quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A luminária

- Cada vez gosto mais do meu Barretes. Vejam lá que agora já não se limita a meras formalidades destinadas a celebrar a autoridade do chefe. Não senhor, o meu Barretes agora é uma verdadeira luminária que faz da ética a sua casa, e da coragem o seu caminho. Em vez de usar a inteligência, ele é capaz de pegar num desses frutos da RUDE e enfiá-los na boca ou noutro sítio qualquer desses pacóvios, só para os impedir de dizerem tanta bacorada contra mim.

- Não é barretes?
- É sim sô Administrador! Ui! Ui! Eu também gosto muito do sô Administrador.

Pois é, nunca vi tanta subtileza ambulante como no meu Barretes; bastou dar-lhe um lamiré, e lá foi ele botar umas bordoadas em jeito de resposta no Expresso, contra os energúmenos, que andam para aí acusar-me de irregularidades no meu condomínio. EU sei que ele tem um tom kitsch na escrita e uma imagem RUDE, quiçá até freudiana, meio trágica meio cómica, mas o certo é que ilumina, e ao mesmo tempo consegue abafar o alarme social com aquele “ êxtase de chorrilhos linguísticos e adjectivais”.
Mas prontos, quando alguém se apresenta como útil, como é o caso do meu Barretes, presta-se imediatamente a passar por idiota, o que diga-se de passagem, é uma injustiça.
Como EU me sinto grato pela existência deste verdadeiro colosso rústico! Quem me dera que o vereador Esgálhamos também assim fosse. Mas não, o gajo quando lhe dou algumas abébias, quase me deita o fogo ao pelourinho. Um irresponsável é o que é.
O meu Barretes não; naquele jeito imbatível que ele tem para chover no molhado e esconder o vazio com a paródia, arranja sempre maneira de desancar nesses ineptos jornalecos e blogueros, que não sentem de perto o povo ranhoso, e que andam por aí a coçar os túbaros de tédio.
É ou não é Barretes?
- Ui! Atão não é sô Administrador!

5 comentários:

G* disse...

Brilhante*

Anónimo disse...

Gostava de ter sido eu a escrever isto.
ESPECTACULAR!!!

Anónimo disse...

lufada de ar fresco!! depois de ter passado ai por um blog, onde o cheiro era nojento, de tanta porcaria, ler este texto deixa-me mais descançado: é possivel criticar, fazer ironia humoristica sem ser porco.
Parabéns.

carpinteira disse...

Aviso à navegação:

Devido à natureza homofóbica de algumas mensagens, que tem chegado até nós. A administração deste blogue, decidiu, em nome da decência, não publicar alguns comentários.
Para nós não vale tudo.
Até já.

Anónimo disse...

Quer dizer que há algum vereador homosexual?