segunda-feira, 26 de abril de 2010

Era da Covilhã sim senhor...

Vai ser lançado um livro, cujo autor deve fugir da inteligência como a gordura do Fairy. Assegura o estudioso, num exercicio meramente académico, se não mesmo abusivo, que “Viriato não nasceu nos Montes Hermínios (Covilhã) nem era um humilde pastor. Na verdade, [diz ele] vivia bem mais para sul, entre os actuais Alentejo, Extremadura espanhola e Andaluzia. "
Uma porra é que vivia! - Digo eu.
Aproveito, mais uma vez esta historieta de mau gosto, para repor no devido lugar o nosso grande chefe luso.

Ora, os lusitanos, quer dizer, os covilhaneinses que na altura pastoreavam p’la encosta virada a sul, martirizaram, durante uns quantos anos o Senado romano, sobre a égide de um grande líder, um cromo chamado Viriato, dotado de todas as virtudes humanas que qualquer covilhaneinse de gema deve possuir: inteligência, humanismo e um nível cultural semelhante ao de qualquer Administrador de condominio, que lhe permita avaliar as ténues diferenças entre um galo de capoeira e um frango do campo.Viriato era pastor, sim senhor e guardava cabras; nasceu na Serra da Estrela, mais exactamente nos Montes Herminios, aos 700 metros d'altitude, o que acrescenta a tese da sua naturalidade ficar associada, inequivocamente, à Covilhã; sendo esta, o verdadeiro berço da proto nacionalidade, que é com quem diz da pátria Tuga. Alguns séculos mais tarde haveria de surgir um gajo que andou por aí a bater na mãe e a conquistar montes insignificantes com 150 metros d’altitude; criando-se em torno dele um pseudo mito da nacionalidade, mas que não passou disso mesmo: uma fraude este Afonso Henriques.
Não quero alongar-me muito em factos ou vestigios, que provem a naturalidade do nosso pastor, mas ainda hoje são visíveis marcas da presença do chefe luso, por terras da Estrela; a mais recente descoberta situa-se na Pedra do Urso e junto ao Sanatório, onde podem ser observados vestígios fósseis da sua placa dentária, resultado das inúmeras investidas contra a legião romana que insistia em ficar com os melhores calhaus da região. Foram também detectados, resíduos de fezes do pastor Viriato e das suas tropas, que tinham o estranho hábito de sodomizar em série os soldados romanos feitos prisioneiros. Era um ritual para celebrar as vitórias sobre as tropas de Cipião - uma mania como outra qualquer, a que Igreja católica/apostólica/Romana haveria de dar seguimento, se bem que, com gente uma bocadito mais baixa...
(...) Era da Covilhã sim senhor.

2 comentários:

viseense disse...

Não inventes oh carpinteira, toda a gente sabe que o viriato nasceu em Viseu e o D. Afonso Henriques também.

O Verdadeiro Viriato disse...

Sim senhor, gostei do muito do teu texto, embora contenha alguma dose de ironia, relata na perfeição a minha vida nas encostas da hoje Covilhã. Dá-me a ideia de que és um romano infiltrado, é que sabes desde que fui traído e envenenado todos os cuidados são poucos, a única forma de saber quem me é leal passa por sodomizar quem me bajula e estás a colocar-te mesmo a jeito.