terça-feira, 6 de outubro de 2009

O caixote do centro histórico

Os pasquins alinhados dizem que a Assembleia Municipal da Covilhã ganhou uma nova casa. O dr pinto acrescenta que “nunca ninguém fez mais pelo Centro Histórico que esta Câmara". Está à vista, na foto, o mais recente enxerto da administração do condomínio na zona antiga da cidade.

O cine centro, transformado em mais uma prova de inteligência oxigenada da clássica beleza do caixote, que deve deliciar os arautos do planeamento urbano da Covilhã. É mais uma nódoa na reconstrução do centro histórico, que continua a ser gerido à bolina e de forma medíocre, através de empresas municipais inúteis, e outras tretas com nome de SRU.
No fim, não há-de sobrar pedra sobre pedra e acabará por se revelar a verdadeira dimensão da tragédia.

Esta obra da AM, a ponte sobre carpinteira, mais os negócios com a aguinha são a prova, de que não basta eleger executivos camarários, é preciso exigir referendos locais sobre as grandes linhas de orientação da politica municipal, (...) nomeadamente sobre a realização de obras sumptuárias que alterem a paisagem urbana ou a alienação de património municipal, e venham a condicionar o futuro do condomínio pobre e sem recursos...

15 comentários:

Anónimo disse...

Estava melhor fechado e sem utilidade...que blog mais conservador!!!

Anónimo disse...

É caso para dizer:
Acorda Tecelão.
Desperta um pouco esse teu sentido estético. Por vezes convém sair do novelo e despertar para a vida.

Saudações e não leves a mal.

tecelao disse...

Anónimo,
Quem me dera acordar sem ter que levar com esta aberração encaixotada, e pensar que, afinal, tudo não tinha passado de um pesadelo; um pesadelo em cimento armado, em mais uma obra do regime onde o olhar ficou desarticulado com a perspectiva.
Quem me dera despertar desta espécie de estilhaçamento, que inaugurou o pós-modernismo serôdio no condomínio: a arte de parir caixotes no centro histórico.

Saudações também para ti e não me leves a mal.

DALIA disse...

E UMA VERGONHA,DESCARATERIZARAM TODA A NOSSA CIDADE COM PRÉDIOS HORRIVEIS ONDE A MISTURA DE CORES E MODELOS CHOCA O OLHAR,FIZERAM A PONTE QUE NEM COMENTÁRIOS MERECE PELA ARQUITETURA,DÃO NOME DE ESPAÇOS VERDES A JARDINS EM BETÃO ONDE PÕEM VASOS COM ÁRVORES.E AO MESMO TEMPO JA COMEÇAM A FAZER O MESMO PELO RESTO DO CONCELHO.QUEREMOS MODERNIDADE MAS PENSADA E ESTUDADA COM PESO CONTA E MEDIDA.

Anónimo disse...

oh anonimo das 23.32 alguem precisa de sentido estetico, para ver que aquele mono é um verdadeiro HORROR!

Anónimo disse...

Alguem sabe se o pinxo já pagou o edificio aos proprietarios?

MANEL disse...

Quanto ao sentido estético até pode haver discussão, cada um terá o seu.
Agora é evidente a descontextualização da obra naquele local.
Revela falta de respeito pela recuperação urbana. Não sei que tecnicos tão exigentes com as obras particulares aceitam tal atentado em plena zona historica.
Será como em muitos outros casos uma pretensa vontade de fazer historia e colocar pinto como um grande autor do urbanismo 5 estrelas?

Anónimo disse...

é mais um mamaracho que deve entrar na lista do humilde servidor para implodir

RP disse...

Mais um "Mono" para esta cidade... E já são tantos...

Até achei boa a ideia de usar aquele edifício para a assembleia municipal, pois estava já sem ser usado e assim era mais um serviço que se mantinha no centro da cidade, no entanto o arranjo arquitectónico que foi feito deixa muito a desejar.

Engraçado é ler aquele folheto de campanha que a câmara municipal enviou a poucos dias das eleições para casa (ups, não deveria ser o psd a enviar folhetos de campanha??). Leiam o que lá diz sobre as obras no edifício, passem por lá e tirem as suas conclusões!

OPortuguês disse...

Coitados, quem vos tira o PortuguesSuave de Raul Lino tira-vos a alma, eu só acho que a altura poderia ser um pouco menos elevada de resto acho muito bom e minimal.
Quanto a zona só a veio valorizar face aos caixotes do largo da ramalha, as recuperações tipo"Tertulia" ou a casa abaixo do Chungalo´s vulgo buffalu´s.Aconcelho-vos pois a não por os pes em Salamanca ou Barcelona(por estarem mais perto sito estas duas)

teresa disse...

portugues,
o problema do edificio é precisamente a volumetria, que faz dele um caixote.
O resto de que falas,estou de acordo

Anónimo disse...

Alguém se lembra como era anteriormente?
Sr. Tecelão coloque aí uma foto se faz favor e compararemos.
Não estou a pedir muito?

tecelao disse...

anonimo,
voce nunca pede muito, mas confunde tudo. Neste caso,o anterior edificio,se isso o deixa descansado, tambem era um mamamaracho.
Mas explique-me, como se eu fosse um tecelao: o que tem isso a ver com o actual caixote branco?

Anónimo disse...

Ainda era capaz de lhe tentar explicar como se o senhor fosse uma criança de 4 anos, no entanto não o vou fazer, isto porque a sua resposta é indicadora de que o que escreveu no post não teve qualquer finalidade.

Anónimo das 14:35

tecelao disse...

Anónimo,
Ficou clara a sua falta de argumentos. Revelada, aliás, na sua resposta, ao considerar
que, aquilo que escrevi no post não teve qualquer finalidade. Por favor, não brinque comigo porque este assunto é sério.