quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Atribuições de apoios a quem?

Diz a Administração do condomínio pela voz do mui nobre administrador pinto, que a atribuição de apoios às associações é a “prova de que o município tem as suas contas sob controlo. É só riri. Bom, sobre esta arenga nem a vale pena perderamos teimpo.

Posto isto, dizeir apeinas que há duas espécies de associações no condomínio. Vamos descontar aquelas que tem promovido e assegurado ao longo do teimpo histórico, o nobre exercício de formas de participação cívica, assumindo um papel determinante e até filantrópico na promoção da cultiura, do desporto, e dos teimpos livres, substituindo por veizes o próprio Estado e a Autarquia. Sendo certo que, só a generosa carolice e a tenacidade de alguns, preservaram a história das colectividades, d’iuma forma absolutameinte heróica. Curvamo-nos perante eisses esforçados indígenas. Bom, depois teimos os outros: os amigalhaços do sô presedeinte, cuja depeindêincia dos apoios e financiameintos da Câmbra condenou à mão esteindida e promoveu uma corte de fiéis admiradores, cada um à imagem do chefe. É para eisses que os apoios estão destinados: ADE, Grupo de Danças e Cantares do Paul, Banda da Covilhã, entre outros da meisma estirpe.
Ora, o apeigo às beneisses do poder local, tem sido uma má prática e com consequências que se tem revelado nefastas, se não meismo letais, para o movimeinto associativo covilhaneinse. Algumas associações transformaram-se nium pasto para a basbacagem serventuária, onde não falta o habitual chorrilho de agradecimeintos aos beneméritos com uma estátua ou uma plaquita para a posteridade. Eistes “grupos”, assim designados pela plebe, estão hoje pejados de uma procissão de tristes basbaques, que assumem como figuras tutelares, o garrafão de vinho, a bejeca, os matraquilhos, a batota e um emissário político, que tão habilmeinte vai conduzindo o rebanho para o pensameinto vigeinte: chá com biscoitos, farmeville do espaço das idades, cherovias & afins. É o que há. Mainada.

* post escrito em covilhaneinse tecnico

4 comentários:

Al-Zawahiri disse...

Gostei!
O lambe botas amanuense!
Por acaso e só por acaso, também acho que retrata bem a vida associativa, no condominio!

Anónimo disse...

Para a Casa do Povo do Ferro, cuja direcção se colocou de cócoras perante o sr. Pinto, também nada tem recebido.

Anónimo disse...

Para quê?
Para subsidiar cerveja Sagres, a sede que se deseja e os jogos de bisca lambida?
Vão trabalhar malandragem.

Anónimo disse...

Ajudar a casa do povo do Ferro?
Para quê?
Para esses tem lá o presideinte da junta que cala os burbiurinos locais.
Se não para que é que era preciso?