quinta-feira, 5 de julho de 2007

Outra vez os amendoins ?

Nota da confraria do amendoim


É bem verdade que o debate politico cria idiossincrasias pouco edificantes, e a verve sem freio desliza bastas vezes em impropérios para a discussão pública. É verdade, mas não é isso que nos traz aqui hoje, nem será nunca nosso propósito, discorrer acerca de prosas glorificadores de tão distintos egos municipalis.
Já o tinhamos dito antes, e continuamos a repeti-lo; como elementos da confraria do amendoim, não nos parece adequado, o tratamento que as partes em confronto na Câmara municipal da Covilhã, tem dado a esta substância, rica em vitaminas, carbo-hidratos, sais minerais e erecções fortuitas sem contra-indicações. Consideramos mesmo abusivo que, por-dá-cá-aquela-palha, toma lá um amendoim.
De maneira que, começa a ser enjoativa a recorrência prosaica a este alimento de aparente insignificância, mas de alto teor calórico. Não nos obriguem vir aqui defender a honra dos confrades, qual cão de Pavlov, de cada vez que um putativo escriba municipal investe contra a dignidade do amendoim.

A confraria recomenda alguma prudência, e repudia todas as tentativas que visam transformar o amendoim em metáfora de gosto duvidoso, ou reduzido á condição retórica de uma qualquer investigação da IGAT.
Já é tempo de se meterem com o tremoço, o pistacho, ou o caju.

Haja decoro senhores. Haja decoro.

Sem comentários: