sábado, 8 de agosto de 2009

Ainda os blogues

Muito haveria para dizer acerca da blogosfera da Covilhã, da sua breve história, ou do anonimato e afins, mas não temos tempo.

Uma coisa parece hoje certa, o papel dos blogues como o carpinteira, Gremio ou o cantaro zangado, para não citar outros, desenvolve-se precisamente neste ambiente d’uma cidade de província, onde existe um culto quase messiânico do líder, em que cada vez há mais gente a engrossar a fileira da ignorância e do atavismo, a par d’uns quantos acólitos; treinados bem na lógica dos ensinamentos do Chefe, ajudados por outros tantos bufos, que perseguem, impiedosamente, todos os que ousem levantar a voz contra o status quo. Esta é a cidade que temos, revelando que a Covilhã não possui uma cultura pública democrática e que o próprio poder tem, afinal, medo da liberdade.
Como diria o outro: já nos deveríamos ter habituado.
Temos, assim, uma espécie de ideologia instalada, que incita à idiotia, à credulidade e à perseguição, ornamentada por uma trupe que domina o expediente a seu bel-prazer, mas que se borra de medo de perder o acesso à teta garantida pelo poder amiguista.
Os blogues são, neste contexto, cada vez mais um incómodo para Administração do condomínio, alimentada por uma nomenklatura, que pelos vistos, só a morte natural os afastará da tentação constante de pastorearem os indígenas.
É este case study que nos interessa, e que tentamos interpretar num exercício critico reflexivo, mas que por vezes deixamos nas entrelinhas, nos espaços vazios, à prova da inteligência dos leitores, sem paternalismo ou superioridade moral, para que descortinem esse sentido obscuro das coisas.
A assinatura dos posts é completamente irrelevante.

10 comentários:

Anónimo disse...

Nota-se que estás com um problema de incapacidade para explicar a tua cobardia no anonimato. Não ponhas mais na conversa.A cobardia é neste blog exangue e está no sangue.
As melhoras.

Anónimo disse...

A deduzir que, de tão esquecida que está a Covilhã, se instalou por aqui um poder autónomo do poder central, fascista e faschiante (totalitário como é moda dizer e não soa tão repugnante)onde só faltam as milícias dos camisas pretas a espancar os incautos, a queimar livros para além de ostracizar todos os que estão fora da norma. Será que estarei a exagerar?
Não querendo dizer com as minhas palavras que me satisfaz mas, não encontro na Covilhã e na sua sociedade, nada de diferente do resto do Portugal seja ele profundo ou superficial. Se olharmos para o nosso governo maioritariamente eleito, encontramos os mesmos trejeitos, se olharmos para os partidos políticos idem, empresas idem, escolas e universidades idem, instituições, clubes desportivos, culturais recreativos e até muitas famílias idem aspas aspas. Mesmo este blog não se reserva ele antes de publicar:
"A moderação de comentários foi activada. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue."
É isto sinónimo de quê?
Com facilidade que se apanham laivos de autoritarismo.
Basta muitas vezes tocar-nos a posição de domínio e escolha. Podemos dizer que é um problema cultural. Quando é apenas a possibilidade de finalmente estar por cima e da vista maravilhosa que se alcança, a qual devia ser reveladora da nossa pequenez.

carpinteira disse...

Anónimo das 13.16,

É interessante a sua reflexão, mas essa posição que nos imputa de “domínio e escolha para aprovação de comentários, é insignificante, quando comparada com o exercicio de poder autoritário, que pode condicionar o futuro das pessoas, de uma cidade ou de um país.

Saudações.

Anónimo disse...

Que eu imputo?

Quem condiciona de ser algo tão comum, pensa sempre que o que faz é insignificante.

Saudações e viva a "liberdade", lá o que esta última significa.

Anónimo disse...

É preciso ter muita lata e falta de chá para vir dizer que quem pensa diferente e para quem esta com o progresso é ignorante! Voces não têm memória?! Vejam o era a Covilhã antes do pinto e agora!
Aqui no condominio ainda ninguem foi despedido e perseguido por contar uma anedota do chefe!

Anónimo disse...

Se voces acham que as pesoas são perseguidos...digam os nomes,denunciem situações.por uma vez na vida sejam objectivose não criem factos. Não venham é com a retorica discipiente do anonimo das 13:16

Anónimo disse...

mai nada!

tecelao disse...

ó anonimo das 17.32,
Cá para mim tu querias dizer despiciente.
Digo eu.

Anónimo disse...

gostava de perceber mais claramente o que se pretende com a observação ao Cantaro Zangado.

Quanto ao Condominio trabalhem la e eles que saibam que a cor é outra

Anónimo disse...

realmente o c.zangado só fala de passarinhos e de pedras...
é isso um blog interessante?