sábado, 24 de abril de 2010

140

Dei comigo a pensar que o sô presideinte, mito fugaz, recostado no limbo da politica periférica e irrelevante, tenha o pio propósito de transfigurar o 140º aniversário do condominio numa espécie de Despedida do pintismo estrutural. Mas isto sou eu a pensar! Tenho cá para mim que tanta azafama com o 140º , há-de revelar se inútil para um qualquer rendez-vous que se preze, mas prontos. De resto, como já aqui escrevi, o sô presideinte terá sempre reservado para si, o Espaço das Idades ou a matiné dançante com Chá & Biscoitos. Permanecerá, enfim, entretido na sua Farmeville do aeródromo, d'onde poderá contemplar a OBRA em chinelos de quarto.
(…) --------------------
Em jeito de switchback, regresso a Outubro de 2000, e se bem me lembro, as Comemorações do 130º Aniversário da Covilhã, resumiram-se ao costumeiro cerimonial nos Paços do Concelho com o eloquente discurso do sô presideinte Pinto, que num gesto de confiança até atribuiu as chaves da Cidade ao seu amigalhaço, o probo Isaltino Morais. Pois atão. Foi assim no 130º Aniversário, perante a mansidão dos condóminos, que assistiram às sempre excitantes homenagens a personalidades do condomínio - uns vivos outros nem por isso -, e a mais umas quantas leituras/assinaturas de Acordos de Geminação com Oeiras e outra cidade francesa que não recordo o nome. Pouco mais. Digamos que foi simplória a comemoração sem perder o peculiar smell provinciano.
(…) ----------------------.
Dez anos depois, o 140º está a ser preparado como se se tratasse da comemoração do centenário da Res Publicae.
Dir-me-ão, à laia de La Palice, que 140 anos, sempre são mais dez do que 130. Está bem. Mas deixem lá ver se consigo entender o busilis: que diferença substancial haverá entre o culminar de uma década (2000 – 130º aniversário) e ( 2010 - 140º aniversário) para que este último, mereça tão nobre e extravagante distinção com direito a comissão de notáveis e tudo? Hum!
Devo ser eu que estou a ver mal a cousa.
Continuarei a observar com ternura e sem suspeição tão curioso anacronismo.

E tu, leitor atento, o que pensas do 140º aniversáro com esta alucinante prebenda e festividade?

3 comentários:

Anónimo disse...

a tua análise vale o que vale, mas nãoo acredito que as pessoas que fazem parte da comissão dos 140 anos, se deixem levar nesse engano.

Anónimo disse...

95 milhões de endividamento antes da visita do pessoal dos pontapés e dos 140 anos de elevação acidade.

Quantos milhões serão depois!?

Outras vilas neste país nem pensam nem querem ouvir falar acerca da elevação a cidade...

Somos deveras provincianos...e estúpidos, comandados pelo maior energúmeno que apareceu por estas paragens!

Fiquei-me pelo eufemismo "energúmeno"...

Anónimo disse...

Estas comemorações não fazem o menor sentido.
Os 150 anos, serão sem dúvida, uma data mais propícia a festejos e "relampejos".
Mas daqui por 10 anos, o Sr. Carlos Pinto já não será Presidente da Câmara (para bem dos covilhanenses.)
E como a saída tem que ser farta, inventou esta treta dos 140 anos.
Mas a avaliar pelo que já é dito em surdina, nas ruas da nossa ilustre cidade, estas comemorações vão passar completamente ao lado dos covilhanenses. Vai uma aposta?