sábado, 21 de agosto de 2010

O que faz falta na Serra da Estrela?

(...) O que falta na serra da Estrela, em termos turísticos, é turismo de montanha como o que se pode encontrar nas outras montanhas da Europa, acho que o que faz falta para o desenvolver na serra da Estrela é tudo aquilo que o alimenta nas outras montanhas da Europa: trilhos pedestres; vias de escalada; alugueres de BTT, de canoas, de cavalos; guias pessoais para caminhada, escalada, interpretação da natureza; documentação (mapas, informação/divulgação sobre locais, trilhos e vias, contactos empresariais) acessível, disponível em supermercados, mercearias e cafés; parques de campismo; múltiplas empresas locais com liberdade de acção, não sujeitas a restrições decorrentes da concessão exclusiva.

Mais estradas (ainda mais, caramba?!), teleféricos, casinos, centros de estágio em altitude, funiculares, e isso tudo? Creio que, para o turismo, não fazem falta nenhuma. Creio até que só prejudicam, ainda mais, as potencialidades da mais alta montanha de Portugal continental para o turismo de montanha. E que outro turismo poderemos pensar em desenvolver na serra da Estrela ? (...) o cantaro zangado

3 comentários:

Anónimo disse...

pois, o problema como alguem já referiu, é por onde começar?

Anónimo disse...

Manteigas já começou e começou bem:já está em andamento o projecto de marcação de 200km de trilhos pedestres.Eu já vi!

Anónimo disse...

Basta ir a www.manteigastrilhosverdes.com para no separador "Trilhos" se poderem visualizar 16 percursos cujos traçados estão geo referenciado no Google Map. Em cada um dos percursos já consta a informação básica sobre os mesmos.