sexta-feira, 16 de julho de 2010

Um simplex de 20 senhas

Há momentos na vida, em que um indígena desempenha, simplesmente, um
papel de parvo, tornando-se apenas um número, ou um figurante madrugador.

Dizem-me que na conservatória covilhaneinse já deixou de haver limite diário ao número de pedidos de cartão de cidadão. Mas até há bem pouco tempo, se o cidadão tivesse o azar de chegar ao local às nove da manhã, depois de atribuidas as 20 senhas diárias, ficava impedido de o requerer nesse dia. Não faço a mais pequena ideia das razoes que levaram a tão zelosa organização. Se por falta de pessoal ou de verbas, ou a falhas no sistema operacional ?
Mas que era uma situação insólita e surreal lá isso era. Pior ainda, representava, descaso, humilhação, diante de um processo que deveria ser tudo, menos penoso para qualquer contribuinte.
Ou seja, o indígena ansioso por tratar da sua vidinha de cidadão cumpridor e actualizado, ainda tinha de sujeitar-se a uma espécie de linha de produção industrial de atendimento, reduzida a 20 senhas diárias que se esgotavam às primeiras horas do dia, o que é verdadeiramente extraordinário e original. Sendo que, para resolver o imbróglio bastava deslocar -se a Belmonte onde o processo era realizado na hora.

Dá pra rir ? Se calhar não.

4 comentários:

Anónimo disse...

E a simpatia das velhas que atendem o público? Como autwnticas carcaças estaladiças que atendem o público como se fossemos empregados delas. Trabalhem!

Rui Peixeiro disse...

Eu tive o azar de passar por essa situação.

Acho que uma coisa foi levando a outra até chegar ao ponto da distribuição de "madrugada" das 20 senhas.

Inicialmente as pessoas começaram a ir a qualquer hora fazer o CC e iam fazendo, mas rapidamente começou a haver filas, para evitar as filas e serem os 1ºs do dia começaram a ir antes de abrir a conservatória, daí até se lá juntarem antes da abertura mais pessoas do que o nº de pessoas que conseguem despachar num dia foi um instante! E lá começaram a distribuir as senhas dando indicação da hora prevista para o atendimento (20 senhas davam para o dia todo)

Quando eu fui fazer o cartão, a uma hora qualquer do dia, disseram-me que já não tinham senhas disponíveis e que teria de lá ir de manhã cedo! Voltei lá mais tarde cerca de uma hora antes da abertura e já eram quase 10 pessoas à minha frente! Ainda as portas não tinham aberto e já haviam mais de 20 pessoas à espera, sendo que algumas lá teriam de voltar no dia seguinte para para a fila!!!


Pelo que vi, não consigo encontrar um culpado certo para este triste facto. As senhas foi uma "invenção" porque as pessoas iam para lá bem cedo e não podiam de lá sair até serem atendidas. Com as senhas já poderiam ir à sua vida e ir só na hora prevista... O maio mal, a meu ver, é a lentidão do processo. Fazer o cartão do cidadão leva quase 30 minutos a fazer. É o preenchimento de dados, tirar a fotografia na máquina (que fica uma bodega, diga-se), assinar, ..., ... e, pelo menos quando eu lá fui, só existia uma máquina e uma pessoa a fazer este processo. Para uma cidade como a nosso e com a procura que aquele serviço tinha, deveriam existir pelo menos duas máquinas e funcionários em serviço simultâneo. Só assim se evitavam as filas, senhas e madrugadores!

De qualquer forma, é também uma questão de sorte! Caso as senhas não tenham sido todas distribuídas de manhã, até podem fazer logo o CC na hora! É preciso é mesmo muita sorte....

Anónimo disse...

este cso das senhas para o cartão de cidadao é unico em todo o país.
Isto só na covilhã

Anónimo disse...

Também passei por esta situaçao.
Mas ao invés de aceitar a 'quota' de 20 senhas diárias, reclamei e pedi o livro de reclamações... Fui atendido na hora!
Quem cala, consente! Eu não me calei!!