50 ou 60 anos depois, a REFER resolveu iniciar as obras de beneficiação e modernização até à Guarda, que pelo andar da carruagem, só deverão ficar prontas lá pró final do segundo semestre de 2014-15-16.
Sem pretender alongar-me em considerações temporais, até porque sou um leigo em creolina, convém antes de mais ter em conta, que a construção desta linha, assumiu uma preponderância específica, num determinado tempo da sua história. Para além do transporte de mercadorias e de pessoas, pretendia também, acelerar o progresso do interior do país, através das comunicações para a Europa, designio que nunca chegou a cumprir pelas mais variadas razões. Hoje, confesso alguma perplexidade e não consigo entender como é que uma linha, onde circulava uma automotora vazia, de quando em vez, pode vir a ser um pilar estruturante para a região; ainda por cima, é mais que sabido que a generalidade dos indigenas não anda de comboio fora do eixo Lisboa/Porto ou nos suburbanos. Sendo que, apesar dos melhoramentos operados nesta ligação ferroviária, qualquer serviço de autocarro Covilhã/Guarda é mais rápido, tem melhores horários e o preço parece-me até mais baixo. É mais um desperdicio para o tuga pagar.
1 comentário:
Ainda que eu na generalidade admire o trabalho feito neste Blog, neste caso não estou muito de acordo. Isto porque ainda não seja perceptível, as vantagens da recuperação de uma linha como a ligação Covilhã - Guarda tem por exemplo como resultado o descongestionamento da mais que ocupada Linha do Norte entre o Entroncamento e Coimbra, consequentemente entre Lisboa e Porto. Visto que temos movimento de mercadorias para Espanha por comboios que saem do Entroncamento, se estes comboios passarem a circular pela LBB (nas condições actuais esse movimento é impossível por falta de capacidade de carga na linha) descongestiona a L. Norte. Como consequência imediata também da melhoria da LBB entre Covilhã e Guarda, a ligação pela Automotora passa a ser mais concorrencial, ainda que a estação da Guarda fique mais longe do centro que os Autocarros, na Covilhã não se passa o mesmo. Alem disto pode ser que possibilite a ligação Guarda – Lisboa de inter-cidades pela LBB que obviamente melhora a oferta disponível.
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