segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Demolir porquê ?


Retomamos o tema da demolição da ponte ferroviária do Corges, construída no século XIX, que a REFER tem em lista de espera para o abate. Um escândalo com hora marcada e com a conivência da sociedade civil covilhaneinse, pejada de basbaques, que se estão nas tintas para o que resta da seu património histórico. Atavismo que não surpreende, depois de anos a fio, assistirem impávidos ao saque e delapidação da sua memória colectiva.
Adicione-se ainda, alguma imprensa regional, pactuante com a deriva e o afã destrutivo dos amanuenses camarários, mais uma oposição que tem vindo a assobiar para o lado com um melancólico encolher de ombros. Em suma: o que resta da memória histórica da Covilhã está entregue à bicharada. Mas se outros calam, falemos nós.
No meio desta tragédia, sobra a blogosfera e redes sociais para mostrar a indignação e por cobro aos dislates da REFER / CMC.
Salvemos pois a ponte ferroviária do Corges, património de todos.

20 comentários:

Anónimo disse...

Engraçado, voces defenderem a ponte, mas não apresentam nenhum argumento a não ser o da antiguidade.Quer dizer que só pelo facto de ser do seculo xix,já é
suficiente para se defender o patrimonio, a segurança não conta.
É por estas por outras que este blog fica a falar sozinho.

MANEL disse...

Epá..voces já estão a estragar o negocio a um qualquyer godinho..
Aquilo é ferralha por enquanto... mais tarde uns dolarzitos..
Epá!! não estraguem a vida do pessoal.. cada um na sua pá..
vcs escrevem nos blogs respeitem o pessoal que ganha a vida a "sacar!".. ferralha...
Seculo x1x?? Qué isso pá??
O sô pinto já cá canta desde o sec xx e ainda ele.. é que teve de ir a buscar o diploma a lisboa pá..Axas justo?? Á algum argumento pra termos este dinossauro?? É historia e pronto pá..enquanto não o desmantelarem cá vai estando...

Anónimo disse...

Aquilo deve ser pa algum pilar da casita do pinto!

De facto, é de vómitos assistir ao funeral do pouco que temos!

Anónimo disse...

eles querem lá saber da ponte e da história. Deem-lhes a seleçao e circo!!!

Anónimo disse...

Ridiculo é a Refer promover uma intervenção que vai permitir a circulação de comboios a velocidades praticadas no seculo passado.
Modernizar a linha da Beira Baixa devia ser isso mesmo...

carpinteira disse...

anonimo,
A velocidade para mim até pode ser de caracol,é-me indiferente, desde que não destruam a ponte.
Se querem fazer uma nova travessia, que a construam ao lado da que lá está.
Esta, é a questão.

Anónimo disse...

propunha que enviassem os textos e fotos da ponte para o programa NÓS POR CÁ da SIC

Unknown disse...

Meu amigo escreve muito bem, mas uma coisa é literatura e outra bem diferente é uma ponte!
Concordo que o simples facto de a ponte ser antiga (e não tanto) não é suficiente para que se mantenha de pé. Ou também vai querer ter a vida toda os comboios de carvão porque são antigos. Essa ponte não deve fazer parte da rota turistica da cidade que eu saiba!!!!
Se a ponte do ponto de vista funcional já não serve, e se a melhor solução do ponto de vista ambiental, económico e funcional é a demolição, não percam 3 ou 4 anos a discuti-lo FAÇAM-NO JÁ!!!

carpinteira disse...

João,

"Se a melhor solução do ponto de vista ambiental, económico e funcional é a demolição"

Bom, antes de mais, e para não perdermos tempo com divagações inúteis, diz-me: a melhor solução porquê?
Por que via chegas tu a tão brilhante conclusão?
Qual é a sustentação dos pontos de vista “ambiental, económico e funcional“ que referes?

tecelao disse...

Deixa-me dizer-te, João, que o argumento de que não se pode “ter a vida toda os comboios de carvão porque são antigos” é um completo disparate e o teu grande momento de vacuidade ZEN. Segundo a tua lógica, então, já tinha desaparecido o museu dos coches, porque os automóveis de hoje são movidos por motores de combustão, e tantos outros exemplos poderia enumerar aqui para rebater o teu dislate.
Mas outra coisa bem distinta é o sentimento individual de uma ligação afectiva a um lugar, que por certo, tu não partilhas e que respeito. Pelos vistos, estarias disposto a queimar todos os teus álbuns de família, porque estes, nada representam como memória para ti. És tu que decides e quanto a isso, farás o que melhor entenderes.
Já quanto à demolição da ponte do Corges, caro joao, falamos do património colectivo: espaço pertencente a uma comunidade. Este conceito de património que tu pareces desconhecer, deve e tem de ser visto como uma resposta para preservar provas materiais da memória de todos nós. A ponte do corges é uma prova da historia de uma cidade que julgo também ser a tua.

Alunex disse...

Parabens, defendendo ou não....o vosso blog ja informou...coisa que muita gente não sabe, para alem disso a população do canhoso de nada sabe...ja agora gostaria de perguntar....a vossa disponibilidade, e onde se basearam acerca da noticia....Gostaria de obter uma resposta para canhosocity@gmail.com, não quere-mos um plagio da vossa noticia...Apenas informar a nossa população...
cmpr

tecelao disse...

alunex,
a demoliçao da ponte foi noticia em quase todos os jornais regionais da passada semana.
Contudo, deixo-te o link:

http://www.vector21.com/cp/?id_categoria=19&id_item=44573

onde constam:

OBJECTO DO CONTRATO
Designação do contrato: Empreitada de "Linha da Beira Baixa - Troço Covilhã / Guarda - Construção da Nova Ponte do Corges ao Pk 168,612"
(eContratos 5010001315)

Descrição sucinta do objecto do contrato: Remoção da via existente, demolição da ponte metálica existente e construção de nova ponte.


saudações.

Anónimo disse...

preservem a ponte e fechem a linha!
enfim, segurança da ponte é 0! E que afirmação é aquela que desde que lá passe não importa a velocidade? e o peso? Fazem a ideia de quanto pesa uma locomotiva e X vagões a passar ali por cima? A linha só por si, ja está condenada, mesmo sendo mais barato para a CP circular na LBB( linha da beira baixa que LBA (linha da beira alta), por inumeras causas, tais como raio das curvas, etc...etc.. exemplo pratico e para bom etendedor: um comboio pela LBA pode ser maior (e com mais peso) do que na LBB, mas isso agora nao interessa, o que interessa é que a ponte do corges NAO SERVE e NAO tem SEGURANÇA! Se a segurança está em 1 lugar e se a intervençao visa o melhorar da linha, entao força, abaixo com a ponte!

Anónimo disse...

ahhh.. e pontes como aquela (nao de igual tamanho claro), ha "N" por ai! agora se me falarem da ponte dos 8 arcos, sou o 1º a apoiar a presevaçao DESDE QUE a segurança esta presente! claro! (alias o msm acontece com a do corges, desde que houvesse segurança...

tecelao disse...

"E que afirmação é aquela que desde que lá passe não importa a velocidade?"

ó anónimo, tu tens alguma dificuldade em entender o que lês, não tens? A isso chama-se iliteracia funcional. Mas eu vou explicar-te devagarinho.
Ainda não percebeste que o problema não está na segurança da ponte ou na falta dela. Mas na possibilidade da ponte do corge poder coexistir de modo integrado com a outra que querem construir. É difícil entender isto?

Anónimo disse...

tecelao, sabes qual é o mal? ou qual foi o mal? O mal ja está feito ha muito... desde que fecharam a linha! Se em vez de a fecharem a tivessem logo reabilitado a ponte nao estava neste estado, a isso chama-se MANUTENÇAO! Agora plos vistos é tarde de mais... e acredita perfeira ver ali passar um pendular naquela ponte do que numa de betão! (se bem que o pendular aqui na beira baixa, tao cedo será dificil, mas isso é outra historia!) agora eu gosto da ponte,claro, ja la passei N vezes de cima, e acredita que me vai custar passar la por baixo e olhar pra ela a ser demolida! :/

tecelao disse...

Em que ficamos?

Anónimo disse...

Paulo

Acho engraçado agora virem a Publico entidades partidárias e pessoas singulares a escreverem em Blogs sobre "Demolir Porquê?

Então fiquem lá com a resposta se vos agrada.


Proponho que as Entidades Partidárias que defendem a preservação da Ponte pagem do seu bolso a Reparação para acervo histórico da dita Ponte..... Persuponho que já não gostaram da ideia nãi foi?

Onde estavam estes Cidadãos quando terminou o Comboio Académico e que levou quase ao encerramento da Linha? Não estavam nem para aí voltadops porque o importante era ter uma Auto-estrada com Dois Nós de acesso á Covilhã.

No dia em que caír alguma peça em mau estado da Ponte em cima de uma viatura e que existam estragos, quem Paga?

Depois acho que está na altura de as pessoas da "Serra" saberem o que é Modernidade e deixarem-se de ter sucata no quintal, até o simbolo da Freguesia ficará mais bonito se tiver uma ponte moderna, E depois quem disse que a Ponte vai ser demolida, nunca passou pela Ideia ques as peças da Ponte podem muito bem servir para uma terra qualquer ter mais uma ponte de acesso para a outra margem?

Já agora, Parabêns por ao fim de 110 Anos se terem lembrado da Ponte, realmente ela merece o seu eterno descanso.....

Vá se lá perceber estas ideias pré históricas, por causa da evolução humana e da Sociedade^.
É lamentávem que na última semana me tenha apercebido que tanto se escreve por causa de uma ponte que fez o que tinha a fazer.
Proponho então que seja recuperada a Ponte á conta da Autarquia e da Junta de freguesia, e que não seja dado dinheiro para mais nada enquanto a mesma não esteja paga, a manutenção anual tambem á conta destes.......

Politicas sem sentido, vergunhoso quererem no quintal um mono.

Pena é o trabalhão que vai dar dinamitar aquilo, em espanha metiam a carga nos pilares e já estava.

Abaixo a Ponte que é bem velhinha. viva á modernidade.
Abaixo os politicos da terra que não sabem o que dizem, e que somos nós a pagar esses papões que travam o avanço de toda uma região e que aparecem sempre que não é oportuno, nem eles sabem o que andam a fazer, compadrios e outros afins e porque é importante aparecer na devida altura no jornal, alás são sempre os mesmos.

Aprendam a ser politícos mas primeiro sejam portugueses.

moreira disse...

ò anonimo,larga o vinho

Anónimo disse...

A ponta vai abaixo quer vocês queiram quer não.

Enfim.

Atem-se à ponte em vez de escreverem baboseiras em blogs. Dava mais resultado.