Esta é mais uma das paredes na cantina da Boavista, conspurcada por imbecis que confundem a bosta dos graffitis com arte. Não apreciamos este género de manifestações de pintores grunhos, cujo fim, visa contaminar com estrume o espaço público. Ainda por cima, esta pseudo cultura tem associada uma geração néscia, que não sabe ler nem escrever, com um desejo de afirmação pela negativa e pela nódoa kitsch, bem reflectida na incultura destes marginais.

É preciso apagar de vez esta sequela dos pinta paredes:

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Da série - O mistério das paragens de autocarro III. Algumas propostas:

Reclamações dos utentes, devidamente identificadas, e dirigidas ao irrelevante vereador Vítor Marques

- Estava aqui, em fase de transição, à espera do autocarro da Covibus, mas já mandei chamar um táxi.

Com o patrocinio da loja dos cortinados e IKEA; modelo primavera/verão

Há quem goste mais de melão, mas prontos…

... E há quem prefira ser entubado. São feitios

Não comento