segunda-feira, 31 de maio de 2010

Um ano depois, o que mudou na UBI ?

O ensino superior na Covilhã constituiu, desde Duarte Simões, um eixo estratégico, enquanto instrumento de valorização dos recursos humanos e naturais desta região. O ex Reitor Santos Silva, de alguma forma representava, pelas suas ligações históricas, uma geração ligada a esse designio. Mas falhou em toda a linha o compromisso de partida: a região.
Há um ano, após uma promulgação conturbada, A UBI depositou no novel Reitor e na sua equipa reitoral, mais do que uma mudança tranquila, uma expectativa de responsabilidade e comprometimento com a região a par de uma maior produção ao nível cientifico. Contudo, 50 por cento das publicações cientificas da UBI continuam a ser feitas por apenas 20 dos seus docentes.
Cabia, pois, à nova equipa, a responsabilidade de ir fundo e liderar um novo tempo, reformular, ajustar, actualizar as gentes, dentro e fora da universidade.
Passado um ano, há quem diga que ainda não houve tempo para grandes mudanças. Mas também há quem clame pelo anterior status quo.
Não sei o que diga.

12 comentários:

Anónimo disse...

Só mesmo quem não sabe o que são publicações científicas é que pode achar que um cenário destes pode mudar num ano!

Anónimo disse...

passou um ano e continua tudo na mesma. falta muita coisa não só produção cientifica, vejam-se os estatutos da ubi e pode-se perceber o quanto a instituição tem faltado para com a região e os próprios alunos. passado um ano só as moscas mudaram... e há lá muita gente que devia ir pelo cano abaixo!

Anónimo disse...

já se ve algumas mudanças mas para no caminho da produçao desenfriada de artigos e publicacoes o que leva a mediocridade da produçao cientifica e dos seus laboratorios. Com estas mudanças na avaliaçao dos docentes ng vai fazer grandes investigaçoes mas tudo pequenas e sem valor.

Fora isto esta tudo bem...

Anónimo disse...

Dou um doce a quem me consiga apontar uma unica diferença entre SS e Queiroz.
Nada mudou na UBI. Os mesmos tiques e metodos. Cala-te boca.

Anónimo disse...

Mudaram as moscas... mas a m... é a mesma. Bem, não é bem a mesma ... é pior. Por exemplo, os
académicos estão cada vez pior.
O resto tudo na mesma.
A diferença é que agora em vez de homens são os garotinhos a mandar na UBI...

Anónimo disse...

"50 por cento das publicações cientificas da UBI continuam a ser feitas por apenas 20 dos seus docentes."

O que é que andam a fazer os restantes professores da UBI?

Anónimo disse...

O que mudou? A equipa. De resto ... tudo com dantes ... no quartel em Abrantes...

Anónimo disse...

O problema da UBI é ter alguns (muito poucos) investigadores de muita qualidade...mas depois os restantes não valem nada...

Anónimo disse...

Os mesmos tiques e métodos. Toda a razão. O mesmo estilo. Também o que se poderia esperar de uma pessoa que cresceu ao lado de Santos Silva????

Anónimo disse...

Ha muitos saudosistas por aqui ou sera sempre o mesmo? Algum que perdeu o acesso ao chefe? Ou que tinha beneficios e ja nao tem?

Anónimo disse...

Já podem ver na página da UBI, os vídeos do UBI Scientia 2010. Mais uma acção para deitar areia para os olhos das pessoas. Conversa fiada. Muita conversa e pouco trabalho tem esta gente. Muito fraquinho.

Docente atento disse...

Há mudanças na gestão, e positivas. Mas a abertura de vagas continua a não ser clara. Há pessoas com um bom CV cientifico que esperam, sem sucesso, que lhe abram uma vaga. Há outras que acreditam que conseguem lá chegar "por cunha" ou com jogadas de antecipação como fazendo a Agraegação sem ter CV à altura.
Compete à equipa reitoral não permitir estas situações. A Academia está para ver.