quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

... e o que fazem os turistas na Covilhã no fim d' ano?


Já não é novidade para ninguém que a neve proporciona as costumeiras visitas massificadas da parolagem tuga à serra, com os hoteis a transbordar e as estradas fechadas. O que já não se compreende muito bem é (caso não neve) o que vieram fazer os indigenas que enchem os hotéis da Covilhã, quando a cidade não tem nada para lhes oferecer. Ou seja; novidades novidades, só no continente.
Os amanuenses que ainda há pouco criticavam a ausencia de promoção turistica na região, que até os levou a criar uma agência, não foram sequer capazes de proporcionar aos seus visitantes um único evento de fim de ano, a maior celebração de rua no mundo, num local turistico de "excelência".

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Vou ali deixar a carga

Ao longo deste tempo de bloga carpinteiral, tenho abordado apenas os temas que me interessam, acreditando que do outro lado está sempre uma alma que lê o que escrevo. Há, no entanto, características, que marcam este espaço por onde deixo escorrer o teclado, que me levam a nunca ceder à auto-indulgência de alimentar estados de alma ou dar guarida aos que gostam de fazer o papel de cão que ladra na berma de estrada.
O timing da minha participação no blogue, muitas vezes, foi/é suscitado pelo aparecimento de notícias sobre o condominio em geral, ou por outras questões de natureza secular como a sétima arte, a literatura e afins. Por vezes, dou por mim a escrever banalidades e a despejar sacos de irrelevâncias como é o caso desta prosa sem preocupações de estilo. Sendo certo que a criatividade e a partilha aumentaram na bloga do condomínio em 2009, onde cada um pode mostrar o que fez e com isso dar a conhecer-se aos outros. Lembro a este propósito, d'entre outros, o cantaro zangado, voz autorizada em matéria montanhosa, o manufacturas, pluritemático e de prosa escorreita ou o gremio da estrela que teve um apagão nos últimos tempos, mas sempre assertivo na critica à administração do condomínio. O mafia da cova é. quanto a mim, a grande desilusão da bloga da cidade neve, pois ficou reduzido à publicação de fragmentos de informação, reproduzindo anúncios, convertendo-se aos poucos num mero cartaz publicitário. Enfim, e muitos outros que agora não me chegam à lembrança.

Isto tudo, para dizer que termino a minha participação neste blogue durante o ano de 2009, regresso provavelmente no inicio de Janeiro, até lá podem encontrar-me em terras de Sua Majestade.
Um bom ano de 2010

Desta vez ainda não caiu

Com a tuga pátria sob aviso laranja devido à previsão de vento e chuva forte, destacamos hoje pela positiva, este muro no parque (de)goldra, que desaba quase sempre quando a auguinha chega com abundância; coisa que ainda não aconteceu desta vez. Até ver.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Levem antes o Mantorras

Depois de mais de 3o jogos no Liverpool, apenas conseguiu marcar 4 golos. No Atlético de Madrid nem um golo marcou. É fantástica, mas trágica, esta tendência do sportingue pra pontas de lança que não gostam nem sabem marcar golos. E os golos, como alguém disse: são o orgasmo do futebol, mas tal como o orgasmo, eles são cada vez menos frequentes nos jogos da equipa de Alvalade. Levem o Mantorras.

Memórias da cidade fábrica: o abandono

É espantoso, este súbito despertar preocupado dos amanuenses para a memória colectiva, depois de décadas de indiferença e abandono do património industrial, ou o que dele resta na Covilhã. Atente-se ao autêntico falhanço e ao alfobre de disparates, de que é exemplo o parque habitacional tão fragmentado quão degradado no indigente “centro histórico”, falho em sucessivos planos de reabilitação. Mas eles falam como se não existissem políticas de (des)ordenação urbana, que mandaram, e ainda hoje, mandam às urtigas a recuperação de edificios industriais obsoletos como os que são visíveis no condomínio covilhaneinse. Desde Lopes Teixeira, passando por Alvaro Ramos, até à vigência do pintismo, nunca foi realizado nenhum estudo sistemático dos monumentos e artefactos, resultantes do declínio da indústria têxtil, nem qualquer inventário e divulgação do património industrial. Ao longo destes anos, as respectivas administrações do condomínio, mostraram-se incapazes de delinear estratégias para a cidade e tiveram no casuismo a única forma de acção, através da dispersão construtiva e subalternização do espaço público, que tornaram a Covilhã (cidade de montanha), disforme e agressiva. Não faltam exemplos de espaços com identidade própria, evocativos de percursos simbólicos na história da cidade fábrica, transformados em locais incaracterísticos. Ou seja, a administração foi edificando a cidade, sem rumo, contaminada por jardins de pedra numa rede de infra-estruturas demasiado mecânicas para conter referências históricas da Covilhã.
O resultado está bem à vista nesta peça.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Declarações

Diz o dr Frexes ao jornal, o interior, que a grande cidade do interior será Fundão-Covilhã juntas, só não sabe como se chamará.
Nos apostávamos numa designação escatológica do género Cova Funda, nome ideal para enterrar os dois condominios.
Mas a declaração mais curiosa do dr frexes foi achar que a Comurbeiras da qual faz parte, nem sequer é uma opção, é uma ficção e não tem sentido nenhum. Não me diga ó dr Frexes?! Não havia necessidade e o dr pinto não tinha que ouvir estas coisas. Lamentável.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Quem anda a brincar com a "istrada" ?

Pouco tempo antes do festim eleitoral, o profícuo presidente da junta do Ferro em esforço conjunto com a câmara da Covilhã, anunciaram com pompa, a construção da istrada (com ciclovia e tudo) a que se alude na foto, e que já devem às populações do Ferro e Peraboa há cerca de 20 anos. Sabe-se agora, que os trabalhos na Istrada vão parar por tempo indeterminado, até se encontrar cobertura financeira (talvez no QREN ) para a conclusão da obra. É fantástica esta programação da administração do condominio. Alguém continua a brincar com a paciencia daquela gente. Nós por cá, continuamos a rir com alguma dificuldade

sábado, 26 de dezembro de 2009

Mentes iluminadas

Podem perecer mas não são.
Dizem alguns habitantes da aldeia, indignados, que só as “mentes perversas” podem ver pénis na iluminação natalícia da Capinha.
Mas então, se aquilo não são pénis iluminados são o quê?
Ovnis?

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A fogueira

Diz a bibliografia sobre o assunto que o Madeiro é uma tradição aldeã com fogueiras acesas no centro da aldeia, ou no adro da igreja na véspera de Natal. O Madeiro nunca foi uma festa urbana. Mais curiosa ainda, é esta partilha entre a banda da Covilhã e a paróquia da N.ª Sr.ª da Conceição, que até vai ter o tradicional beijo do Menino e a procissão, ambos, contra indicados em altura de gripe A. Ora, a festança da fogueira tem origem nos cultos pagãos, na celebração do solstício de Inverno, que a Igreja tentou cristianizar ao fixar o dia do nascimento do Jesus, com o fito de impor o seu dominio. O espanto é, então, ainda maior e só pode tratar-se duma reminiscência inquisitorial católica.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Prendas para quem as merece


Ou me dão o dinheiro que me devem ou meto o estado em tribunal!

Foi neste tom de aviso, exaltado, que o dr pinto ameaçou o Estado por causa dos atrasos no pagamento de obras que tiveram apoio comunitário. É claro que por esta altura o Estado já deve estar a tremer de medo. Mas o dr pinto tem razão. Dêem uma prenda ao Homem !

Não sei de nada

O líder da bancada do PSD na assembleia municipal, parabenizou o vereador socialista (ex humilde servidor da res publicae) pela sua nomeação para coordenador da delegação da Covilhã da autoridade para as condições de trabalho (ACT) . Mas o vereador Vítor diz que não sabe de nada. Foi mais um momento ZEN no condomínio.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A arte de construir inutilidades

A estória do aeroporto internacional de Beja é de partir o coco a rir. Uma infraestrutura feita a pensar nas companhias aéreas low-cost, mas nenhuma declarou estar interessada em voar para o condominio do Baixo Alentejo.
É extraordinária esta atracção tuga para a fantasia. Mas a idiotice chaparra, nem sequer é original e bem podia acrescentar-se à colecção de inanidades que se foram avolumando por aqui, durante a vigência do pintismo estrutural, que também tinha pensado numa arenga parecida, ali prós lados do Tarlamonte. Era mais uma pulsão inventiva dessa subtileza ambulante: o sô administrador do condomínio. Qualquer dia, ainda o vemos a reclamar os apoios estratégicos do Estado para passar a Red Bull Air Race para o condomínio covilhaneinse.

Se nevar não saia de casa

É certo que a queda de neve é cada vez menos habitual na Covilhã, mas o que aconteceu ontem nos principais acessos ao centro da cidade, entre as 21 e as 23 e 30, não tem qualquer justificação, com dezenas de automobilistas bloqueados na rua Marquês D’ávila e Bolama e rua Ruy Faleiro.
Desconheço o funcionamento da protecção civil no condomínio, mas sei que não houve sinal das criaturas naquele período da noite. Sendo certo que grande parte destes organismos, funcionam segundo a lógica: existem inundações porque chove, há fogos florestais porque há calor, e as estradas ficam bloqueadas porque há neve.
Foi o que aconteceu ontem á noite.

domingo, 20 de dezembro de 2009

O dr pinto faz recolha de assinaturas para convocar congresso do PSD

O inefável dr pinto anunciou que está em curso há uma semana, em vários concelhos, uma recolha de assinaturas para convocar um congresso extraordinário do PSD nas primeiras semanas de 2010.
Ou seja: a sucata do PPD/PSD começa a vir ao de cima com as costumeiras figuras pardacentas como Santana Lopes, o dr pinto e quejandos.
Eu se fosse militante deste partido preocupava-me ao ver emergir estes figurões "messianicos", que reflectem bem o retrato da qualidade/comicidade dos recursos humanos que tem actualmente o PSD. Mas pior do que isso, é um sintoma bem claro de que o PSD poderá estar mesmo à beira da extinção. É uma questão de teimpo.

Curiosa também, é esta azáfama do dr pinto. Estará definitivamente de partida ou de chegada?

(O desejado)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Para que serve mais uma agência de turismo?

A administração do condomínio resolveu criar uma Agencia de turismo com dois postos: um na zona de entrada sul, outro no centro da cidade covilhaneinse.
Dizem que a nova estrutura vai romper com a situação de inércia em que caiu a promoção turística da Serra da Estrela e da região, devido à falta de política regional para o sector, mas também à actuação da estrutura Turismo Serra da Estrela com empregos vários e custos diversos para o sector e para os municípios.

É mais uma guerra intestina, com duplicação de recursos, promovida pelos mesmos do costume. Ódios de estimação pagos pelos basbaques contribuintes.

Há precisamente um ano

Publicámos este post em 18 de Dezembro de 2008 com o titulo: Da minha janela prá cova.

O condomínio estava com um buraco de 119 milhões de euros, mais três milhões em atraso para o pagamento a fornecedores. Ninharias.
Passado um ano, tudo está tão diferente.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

É uma boa escolha

Lucilio Baptista vai ser o arbitro do Benfica/Porto. Nada a opor.

Publicidades

Dizem-me que o anúncio do Pingo Doce lidera recordação publicitária em Outubro. Coisa que não me aquece nem me arrefece, mas sobre a qual me apetece escrever, porque nunca acreditei que o movimento gerado em torno deste anuncio publicitário no facebook, resultasse da indignação espontânea dos seus clientes. Creio mesmo que, a putativa indignação era nitidamente suspeita, e só podia estar associada a uma certa concorrência ressentida com ligações directas ao meio publicitário.
Estranho que não haja por aí ninguém contra essa galeria de horrores publicitários, que são os anúncios do meo com os gato fedorento; espécie de vacas sagradas do humor tuga, mas comediantes gastos e sem graça com spots execráveis, aos quais adicionam uma mistura de graçolas pífias, gags falhados e repetidos até à náusea.

Nos casameintos de S.Tiago é que era

O governo do senhor engenheiro aprovou hoje a proposta de lei que permitirá o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nós esperamos que a administração do condominio covilhaneinse possa incluir no próximo ano por altura do estio, a iniciativa: os/as noivos de S. Tiago Gay. Era inovador e bonito.

Tremores II

A deputada Sofia tem mais mamas do que decote, e é um regalo prá vista lá no espaço monacal da Assembleia. Não há por isso grande necessidade de exigir rasgo inteligível, ou marca intelectual relevante à rechonchuda deputada. Basta- lhe um leve tremor no tronco para que os seus colegas de bancada, imbuídos do espírito de sacrifício pátrio, apanhem um torcicolo com uma facilidade do catano.

Tremores


... E o condomínio covilhaneinse poderá um dia ser afectado por um sismo de grande magnitude?
Segundo os estudiosos, a falha da Vilariça (ver mapa) que se estende de Trás os Montes à Serra da Estrela, faz parte das estruturas activadas que têm provocado sismicidade significativa. Em 19 de Março de 1858 ocorreu um sismo com origem nesta falha que destruiu a vila de Moncorvo e várias aldeias em redor.

MAPA DE RISCO SISMICO

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Estou-me a passar

Compras felizes

Com ou sem espirito de Natal, ninguém fica indiferente ao ornamento festivo no pelourinho com as luzinhas em tom de verde, que suponho servirem para atrair os condóminos ao comércio tradicional. Acontece que quando as luzes se acendem as lojas estão praticamente a fechar e o único cromo visível a partir da 19 horas é o iluminado Pêro da Covilhã.
A morte do Pelourinho há muito que foi anunciada e mete dó com aquela espécie de comércio, ou o que resta dele; sem originalidade nem mostra de talento, que tem vivido ao longo dos últimos anos uma laboriosa via crucis. Mas o momento, presta-se a mais uma campanha da Administração com aquele notável dom, que lhe permite multiplicar as cores natalícias em longas e aparentemente sensatas efabulações sobre o destino trágico do comércio tradicional na Covilhã. Trata-se, pois, de mais uma tentativa luminosa de colorir um centro da cidade, que anda há muito a preto e branco e infinitamente desertificado.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mais planos pró futuro

Se ainda não fez o seu plano poupança robalo, convença a sua cara-metade, face oculta, ou como lhe queira chamar e invista neste produto, que lhe oferece as maiores garantias no futuro. É claro que o estimado leitor, também podia apostar na petinga no janquinzinho ou no chicharro, mas não era a mesma coisa. Pode crer.
O robalo, ao contrário destes três, marfa tudo o que encontra: caranguejos, minhocas, camarões, moluscos e ainda tem uma carne delicada, leve e com poucas espinhas. Maibom

Prepare o seu bonezinho d’orelhas vem aí o arrefecimento regional

Quem esteve atento aos telejornais dos últimos dias, deparou-se com um assunto insólito, revelador de uma idiotice sistémica e reconfortante das televisões tugas: Na cidade da Guarda, pasme-se, fazia frio de madrugada e até havia alguns locais com geada. Mas a coisa pode tornar-se ainda mais grave na noite de terça para quarta, devido a mais um fenómeno estranho e curioso na região serrana, a que se dá o nome de Neve: precipitação formada pela condensação do vapor de água atmosférico a temperaturas por volta dos 0º C, em que as minúsculas partículas de gelo se agregam em flocos brancos, que provocam um frio do catano.
Prevê-se na Quarta (16) que a pátria acorde de branco, assim como, a continuação destes fenómenos atmosféricos extremos, podendo até vir a chover lá para Quinta ou Sexta. Pois atão.

Habemus confrades

Outros orçamentos

Existem 25 autarquias que promovem o recurso aos orçamentos participativos, permitindo que sejam os cidadãos a gerir uma parte do orçamento municipal.
Ou seja, os cidadãos podem/devem votar nos projectos que considerem prioritários na página da sua autarquia na Internet.
Era uma forma do indigena gerir em conjunto as fantasias acumuladas pela administração ao longo dos anos. Quem sabe, assim, se pudessem evitar os elefantes brancos no condominio, como o Parque (De)goldra (às moscas) ou a inútil ponte da Carpinteira: duas obras do regime por conta do erário basbaque e com improvável utilidade. Quer dizer que não basta a eleição do executivo, é preciso exigir também referendos locais sobre as grandes linhas de orientação da politica municipal, nomeadamente sobre a realização de obras sumptuárias que alterem a paisagem urbana ou alienem o património municipal.

Qual foi a dúvida?

Começo a ter pena destes pobres que se deslocam ao estádio pra verem tanta miséria e sentirem tanta tristeza... Pró ano cá os temos no complexo desportivo, para jogarem contra o outro sporting, o da Covilha na liga Vitalis.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Santos prémios

Embora este seja mais um assunto de interesse nulo para a basbacagem, dei por mim a pensar, o que teria feito de relevante o prelado Manuel Clemente, para granjear os 60 mil euros do Prémio Pessoa 2009. Um Prémio que é atribuído a uma personalidade que tivesse sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país. Ora Fernando Pessoa/Bispo são duas noções que do ponto de vista conceptual não me parece que se conjuguem lá muito bem, por muitas voltas que queiramos dar à treta. Mas prontos, dizem que o homem é uma referencia ética, seja lá o que for que isso signifique.
Amen.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Dos almoços de natal e outras músicas

A administração fez mais uma vez jus à sua vocação gerontológica, e lá vem o repetitivo mega almoço natalício em 19 de Dezembro. Nada nos move, obviamente, contra a terceira idade. Constatamos é que esta câmara não tem uma politica para a juventude, sendo a sua visão da cultura, meramente instrumental e sem qualquer significado.
Não é estranho por isso, que a festa tenha os costumeiros artistas da pimbalhada para conferir um toque de classe à coisa.
Foi a pensar nisso que resolvemos deixar aqui mais uma opção para futuros eventos; um artista com aptidões musicais em estado puro que fará as delicias de qualquer comensal:


Dia mundial da Montanha

No dia mundial da Montanha, transcrevemos o post do cantaro zangado,voz autorizada na matéria:

"É um bom dia para pensar se queremos continuar a artificializar a serra, a enchê-la de entulho e de alcatrão, a "modernizá-la", a "requalificá-la", a urbanizá-la.

É um bom dia para pensar se realmente queremos torná-la semelhante a outro sítio qualquer, com ruas e estradas como as de outro sítio qualquer, com sinais como os de outro sítio qualquer, com desordenamento como o que é normal noutro sítio qualquer...

É um bom dia para pensar se queremos continuar a desenvolver na serra um ambiente semelhante ao das nossas cidades, com ruído, poluição, lixo, centros comerciais, congestionamentos de tráfego, iluminação nocturna de néon ofuscante, e tudo isso.

É um bom dia para pensar, enfim, se queremos continuar a transformar a serra num sítio que valha tanto a pena visitar como outro sítio qualquer. "

Idolatrices

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Planos pró futuro

A Administração do condomínio aprovou o plano e orçamento de 106 milhões de euros que é como quem diz; mais um ano de regabofe 5 estrelas em metal sonante, numa câmara que está endividada até ao tutano. É mais um orçamento para encobrir o manto diáfano da fantasia que nos governa e para os que ainda acreditam em evangelistas d'ocasião.
A boa nova surgiu num bem encenado número de ventríloquo, na voz do amanuense fiadeiro, ersatz do eclipsado dr pinto. Quanto á basbacagem, esses, estão convertidos definitivamente à visão do pintismo estruturante; basta-lhes seguir cegamente, quem lhes proporciona a ilusão de poder transformar o condominio numa espécie de Musica no Coração. O PS diz que a coisa tem smell a propaganda, no entanto absteve-se. É o costume.
Parece que já estamos a ver o filme dos anos anteriores, com a trupe opositiva a ser remetida para o pífio papel do coro das tragédias gregas.

Toma lá um pirete! Ou será um minarete?

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

To be or not to be



(clique para ampliar)

Poderes de compra

Tendo por base os dados estatisticos do INE, o JF diz que Castelo Branco é o município da Beira Interior onde os habitantes têm maior poder de compra (96,12 por cento da média nacional).
Já "O interior" alinha o município da Guarda como o que apresenta melhor índice de poder de compra per capita em toda a região (91,7); o que é extraordinário, tendo em conta que os dados foram recolhidos na mesma fonte, sendo que 96,12 é maior do que 91,7. Digo eu.

Em terceiro lugar do ranking regional, aparece a Covilhã com (84,14) a uma distância já considerável e que tem vindo a acentuar-se em relação aos dois condominios Norte/Sul.

Por que será?

Quem é o palhaço quem é ?!

Nós já tinhamos avisado

Há um novo estudo sobre alterações climáticas que alerta para a subida do mar, sendo inevitável que, parte de Portugal irá desaparecer ate ao fim do século. Não é nada de novo. Nós já tinhamos avisado há cerca de um ano, que a continua subida da auguinha, por efeito do aquecimento global de natureza antropogénica, iria levar muitos basbaques do litoral a treinos intensivos com exercícios anfíbios para adaptação às novas guelras. Apresentámos, inclusivé, o cenário mais provável através deste mapa:

Sendo que. neste período de aquecimento global efectivo, após o desaparecimento por submersão de todo o litoral português e também allgarvio, o destino preferido de férias dos indigenas tugas, transita para a costa do condominio da Covilhã, com praias de areia rugosa, é certo, mas com uma forte componente de iodo.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Similes tretas e afins


Não tenho por hábito imiscuir-me em questões epistemológicas, pois ainda estou à procura do nexo de causalidade entre o aquecimento global e a acção humana. Mas existe por aí uma trupe negacionista e outra criacionista que já falam em fraudes e conspirações acerca do aquecimento do planeta. Consta-se até, que a ciência está asfixiada por interesses políticos e sociais, que acabam depois por resultar neste tipo de mobilizações como a de Copenhaga, onde o movimento ECO, parece agora preencher o vazio religioso deixado pelo cristianismo nas ultimas décadas.
Não tardará muito e aparecerá alguém a assegurar que existe um processo científico, face ao conhecimento, adquirido directamente através do Divino Espírito Santo. Enfim.
Bom, seja lá como for, o sô engenheiro Sócrates deve estar metido nisto.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Qual regiâo?

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) veio proclamar na voz do admirável Ruas, um novo referendo sobre a regionalização. Ou seja, os amanuenses do PPD PSD mudaram de opinião. É mais um sintoma de provicianismo apoucado de quem vai perder em breve o pastoreio, mas se prepara para dar incio a outro.
A treta firma-se sempre na costumeira premissa: menos centralismo e mais autonomia para cada região decidir o seu futuro. Pois pois. Qual região? A região centro submetida à macrocefalia coimbrã sob a tutela d’um poder intermédio assente nos tecnocratas da CCRC?
Até prova em contrário, continuo a pensar que o putativo mapa pacificador das 5 regiões não vai mudar nada. Absolutamente nada. Pelo contrário, vai acentuar o fenómeno da litoralização, e a mesma politica, historicamente propiciadora da concentração de serviços nas “capitais de distrito“.
E o condomínio covilhaneinse não tem opinião sobre o assunto?

sábado, 5 de dezembro de 2009

Escorregar no esqui é fixe

Já aqui tinhamos dito que o senhor do gás mais quentinho, decidiu avançar para a criação da Federação de Desportos de Neve de Portugal também na Covilhã.
Mas o que ainda não se sabia era que, a fiscalização às contas da Federação de Desportos de Inverno de Portugal revelaram a existência de 122 500 euros por liquidar relativos a um empréstimo para a aquisição da nova sede, enquanto os restantes 82 000 euros referem-se a valores por regularizar com fornecedores, entre os quais hotéis, restaurantes, agências de viagens, telefones e serviços em oficinas de automóveis.
Ou seja: mais de 200 mil euros que andam por aí a pastar. É neve a mais.

Censurare humanum est

Acabo de ler no NC um texto encomiástico d’uma senhora com nome de patto com dois aristocráticos “tt”, que fazem, quanto a mim, toda a diferença. A escriba, costumeira cronista deste pasquim, debitava amenas narrativas numa prosa torpe para improváveis leitores, até ao dia em que um pároco lhe abençoou o texto com as devidas mutilações censórias. Ámen. Recomposta das mazelas infligidas pelo censor(es) de serviço, a senhora Patto, veio agora, sem se rir, escrever umas arengas desculpabilizantes do atrevimento pidesco; pouco dignificantes, é certo, e de nula relevância para o caso. O que importa, isso sim, é saber o que continha afinal o escrito pecaminoso da senhora patto:
Tratar-se-ia d’uma tese conspirativa contra Bento XVI ?
Seria o texto promotor do casamento gay ou atentatório da moral basbaque? Teria, porventura, expressões injuriosas contra a fé católica? Não. Nada d’isto.
Tratava-se apenas de um panegírico dirigido ao maestro cherovia (com o devido respeito). É isso mesmo, caro leitor, um elogio da senhora patto ao então candidato à junta da Conceição. Foi quanto bastou para que o pasquim NC se borrasse de medo e aplicasse sem dó, alguns cortes no texto da respeitável senhora. Insólito, ou talvez não, mas a verdade é que continua a existir um medo cimentado no inconsciente cultural dos tugas em moldes tão estruturais que o tornam, ainda hoje, um "fenómeno colectivo", como refere e bem a senhora patto no seu artigo de opinião. No meio do dislate, não deixa de ser triste, assistir à lenta dissolução deste simulacro de informação do condomínio, entregue a um raminho de paroquianos, vítimas da própria pusilanimidade. De quem ou do que teria medo o NC?
É claro que o deslize censório do pasquim NC, faz parte d’uma táctica milenar, essa, de tentar apagar os incómodos e acabar de vez com a patologia da opinião. Mas também incorpora a cartilha oficial do respeitinho pelas hierarquias e a ordem estabelecidas no condominio. Ao assumir uma lógica mercantil, o NC vê-se obrigado a tratar com desdém e a censurar qualquer argumento que mexa com a influência ideológica e interesses instalados na paróquia. É só isso e não vale a pena dar mais voltas ao texto. Uma miséria. E não há como escapar-lhe.
Amen.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Era para ser mas já não é

Qual recuperação de imóvel degradado qual quê!
O novo Mercado do condomínio vai ser construído de raiz no Campo das Festas.
Esta é a decisão definitiva do sô Administrador, o dr pinto mais a respectiva trupe administrativa. Mainada. O amanuense Luís fiadeiro, até garante que a construção de um novo edifício é uma solução económicamente mais viável do que a recuperação dum imóvel degradado. É capaz sim senhor. Mas um breve exercicio de memória lembra-nos que, em Maio, o dr pinto assegurou que ia por em discussão pública o novo Mercado Municipal. Chegou mesmo a adiantar
que o edifício estava em negociação, mas ainda era preciso sentir - dizia ele - que a cidade e os condóminos o aprovassem. Atão não era. Tudo feito sem manhas nem chico espertices, porque estas coisas do negócio devem ser tratadas em silêncio e no manto diáfano da transparência. Ora tomai lá mais uma fantasia e tromba calada. Maibom kó quei !

Guilhotinices

Não é novidade pra ninguém e para que fique claro para alguns basbaques, o PS e o PSD são iguais, eles são o bloco central dos negócios e dos interesses. Mas o afã comentarista inspirado no filosofo da Marmeleira, já atinge as raias do desespero na tentativa vã de incriminar o sô engenheiro.

O ódio desta tralha, cega e ensurdece, oscila entre a pulhice e a vacuidade com o agravo de alimentar as tretas de certos cabrões; apostados em relativismos morais para perpetuarem julgamentos de carácter baseados nos “se” e no “ é capaz de ser verdade”.
Só que num país de opereta o povo tem mandado às urtigas os santos inquisidores e pides de recente memória. O resultado desta ultima sondagem sic parece esclarecedor.Ou seja, o caso das escutas não afectou a imagem do PS nem beneficiou a tralha cavaquista do BPN.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Eficiência energética para quê?

Se o caro leitor estava a pensar adquirir um veiculo eléctrico na Covilhã, fique a saber que o local mais próximo para o poder abastecer, será na "pérfida capital de distrito" ou na Guarda. Isto porque, o Conselho de Ministros aprovou hoje a criação da rede de abastecimento de carros eléctricos em Portugal, e d’entre as câmaras municipais das 25 cidades que vão integrar a rede nacional não consta a CMC. Ou seja, a Administração do condomínio mandou às malvas a eficiência energética e redução de CO2 e nem parece muito interessada em apostar em fontes renováveis.
Por que será?

Enxertos

A foto deste edificio algures no centro da capital tuga, mostra um tipo reconstrutivo, que mais parece baseado numa especie de arquitectura “sustentável” como dizem por aqui.

Lembra alguns enxertos realizados na malha histórica do condomínio, onde foi adoptado um ecletismo que combina diversos estilos, que naturalmente desconheço, por ignorância. Mas que, no fundo, mostram a diversidade de tipologias construtivas covilhaneinses, a exibirem uma linguagem que está longe de dignificar o que resta da cidade, enquanto vestígio e testemunho genuino do centro histórico da Covilhã (lá iremos num próximo post). De resto, a administração continua a navegar à bolina quanto ao modo e ao género de reconstrução a adoptar para preservar os edifícios existentes, ou o pouco que deles resta, enquanto incorpora no tecido urbano autênticos pastiches como este da assembleia municipal.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

"ZONA" que não sofre alteração

Depois de tanto basbaque andar por aí a pronunciar juízos definitivos sobre matéria linguística, nós reiteramos que, a palavra ZONA, mesmo com o acordo ortográfico vai continuar a escrever-se com “Z”

O call do nosso contentamento

O conceito clássico do proletariado pode já não fazer sentido, sendo certo que, as dinâmicas económicas/sociais de hoje, estão longe do trabalho braçal dos anos 50/60. Tudo bem. Mas os novos proletários continuam por aí no rol de desempregados, e numa nova geração de licenciados a recibos verdes. Atente-se no caso da Covilhã; são resmas deles reféns do call center, a viverem de telefone e micro ao ouvido, horas a fio, com contratos precários que raramente ultrapassam os 600 euros por mês. Jovens licenciados premiados pelas competências adquiridas nos novos produtos e serviços 5 estrelas, que vendem e apoiam nas teleperformances do condomínio. Muitos dirão: antes isso do que ir parar a caixas de supermercados e balcões de lojas nos shoppings. Certo, também não queremos contribuir para o desânimo estéril, mas dizer que estes empregos estão no domínio das novas tecnologias, são estáveis e altamente especializados, como defende a directora do call center do condomínio, revela, no mínimo, um grande atrevimento e dá que pensar.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A Lua é o limite

Desprezado pela administração do condomínio na sua manifesta ignorância/incompreensão para apoiar a arte de fazer musica, boa música; até porque não foi por acaso que o coro misto da Beira Interior, adquiriu, ao longo deste tempo, uma dimensão internacional, sendo o seu valor reconhecido entre os pares.
Seria, pois, de elementar justiça, o reconhecimento do talento e da grandeza do gesto de criar sons e tons que fazem desta arte uma ciência. Mas a administração optou pela via da perseguição e do objecto do ódio. Algo que nos transcende e que vai para além da compreensão basbaque. Cipriano, o maestro, nunca desistiu, e em 20 anos de existência, rumou contra o entorpecimento geral e até se propôs ir à Lua para fazer um concerto. A NASA já respondeu que de momento não é possível.