quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O call do nosso contentamento

O conceito clássico do proletariado pode já não fazer sentido, sendo certo que, as dinâmicas económicas/sociais de hoje, estão longe do trabalho braçal dos anos 50/60. Tudo bem. Mas os novos proletários continuam por aí no rol de desempregados, e numa nova geração de licenciados a recibos verdes. Atente-se no caso da Covilhã; são resmas deles reféns do call center, a viverem de telefone e micro ao ouvido, horas a fio, com contratos precários que raramente ultrapassam os 600 euros por mês. Jovens licenciados premiados pelas competências adquiridas nos novos produtos e serviços 5 estrelas, que vendem e apoiam nas teleperformances do condomínio. Muitos dirão: antes isso do que ir parar a caixas de supermercados e balcões de lojas nos shoppings. Certo, também não queremos contribuir para o desânimo estéril, mas dizer que estes empregos estão no domínio das novas tecnologias, são estáveis e altamente especializados, como defende a directora do call center do condomínio, revela, no mínimo, um grande atrevimento e dá que pensar.

25 comentários:

Anónimo disse...

Por muito precarios que sejam, foi esta camara que conseguiu, ao contrario do governo PS, criar empregos na Covilha.

me disse...

onde está a entrevista da directora do callcenter

Anónimo disse...

confesso que há comentários que são autosuficientes! o do anónimo da 12:23 é o máximo!
Mas tem sempre a virtude de poder decorar o papel higienico que servirá para limpar as borradas dessa tão empenhada câmara

carpinteira disse...

me,
onde vês tu falar de entrevista neste post?

Profissional pobretanas disse...

Sem ir de encontro ao que aqui foi escrito, tenho a dizer que sou licenciado (quase mestrado) a trabalhar na minha área, efectivo, a receber o ordenado mínimo! Esse pessoal do Call trabalha cerca de 6 horas e tira mais de 600 euros!
Afinal quem está no emprego errado?!

Anónimo disse...

É aí que a administração do condomínio gosta de ver os universitários e doutores: longe da sua proximidade. Poderiam fazer-lhe sombra...
O administrador mostra a sua frustração quando no seu currículo apresenta uma pós-graduação. Aquilo é para basbaques pasmarem. Para os outros, é a confissão da frustração!

Anónimo disse...

Concordo plenamente com profissional pobretanas. Há pessoas com contratos sem termo a ganhar muito menos...

Anónimo disse...

o anónimo das 13h.06 ainda não saiu do coma em que entrou com os resultados das eleições de Outubro.
As melhoras pra este coitado.

paulo disse...

A mim pouco me importa que estes empregos sejam precários, o mais importante é que eles assegurem a sobrevivencia dos que lá trabalham e que de outro modo estariam desempregados a engrossar a despesa do estado.É assim tão dificil compreender isto...não percebo esta polémica

moreira disse...

Concordo o com que dizes paulo: não é assim tão dificil compreender isto, nem tu percebes nada desta polémica.

Anónimo disse...

este post do callcenter só é possível ser públicado num blog em auto gestão.

O pastor Lusitano disse...

Cum catano, não entendo ninguém....A camara cria empregos? onde? O Call center é uma exploração....colocam licenciados a fazer trabalhos de caca se ganham mais de 600 euros é porque recebem logo o subsidios de natal e férias tudo junto devido a um contrato semanal ou mensal....Vergonhoso chamar a isto um emprego. O Senhor que é quase mestrado e recebe o ordenado minimo? Ou se sujeitou a isso e está a ser explorado ou gosta de ser assim. Que mude de trabalho.
O outro senhor que acha bem estes empregos para não chularem o estado? Há tanta boa gente com o rendimento minimo que não faz puto e recebe...esses é que chulam o estado, e o estado devia-os era por a trabalhar ou nesses call centers da treta ou nas limpezas das ruas ou matas e aí sim...já se justificava o rendimento minimo.
Sejamos realistas....Cada categoria profissional tem o seu respectivo lugar e não é por burrices governamentais que agora temos de andar aqui a ser explorados até ao tutano e ainda se discute por isso....Haja dignidade...

Anónimo disse...

oh pastor vai tomar conta das cabras pá.
Ísto é areia demais prá tua camioneta.

O pastor Lusitano disse...

Esse anónimo que disse que era areia demais pa minha camioneta é o caro anónimo reindivicativo deste blog mas que é o frequentador mais assiuo?
É por causa destas pessoas pensarem assim que andamos como andamos.... temos pena.
E não subtimes a minha camioneta ;)

Anónimo disse...

É por causa de pastores virem falar de callcenters que esta merda está de rastos .
Não gostam de nada salvo de pastoreio.

moreira disse...

ó pastor, este grunho, mais conhecido por Abreu, não é para levar a sério.A linguagem do troll
é conhecida de gingeira. O gajo plantou-se aqui pelo carpinteira a mando do pinto e só diz baboseiras, nunca tráz nada de novo às discussões.É o papel dele Só é pena que o blog lhe de voz.

O pastor Lusitano disse...

Moreira tens toda a razão, mas deixa lá o blog dar-lhe voz....é a unica maneira de se sentir importante...
As minhas ovelhas no pastoreio já tiveram melhores comentários que os dele....mas tb não é dificil....

O pastor Lusitano disse...

Mas respondendo uma vez mais ao caro anónimo, que diz que não gosto de nada salvo pastoreio, engana-se. Gosto de uma cidade que fixe as pessoas, que incentive a criação de negocios e empregos, que tenha uma camara justa e não arranje empregos apenas para os amigos e amigos dos amigos. Que não faça obra apenas para o povo ver. eu sei que o povo gosta de circo e já Julio cesar dizia isso, mas nós não precisamos de isso. Não gosto de cunhas e gosto de igualdade..... Onde é que encontro isso? Sabes-me dizer?

Anónimo disse...

Oh pastor as condolências, continuas refodido com a sovata que levaste em Outubro.
A tua cidade de pastores e cabras seria uma maravilha.
És um tonto.
Vá lá agradece aos blogs para aqui dizeres asneiras e fazeres terapia da sovata.
A democracia também comporta ranhosos rancorosos como tu.
É tudo merda, os calls etc.
Ainda nem notaste a doença de que sofres.
As melhoras pá!
E o que eu me rio a tentares adivinhar quem sou.
Se soubesses como vos conheço de ginjeira de esquerda.
ihihihih

O CALL DAS AVENIDAS disse...

Diz o moreira ao pastor: pastor porque me chamas moreira? eu não te chamo moreira, pastor eu chamo-te carpinteira, moreira, isto é pastor, não manel é o pastor, carpinteira, isto é o moreira, tá bem pobretanas o tanas se o moreira é pastor e carpinteira porque não é pastor paulo?
ihihih

O pastor Lusitano disse...

Anónimo, és grande pá. Pela tua resposta nota-se quem está realmente lixado....

Parabéns ao blog e ao seu autor!

moreira disse...

ó pastor deste corda ó grunho do Abreu... agora atura-o. Eu bem te avisei: não há quem call este ranhoso.

Profissional pobretanas disse...

"O Senhor que é quase mestrado e recebe o ordenado mínimo? Ou se sujeitou a isso e está a ser explorado ou gosta de ser assim."
Oh pastor que raio é isto?
Sujeitei-me?! Pois me sujeitei... e é se quero trabalhar na área, porque senão vou para o call center! Gosto de ser assim como?! mestrado?! Nem gosto nem desgosto... é apenas uma qualificação académica.
Conclusão:
Se não quiser se explorado largo o que faço (que é a área onde me formei) e vou para o Call Center. Logo, o Call Center é melhor que os outros empregos. A não ser que não me sujeite a ficar a contrato... Aí então vou para o fundo de desemprego ou então digo que não estou inserido na sociedade e vou receber o rendimento de inserção.... que é paga pelo senhor e pelos outros cidadãos!

Profissional pobretanas disse...

"O Senhor que é quase mestrado e recebe o ordenado mínimo? Ou se sujeitou a isso e está a ser explorado ou gosta de ser assim."
Oh pastor que raio é isto?
Sujeitei-me?! Pois me sujeitei... e é se quero trabalhar na área, porque senão vou para o call center! Gosto de ser assim como?! mestrado?! Nem gosto nem desgosto... é apenas uma qualificação académica.
Conclusão:
Se não quiser se explorado largo o que faço (que é a área onde me formei) e vou para o Call Center. Logo, o Call Center é melhor que os outros empregos. A não ser que não me sujeite a ficar a contrato... Aí então vou para o fundo de desemprego ou então digo que não estou inserido na sociedade e vou receber o rendimento de inserção.... que é paga pelo senhor e pelos outros cidadãos!

O pastor Lusitano disse...

O profissional pobretanas explicou de uma forma clara que por causa de pessoas que pensam como o anónimo é que há por aí muitos profisionais pobretanas que ou se sujeitam ou vão para call center. Mais uma vez digo, haja dignidade.

Mas os anónimos que agora andam amparados por uns e outros e que lá de cima do orgulho cego e ostentação não são capazes de vislumbrar este enorme problema de todos.