terça-feira, 30 de junho de 2009

Obsessões da Manela



E que dizer da "istrada" rosa que também é laranja.

Clique para ver quem assinou

Mais um apoio ao dr pinto

Após o protocolo entre o NERCAB e a Câmara da Covilhã para a cedência das instalações no PIT ao preço simbólico de um euro, o dr pinto recebe hoje a merecida homenagem da “pérfida” capital de distrito, na presença do sô ministro Vieira da Silva.
Tão amigos que eles são.



UMA PÉROLA.

"Estamos mais perto do fim da crise

Do que no seu principio..."

segunda-feira, 29 de junho de 2009

20 anos para melhorarem a istrada

O luminoso dr enfermeiro Tourais, presidente da junta do Ferro, tem demonstrado uma grande capacidade inventiva, o que por si só, já é uma novidade, e deixa qualquer gentio a lacrimejar. Só uma imaginação sem freio, levaria o ecológico e prodigioso enfermeiro, a substituir as velhas lâmpadas de mercúrio por outras de vapor de sódio lá na santa terrinha.
Pois agora, o profícuo presidente de junta, em esforço conjunto com a câmara da Covilhã, vão construir a estrada a que se alude (na foto) e que já devem há 20 anos às populações do Ferro e Peraboa. Diz o sotô enfermeiro Tourais, que esta é “uma obra fundamental para as freguesias que vão usufruir dos melhoramentos”. É uma conclusão brilhante.

Covilhã em festa & afins II

Já aqui tínhamos dito, que as associações da Covilhã tem promovido e assegurado ao longo do tempo, o nobre exercício de formas de participação cívica, assumindo um papel determinante na promoção da cultura, do desporto, e dos tempos livres, substituindo por vezes o próprio Estado e a Autarquia. Sendo certo que, só a generosa carolice e a tenacidade de alguns, preservaram a história das colectividades, de uma forma absolutamente heróica.
Curvamo-nos perante esses esforçados indígenas.

Mas a dependência quase em exclusivo dos apoios e financiamentos da Câmara condenou-os à mão estendida e promoveu uma corte de fiéis admiradores, cada um à imagem do chefe, como foi visto nesta última edição do Covilhã em festa; evento copiado pelo dr pinto na cidade Brasileira de Blumenau, que veio substituir as Marchas populares.
A Covilhã em festa, assim chamada pela nomenklatura, está convertida numa espécie de Carnaval de verão em desfile Kitsch, com um tal animador Horácio em estridente berraria de vacuidades.
Ora, o apego às benesses do poder local, tem sido uma má prática e com consequências que se tem revelado nefastas, se não mesmo letais, para o movimento associativo covilhanense. Algumas associações transformaram-se num pasto para os basbaques serventuários, onde não falta o habitual chorrilho de agradecimentos aos beneméritos com uma estátua ou uma placa para a posteridade.Estes “grupos”, assim designados pela plebe, estão hoje pejados de uma procissão de figuras tristes e toscas que assumem como patrono, o Administrador do condomínio, o garrafão de vinho, a bejeca, os matraquilhos, e um emissário político, que tão habilmente vai conduzindo o rebanho para o pensamento vigente: chá com biscoitos, cherovias & Covilhã em Festa. Maibom.

Assim vai o movimento associativo pelo condomínio.

Covilhã em festa & afins

Não estamos desatentos ao entusiasmo dos covilhanenses, porque eles são capazes e merecem, pena que não sejam mais vezes.
É por isso justo fazer justiça, agradecer ao movimento associativo por tudo o que apresentou, apesar dos parcos euros disponibilizados pelos nossos impostos.
Agradecer àqueles que foram capazes de demonstrar ao presidente que o evento seria melhor no pelourinho, é para isso que a Covilhã tem um centro cívico, procurando repor o erro de sistematicamente criar um novo centro. Um homem nunca foi capaz de criar a cidade. O espírito e a tendência colectiva perdurarão sempre.
Por fim, lamentar que nestas coisas não se resista ao oportunismo da circunstância.
Uma voz-off não resistia ao delírio do “emperatore”, gritando aos deuses e aos quatro cantos, a afirmação do deus menor desta cidade. O povo se canta e ri alegremente, a si o deve e é bom que isso se saiba;”Ainda dizem que não fazemos nada?” Ai têm o povo na rua graças a quem? Digam lá. É por estas e por outras que os eventos não são genuínos nem colhem o total empenho da Covilhã.
Era dispensada a triste figura da tal voz, que envergonhou quem estava e muito mais quem mandou dizer tais insultos ao povo que apenas quer o melhor da sua cidade.

domingo, 28 de junho de 2009

O senhor engenheiro veio a Belmonte


O primeiro-ministro veio a Belmonte inaugurar o canal de regadio do bloco Covilhã/Fundão, quando o que seria normal era a cerimonia realizar-se num dos dois condominios bafejados pela aguinha de rega.


O que levará o senhor Engenheiro, a evitar o dr Pinto/dr Frexes como o diabo da cruz?

sábado, 27 de junho de 2009

Delirios e congeminações com o patrocinio do dr Anibal

Depois das eruditas reflexões sobre D. Afonso Henriques (primeiro rei tuga), o sô presidente Aníbal discorreu acerca da transparência no negócio entre a PT e o Moniz. Estranha preocupação, esta, do dr Anibal com a independência dos media. Provavelmente, já se esqueceu, que quando foi primeiro-ministro entregou as televisões privadas à igreja e à tropa fandanga do seu partido. Esta disparatada intervenção do PR, não só lhe ficou bem, como deu ânimo às insinuações torpes e dizeres extemporâneos da Manela, estimável líder do Partido da Roubalheira, que já vislumbrava uma estouvada conspiração do sô engenheiro para exterminar a TVI.

O delírio não têm limites.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Lambedelas

Se o estimado leitor ainda lê os pasquins do condomínio, há-de reparar que, o beato NC mais o seu apêndice urbi e ainda o jurássico JF, transformaram-se despudoradamente em jornais de campanha do partido do dr Pinto. O encómio é de tal forma descarado, e de tão aborrecida previsibilidade, que chega a tornar-se enjoativa a figura proeminente do sô Administrador em tanta lide inaugurativa.
Alguém quer fazer passar os indigenas por parvos, fazendo-nos crer, que não existe mais mundo pra além do inefável dr pinto. Uma lástima, este jornalismo serviçal com missas cantadas por encomenda, mais uns tristes ou trastes cronistas com vestes de prelados; espécie de apaniguados que parecem conviver bem com o frete e a idiotia.
Nunca mais acaba este ranço do respeitinho medroso e da pose mijona, ante as luminárias do poder autárquico. No fundo, tudo isto, acaba por representar na sua essência, mais uma emanação da mão estendida ao serviço do condominio municipal.
Vá lá saber-se porquê!
Com tanta Pandemia pintista e tamanha derrama de vírus porcinos, não há Tamiflu que nos alivie. Puta de vida, (deus me perdoe).

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Uma Universidade, uma região.

A recente tomada de posse do Magnifico Reitor da UBI e equipa reitoral, representa mais do que uma mudança tranquila. Representa uma expectativa de responsabilidade e comprometimento com a região.
Quando releio o trabalho do Grupo da Cova da Beira, nos anos 70, diga-se o ultimo grupo que de forma séria pensou a região e do qual o Dr.Duarte Simões, merecidamente representou, o ensino superior na região constituía um eixo estratégico, enquanto instrumento de valorização dos recursos humanos e naturais desta região.
O Reitor Santos Silva de alguma maneira representava pelas suas ligações históricas, uma geração muito ligada a esse estudo e consequente compromisso, como que o ultimo dos moicanos dessa tribo. E a falta que fazem tribos destas!
Contudo, apesar do trabalho mostrado, ficou aquém do excelente, por ter falhado esse compromisso de partida: a região.
A culpa nunca morreu solteira, nem morrerá. E neste caso é justo que não morra solteira.
A região, carece de liderança ou lideranças capazes de evitar estados sufocantes, atrofiantes da livre iniciativa e desempenhos á altura da modernidade das sociedades.
È nesta medida que a expectativa, de uma nova geração de lideres na UBI, coloca a fasquia num nível muito elevado. Trata-se da absoluta necessidade de salvar uma região. O desespero de quem não fugiu ao azar de lhe ter tocado o pior da política local, mesquinhos, intriguistas, oportunistas, incapazes de gerar consensos, crentes no pior de Maquiavel, “dividir para reinar”.
Por isso, felicitando-o pelos sinais de modernidade e atenção pela região, entende-se que não basta apresentar-se desengravatado, espera-se a muito curto prazo encontrá-lo de mangas arregaçadas. Esteja atento à “estratégia de Lisboa”, às normas da ENQA, à EUA. Porém nunca esqueça que a região espera muito da instituição, que queremos, dirija brilhantemente.
E se Santos Silva, bem ou mal, tinha o capital de representação de um excelente exemplo de pensamento e reflexão da região. A si pode caber-lhe a responsabilidade de ir fundo e liderar um novo tempo, que não esquece as raízes do pensamento e reformular, ajustar, actualizar as gentes, dentro e fora da universidade.
Como alguém dizia: o pessimista queixa-se, o optimista espera, o realista ajusta as velas.

Não se queixe desta gente toda, não creia que os políticos serão melhores, seja realista e boa viagem para todos.

A Goldra está às moscas

No dia da inauguração do parque Goldra, comentámos aqui, que tinham sido descuradas as acessibilidades funcionais para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Isto é, tratava-se d’um parque multifuncional, mas não estava acessível para toda a gente, pois não dispunha de rampas, ou espaços reservados para pessoas que utilizassem cadeiras de rodas ou carrinhos de bebé.
Assim continua.

Passados alguns meses, após a sua pomposa festa inaugurativa com palhaços e acrobatas, o parque Goldra, é hoje, um lugar inóspito, com uma exposição solar que eleva a temperatura acima dos 30 graus durante grande parte do dia.
A ausência de estratégia para aquele espaço, faz com que continue praticamente às moscas, sendo já considerado um autêntico fracasso em termos de utilização.
Como diria o dr pinto em relação ao governo do senhor engenheiro, isto é uma Administração centrada na “macrocefalia, nas grandes obras e nos elefantes brancos”.
Pois é. Tem aqui um belo exemplo da falta de planeamento e desperdício dos dinheiros públicos, num condomínio que continua a olhar pró boneco.
É de bradar aos céus.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Portugal - wiki

Encontrámos por acaso esta entrada sobre a tuga pátria na plataforma wiki(peida). Ora clique aqui pra ler a pérola: http://uncyclopedia.wikia.com/wiki/Portugal

Tranquilidade ?!

Foto: Noticias da Covilhã

D’entre alguns vocábulos como “investigação e qualidade”, retivemos também da oratória do novo Magnifico, o desejo de ter como consultores os ex reitores, e ainda a expressão: “Esta é uma mudança tranquila”. Nós diríamos mesmo, que o momento, aproxima-se de uma quase tranquilidade zen, meditação em que, qualquer indivíduo, razoavelmente atento, capta e interpreta com extrema rapidez os mais débeis fenómenos do passado recente, não permanecendo apegado a eles sem necessidade.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Eu vou. E tu?

(clique para aumentar)
(Este cartaz sendo uma sátira poderá vir a ser distribuido em formato papel)

Elas andem aí

Três meses depois dos condóminos andarem a levar com o Sol e a chuva na mona, eis que os abrigos das paragens da Covibus estão de volta. É já a seguir; tenham mais um bocadito de paciência, diz o embrionário vereador Esgalhamos.
Um fartote.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Outras rubricas

O vereador Barretes, notável contabilista da Administração, disse, sem se rir, que vai incluir e criar diversas rubricas para serem apresentadas ao QREN até 30 de Junho. D'entre elas, destacam-se mais um rol d'obras de fachada e de improvável utilidade para os condóminos:
Pavilhão multiusos da Covilhã, novo mercado municipal, o elevador do jardim público, o elevador da ponte da Goldra, o funicular de São João e o parque florestal.

Estamos perante mais um devaneio dissipador do erário indígena na cidade 5 estrelas, pensada e feita à medida de um déspota iluminado perto de si. Viva a festa.

À espera de apoios

Depois da grande vitoria eleitoral do psd no concelho, empolgada pelo dr Abreu, verdadeiro oráculo do pintismo estrutural, os presidentes de junta do condominio, vieram este fim de semana, manifestar o seu enternecido e servil apoio à recandidatura do admirável líder.
o dr pinto
, por sua vez, sem vaidade nem delírio de poder, não ligou peva ao apelo sentido dos amestrados & afectuosos apparatchiks; diz que prefere avaliar as manifestações de apoio da sociedade civil, reservando para mais tarde [10 de Julho] a decisão sobre a recandidatura a mais um mandato autárquico. Ou seja, o sô presidente, que não é exactamente um rosto de futuro, vai dedicar-se nos próximos tempos, mais à pose do que propriamente às ideias que nunca teve. Está certo.

sábado, 20 de junho de 2009

Congratulações e desavenças na reunião do condominio

A falta de outros assuntos de interesse na reunião de condomínio, levou os clérigos socialistas: o humilde servidor Pereira mais o apóstolo Nascimento, a apresentarem um voto de congratulação pelo trabalho efectuado por Santos Silva na UBI e votos de bom trabalho para o novo reitor João Queiroz. Foi um momento singular, de levar qualquer condómino às lágrimas.
Mas o atrevimento foi de pronto ripostado pelo licencioso vereador, o Mullah Roças, que bradou, logo ali, no assomo de intelligentsia que o caracteriza, o direito à indignação.
Ora, a coisa não havia de ficar só por aqui, pois o lider supremo, o ayatola dr pinto, que não admite ingerências na teocracia do condominio, entra em histeria apoplética, e cita sem demora, o alcorão de Marco de Canaveses, atirando com as congratulações às malvas. Um fartote.

Allah Aqba

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Quedas

Enquanto a nova equipa reitoral toma hoje posse na UBI, uma série de demissões em bloco, fizeram cair ontem à noite numa Assembleia Geral Extraordinária, a direcção da Associação Académica da Beira Interior, presidida por João Rey.
A festa segue dentro de momentos.

High tech II

Apesar do festim inaugurativo com o segundo edifício high tech (Parkurbis), algumas empresas, dois anos depois da assinatura do contrato, acabaram por desistir. Asseguram que o sucesso foi muito baixo e um investimento sem retorno. porque pensaram que o Parkurbis teria uma estrutura para ajudar, mas isso não aconteceu.


Comentário de um leitor:
"Jovem Tecelão, no entanto outras empresas do high tech Parkurbis, depois de dois três anos aumentaram os seus investimento, aumentaram o número de pessoas envolvidas nos projectos, dão estágio aos alunos das escolas da região, avançaram com sucesso para a internacionalização, integraram redes de parcerias com empresas existentes no Parkurbis e fora dele aumentando o seu leque de ofertas e de possibilidades de negócio, têm contacto com projectos de apoio ao investimento, à internacionalização, à investigação e avançam com candidaturas, criam riqueza na região, pagam as suas obrigações a tempo e horas, não têm que "dobrar a espinha" para serem apoiadas, nem mesmo perante o poder local e nem dele fazendo parte, estando até bem longe disso. Como o conseguiram? Graças ao apoio que encontraram.As empresas que como nós, avançam para estruturas high tech tipo Parkurbis, não podem esperar apenas e só "mar de rosas", encontramos pelo caminho muita "laranja amarga", que nos causa embaraços e por vezes uma indigestão que conduzem à desistência, são coisas normais na vida das empresas, não devendo os empresários ser avessos à mudança, mola muitas vezes impulsionadora do sucesso.Nós estamos todos "nisto" pelo dinheiro esse é o verdadeiro reconhecimento, quando a nossa actividade deixar de ser rentável, temos que lamber as feridas e avançar para outra, não vale a pena chorar e apontar culpas a outros quando todos conhecemos as regras do jogo (mercado).Há que reconhecer que sem o Parkurbis, quer as empresas que falham assim como as que têm êxito, não teriam possibilidade de experimentar ou teriam maiores dificuldade na colocação no mercado das suas ideias."

(Anónimo)

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Rotunda

Em Dezembro de 2008, dissemos aqui, que faria todo o sentido, que alguns autarcas não vissem nas rotundas uma solução paisagística, sem sequer se aperceberem que elas são, sobretudo, uma solução rodoviária.Também alertámos, que na Covilhã havia uma utilização abusiva das rotundas no ordenamento do trânsito. Por outro lado, constatámos, que de uma forma geral, elas facilitam o fluxo rodoviário, quando comparadas com o cruzamento da foto, onde os condutores passam o tempo à espera de Godot.
Parece que a administração do condomínio, depois de várias reclamações vai alterar o figurino.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ainda os resultados eleitorais

Retomamos os resultados das eleições do passado dia 7 de Junho para fazermos uma breve referência a um laivo quixotesco neste cómico comunicado do PSD Covilhã, que lá se vai mantendo artificialmente ligado à máquina.

Depois de tão estouvado regozijo ganhador, que apelidaram de crescimento significativo, a vaga comissão concelhia, é merecedora de que a Manela lhe faça justiça pelo enorme sacrifício de andar a fingir que o PSD Covilhã existe.
Aqui fica, mais uma vez, o quadro de resultados do concelho, que contrariam a tendência nacional, e lhes pode atenuar a psicose:

(clique para aumentar)

(Re)viver o quê no Pelourinho?

"A falta de pudor é aquilo que mais me incomoda nesta iniciativa. A morte do Pelourinho há muito que foi anunciada.
Apoiou-se a abertura de Centros Comerciais em número suficiente para que o comércio tradicional não sobrevivesse (do Feira Nova ao Serra Shopping e há mais na cartola), deslocaram-se equipamentos para a periferia (veja-se a biblioteca, o Centro de Saúde ou a PSP), procedeu-se à demolição sem critério das habitações antigas, através da SRU (veja-se Santa Maria, por exemplo), criou-se uma praça central onde o automóvel tem prioridade (no estacionamento, nas rotundas,…) e um espaço árido onde o peão passa mas não para. Os cafés converteram-se em bancos e o teatro manteve-se só ao nível das condições básicas de sobrevivência.

A falta de decoro desta iniciativa enoja pela irresponsabilidade de todos os que contribuíram para a morte do Pelourinho. Vêm agora falar em reviver! É lata a mais celebrar o defunto."
Comentário da Ana

Fase embrionária

Feuerbach nunca conheceu o dr pinto, talvez por isso, tenha afirmado que deus é uma projecção da essência do homem. Mas não é sobre isso, ou sobre as células estaminais, que vamos falar hoje.

Hoje viemos aqui para lembrar os caros leitores, que o imaculado dr Pinto é o único Administrador de condominio PSD, que ainda não apresentou oficialmente a sua recandidatura ao cargo. Por que será?
Há quem diga que o HOMEM quer safar-se o mais rápido possível desta deliciosa balbúrdia em que meteu o condomínio de pacotilha, e que será uma questão de tempo; tanto assim, que até já implementou as rapidinhas, (reuniões com 7 minutinhos de duração mínima garantida). Ah pois!
O problema é que já não basta o virtuoso palavrório da Divindade, nem os efeitos decorativos domésticos para convencerem os gentios a votarem em quem lhes estraga a vidinha. O PS que o diga.

Dizem que a próxima luminária vai ser o vereador Esgalhado, prestes a sair da fase embrionária; e que embora pouco escorreito na verve, já balbuceia frases do género:
«quando for grande quero ser como o dr Pinto». Bom, mas isto são os dislates da plebe, mais a sua insidiosa mesquinhez basbaque a vir ao de cima.
A ver vamos.

terça-feira, 16 de junho de 2009

(Re)viver o passado no condominio

(Re)viver o pelourinho é mais uma arenga fabulosa da Administração pra gáudio dos basbaques. São momentos como este, que nos dão a conhecer o verdadeiro significado de democracia participativa no condomínio. Trata-se d’um evento extraordinário, promovido pelos coveiros do centro da cidade e do comércio tradicional.
Nem a propósito; recordamos hoje, uma inolvidável (re)vivência festiva no Pelourinho, faz precisamente um ano:

Continuamos a rir com alguma dificuldade.

Desabafo do Belmiro

"O interior é parolo porque os autarcas são parolos e a maior parte está feita com empreiteiros, que também são uns parolos - ao que se acrescenta o facto de serem rudes e mal-formados. A verdade é esta. Mais depressa fazem uma chanfanada e distribuem vinho tinto ao som de Quim Barreiros e demais brejeirices do que apoiam e defendem projectos que poderiam contribuir para melhorar o nível cultural das suas populações. Essas coisas de "doutores" não dão votos. Mas uma chanfanada dá.
E dar dinheiro aos clubes de futebol também, porque o que interessa é ver uns jovenzinhos de cabelo à pimba, com gel e madeixas, à cata de umas bimbas nas festas do verão. Agora ensinar-lhes a escrever e elevar o seu grau cultural, está quieto. Isto é tudo para "botar cimento".
E agora que vão tomar conta das escolas vai ser pior ainda. Eu sei estas coisas porque vivo no interior, mas já estou arrependido de ter vindo para aqui. As pessoas são brutas e brutas querem ficar. Por isso votam nos que são como eles. Escrevo isto porque enquanto não levarem com umas boas verdades nas trombas (como costumam dizer) não aprendem. No fundo gostam de ser tratados como tratam os seus animais de estimação: à sapatada."

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Obras na favela

Depois de 8 anos de falhanço completo na requalificação do centro historico, a Administração apresenta um projecto de cara lavada e "respeito pelo passado", numa rua, onde as casas continuam a cair aos bocados (favela de Santa Maria):

sábado, 13 de junho de 2009

sexta-feira, 12 de junho de 2009

"É só esperar"

Em mais um costumeiro encómio do JF, à administração do condomínio covilhanense, o dr pinto assegura com a habitual lábia enganadora, sem se rir, que até final do mandato muitas obras serão inauguradas, havendo decisões de grande importância para o futuro económico e social da Covilhã. É só esperar. Pois é.

Dão-se alvíssaras, aos condóminos que encontrem algumas das obras prometidas pelo dr pinto na campanha eleitoral anterior:

Periférica à Covilhã
Barragem Penhas II,
Requalificação do "centro histórico"

ALEA - fábrica de aviões
Estação intermodal
Microsoft no PIT
Jardim botânico (parque Alexandre Aibeo)
Centro de artes ou (Teatro cine)

É só esperar...

quinta-feira, 11 de junho de 2009

A nova equipa


Depois d'um compasso de espera e uma transferência de vulto para o Estrela da Amadora, a nova equipa apresenta-se para a nova época.

Com João Queiroz, reitor eleito da UBI, que toma posse no próximo dia 19 de Junho,, vão estar três vice-reitores e três pró-reitores. Ana Paula Duarte, Paulo Almeida e Victor Cavaleiro, todos professores catedráticos da UBI ocupam os lugares de vice-reitores. Isabel Neto, Tiago Sequeira e Amélia Augusto assumem os cargos de pró-reitores.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Coerências do 10 de Junho

O prof Cavaco Silva vai depositar uma coroa de flores, junto à estátua do capitão de Abril. O mesmo Cavaco, que há 20 anos quando era primeiro-ministro, recusou conceder a Salgueiro Maia uma pensão por "serviços excepcionais ou relevantes prestados ao país".
Contudo, concedeu a dois inspectores da PIDE, António Bernardo e Óscar Cardoso, a pensão que negou ao capitão de Abril.
Coerências d'um presidente.

terça-feira, 9 de junho de 2009

A rapidinha


Sete minutos, foi o tempo que durou a última reunião do condomínio covilhanense; após a hora marcada os trabalhos estavam concluídos, deixando o pontual vereador Nascimento, qual Pepe rápido, a olhar pró boneco. Uma paródia.
O humilde servidor, o deputado candidato vítor, já descobriu a razão da rapidinha e acrescentou: a única coisa que pode justificar a postura do dr pinto é a existência d’um putativo estudo de opinião que lhe é desfavorável e lhe está a tirar o sono e por isso evita o debate porque o debate provoca-lhe erosão, numa imagem já por si desgastada. Dixit.
Ora toma.

Os que fazem acontecer

Divulgamos hoje, o panegirico ao dr pinto, no Expresso, jornal centralista da capital em 30 de Maio:

imagem sacada do mafia da cova

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O PSD Covilhã existe?

A cavalgada laranja pela tuga pátria, teve o seu revés precisamente no condomínio da Covilhã, onde praticamente, o PSD não existe. O PS (33,95%) com uma perda significativa de votos, consegue ainda assim, ficar à frente do PSD( 22,52%) do dr pinto, figura grada da administração laranja do condominio, mas que obeve um resultado muito aquém do conseguido pelo seu partido a nível nacional.
Haverá, por certo, uma leitura politica a fazer destas derrotas do PS e do PSD no concelho.
Faça-a você mesmo caro leitor.

Quadro retirado do gremio

sábado, 6 de junho de 2009

Futuridades

Era suposto falar hoje sobre a alteração do código genético dos fungos, mas não me apetece.
Prefiro escrever acerca dos tecnocratas da futuridade; aqueles que chegaram à conclusão, e bem, de que a riqueza do condomínio covilhanense já não se baseia nas glórias passadas; na posse de uma cultura ancestral da lã e dos teares, à qual ninguém conseguiu dar continuidade, enquanto o fenómeno da globalização a foi agonizando aos poucos, e conduzindo para uma crescente fragilização da sua base económica e social. Certamente, porque os desafios serão outros; falta uma ampla e profunda revolução urbano/tecnológica para reverter o nosso destino de cidade pobre e marginal no contexto regional. Alguns especialistas, tutelares dos desígnios paroquiais no condomínio, dirão em jeito de arenga e fastio apologético, que o trilho do sucesso passa por um novo paradigma do conhecimento, competências qb e empreendedorismo, que traduzido à letra, deve significar, ou ter qualquer relação com os enfeites citadinos, mais as maravilhas mil d’uma putativa sociedade digital com chá & biscoitos.
Não se estranha, pois, que a Administração ande entretida há dez anos com o Silicon Valley do Tortosendo, onde tem instalado o seu condomínio high tech (Parkurbis), com meia dúzia de postos de trabalho e de utilidade improvável. Pura esterilidade. Espécie de vaidade para mostrar aos amigos, família & afins. O gentio já ficou enfastiado por tão elevado quanto repetitivo tributo tecnológico, e outras abundantes promessas regeneradoras do tecido empresarial covilhaneinse; como se tal capricho fizesse parte integrante d’uma estratégia de desenvolvimento para a sobrevivência do condominio. Tudo engenhosamente sublime, decadente, mas glorificante. Afinal, qualidades costumeiras de certa forma de exercício do poder, temperadas nas delicias da tinta sempre servil dos pasquins paroquiais.
deus nos valha.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Telhados de vidro

A moralista manela, que tanto tem apregoado o cumprimento fiscal do senhor engenheiro & afins, afinal, também ela, quando deixou de ser deputada do PP não entregou a respectiva Declaração de Rendimentos.
Um fartote para ver no Jornal da noite numa TVI perto de si.

Protesto

Condóminos em acção de protesto e solidários com o dr Pinto, por causa dos arraiais de cabos eléctricos da EDP e afins, que atravessam o espaço aéreo do condomínio covilhanense.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Outros tempos

f

Os números não enganam

Lemos no JF alguns dados do INE ,que apontam a sub região BEIRA Interior Sul (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão) acima da média nacional no índice global de desenvolvimento regional. A única da faixa interior do país.
Enquanto a sub região da Cova da Beira (Covilhã, Fundão e Belmonte) a que está mais bem posicionada em termos de Competitividade, mas apenas na Beira Interior. Aparecendo em 21.º lugar em 30 sub-regiões nacionais.

Bom, os números não enganam. É caso para perguntar: o que andaram a fazer o dr Frexes, mais o dr Pinto & quejandos, durante estes anos, para manterem os respectivos condomínios na cauda da tuga pátria?
Isto apenas veio confirmar a nossa suspeita, do fantasioso desiderato em torno de modelos de desenvolvimento assentes em campanhas cósmicas com estrelas qb. Mas é com estas e com outras, que eles continuam a fecundar o gentio prestimoso e servil.
O resultado está à vista.
Aos condóminos, resta-lhes o sentimento nobre e a esperança de que o condominio, embevecido, contemple a sua própria ruína.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dança com santos

O carpinteira também quis associar-se à iniciativa "Com a banda da Covilhã até os santos dançam." De maneira que fomos ao baú dos santos de altar, e encontrámos alguns querubins, que disponibilizamos para o festim:

(Que nos perdoem pois, os provedores da deontologia blogosférica, mais os puristas da propriedade intelectual, mas estas imagens jazem no nosso arquivo há bué. Não fazemos a mais pequena ideia da sua origem. As nossas desculpas pela omissão da fonte)

terça-feira, 2 de junho de 2009

Coisas do Bloco

A demissão de Ana Monteiro da Assembleia Municipal da Covilhã, é a prova de que o caciquismo partidário, também contaminou o imaculado Bloco de Esquerda. Os bloquistas, a poucos meses do sufrágio, estão sem candidato e correm o risco de se tornarem num mero resíduo do condomínio.

Do uso das imagens

A propósito do uso ou abuso das imagens neste blogue, um leitor atento, qual iconoclasta, manifesta aqui a sua indignação:

"Não se tratou de dar alfinetada em ninguém. O abuso da propriedade intelectual é algo de muito sério, quer se trate da Carpinteira, Banda, Turistrela ou outros. A internet está a dar uma noção às pessoas de que tudo o que lá existe é free e de que pode ser utilizado sem limites, caso sejam impostos limites é considerado censura. O assalto à propriedade intelectual e o seu desvirtuamento, transforma muitas vezes a credibilidade dos textos (posts) e imagens em meros exercícios de usurpação, independentemente da veracidade das palavras que contenha ou da mensagem que se quer transmitir.O reino da cópia e da colagem está instalado, não há limite à batota, tudo serve para progredir e para nos evidenciarmos, mesmo que se tenha de passar pela vergonha de usar algo que não é nosso sem a devida autorização. Na minha aldeia isso de usar algo que não é nosso sem a devida autorização, tem um nome que é apenas e só de LADRÃO."

Incubar

Já uma vez aqui referimos, que sempre nos fez alguma confusão o vocábulo Incubadora, quando dirigido a outro fim, que não fosse o de criar condições naturais para o desenvolvimento de um embrião até este partir o ovo, ou então como portador de um agente patológico cujos efeitos ainda não se tenham manifestado. Sendo na sua designação mais corrente, um aparelho que permite criar os recém-nascidos prematuros em condições de temperatura, humidade e oxigenação convenientes. (definição comum a qualquer dicionário cientifico que se preze).
A verdade é que a Incubadora anda por aí nas bocas do mundo e traz associado um léxico, cujo valor semântico parece afastado irremediavelmente da matriz. Se não, como é possível falar-se em áreas de incubação no condomínio high tech (Parkurbis) de mais de cinco mil metros quadrados e, já com candidatos dispostos a incubar. Bom, não vamos desenvolver mais o tema porque carecemos de substância para o fecundar.Uma coisa é certa, muita gente, por ingenuidade ou convicção, julga que a Incubadora do século XXI é uma coisa mais ou menos assim:

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Calimerices

Têm sido férteis os queixumes do fauno autárquico ao longo da legislatura. O dr pinto tem recorrido ao costumeiro lamento de calimero, não pelo exercício saudável do direito da queixa como forma de participação política, mas antes, pela necessidade absoluta de exercer a coerção à liberdade dos indivíduos, bem ao estilo de: quem se mete com a Administração leva.
Vem isto a propósito do julgamento de cinco elementos do PCP, acusados de difamarem a gestão social democrata no município covilhanense.
O processo remonta à alienação de 49 por cento do capital social da empresa municipal “
águas da Covilhã”, tendo o PCP contestado, utilizando para o efeito cartazes onde usou a palavra “negociata” para criticar a decisão do executivo.
Ora, não é novidade para ninguém que o dr pinto sempre conviveu mal com o contraditório e com a sátira; de tal forma, passou a utilizar a queixa como instrumento de defesa da honra ofendida: uma infeliz instrumentalização demagógica de quem não tem arcaboiço para aceitar a luta politica como regra democrática. Os tiques dos “queixinhas” transformaram-se numa espécie de mania, com o fito exclusivo de instalar um clima de medo, através do exercício do poder autoritário e arrogante sobre os indígenas.

Da UBI para o Estrela da Amadora

O Reitor da UBI em "exercício" diz a toda a imprensa que tem vários convites regionais, nacionais e até internacionais. Bom, não é bem assim. Existe algum exagero por parte do Reitor em "exercício". Estou em condições de adiantar que o único convite que chegou ao "convento" foi oriundo da Reboleira, mais propriamente do Estrela da Amadora. Sabendo que este milagreiro da finanças iria deixar a UBI (embora contrariado), os associados do Estrela da Amadora, em assembleia geral extraordinária, votaram por unanimidade um convite para o Reitor em "exercício" ocupar a presidência do Estrela da Amadora. Como sabemos o Estrela da Amadora pode encerrar as portas hoje, dado o não pagamento aos jogadores, não pagamento de impostos, não pagamento a fornecedores, etc... Segundo sei, o Reitor da UBI em "exercício" aceitou o convite, porque não precisa de ir ás urnas. Assim a "eleição" está ganha. Na Amadora a euforia é total. Todos têm esperança que numa tarde a situação financeira do Estrela da Amadora esteja resolvida, e o clube consiga cumprir os pressupostos financeiros necessários para se inscrever na Liga Sagres no próximo ano. Lázaro Oliveira (treinador), Luis Vidigal (capitão) e Varela (estrela da equipa) estão muito satisfeitos, porque o milagreiro das finanças já prometeu pagar a totalidade de salários hoje às 18h34m.
E prometeu mais:
1) arranjar ele mesmo a porta do gabinete do treinador Lázaro Oliveira;
2) ele mesmo irá pintar o muro do topo norte do estádio José Gomes;
3) ele mesmo irá trocar uma lâmpada que pifou há dois anos no corredor que dá acesso ao relvado. Que bom. Finalmente a UBI e o Estrela da Amadora vão entrar no bom caminho.

(Anónimo)