domingo, 30 de janeiro de 2011

Manifs e caixões...




Há quem assegure que a tendência para melhores resultados (rankings) nos colégios privados, decorre do facto de serem escolas de elite. Bom, já agora, convém desconstruir este mito, até porque nem todas os colégios privados são bons ou ministram ensino com qualidade. A este propósito lembro apenas, aquela escola privada do concelho da Covilhã (Externato Nossa Senhora dos Remédios) classificado em último lugar no ranking dos privados em 2010. E, como se este descalabro, per si, não bastasse, o seu director pedagógico, até descobriu na altura, um argumento fantástico para justificar a "tragédia" : “a dificuldade dos pais em poder pagar explicações aos filhos"
É daqueles casos, que se não fossem tão sérios, dava para rebolar de riso.
Depois, pergunto eu, porque cargas d´água o Estado haveria de financiar este colégio particular quando tem ao lado escolas públicas com os mesmos equipamentos ou melhores para acolherem os alunos?
Ora, se todos sofremos cortes, ensino público incluído, ninguém compreenderia o porquê das excepções para o ensino particular e cooperativo.
É por demais sabido, que o ensino privado em Portugal é um negócio bastante rentável, ao ponto dos seus promotores não hesitarem em sacrificar os interesses dos putos, perfilando-os numa manif agarrados a caixões, exibindo uma morbidez sórdida. Um dislate que só pode ser motivo de estudo para psicanalistas. A tanga desta manif sepulcral contra os cortes do Estado, dá bem ideia do “projecto educativo” que estes cromos devem ter implementado nas escolas. A utilização das crias para este fim, torna-se, obviamente numa instrumentalização nojenta. Por outro lado, (e esta é a parte pior), os seus encarregados de educação, mesmo que ajam no exercício do poder paternal, estão a incutir na canalha um tique reivindicativo perigoso, que os pode converter em comunistas. Eheheheh

21 comentários:

maquielpinto disse...

A demagogia é tanta que não tarda até o sr.dr.pinto encabeçará uma manif com caixões e tiudo, contra os cortes do governo.

Anónimo disse...

Concordo plenamente! Uma vez que o Colégio do Tortozendo é uma cooperativa familiar, é o Padre, a familia do Padre, os professores da familia do Padre, as professoras casadas com os familiares do Padre, outros maridos/mulheres dos amigos dos Professores da familia do Padre, ENTÃO que seja o Padre, familiares do Padre,professores da familia do Padre, e....por aí fora A SUBSIDIAR O COLÉGIO!!!!!!

Anónimo disse...

Está visto que o carpinteira é cada vez mais um blog alinhado às politicas do governo do PS, mas com a particularidade de falarem sobre o que não sabem

Covilhã, consciente disse...

De cada vez que alguém nos acha alinhados, logo percebemos que apenas estamos desalinhados com o interesse de algum basbaque.
Lamentavelmente usam o tempo e o espaço que disponibilizamos, apenas para dizer do que não sabemos.
Não seria útil dizer-nos o que sabes tu sobre o assunto? Talvez, quem sabe, desses um contributo inteligente e ao nível do ranking a que estamos habituados.

tecelao disse...

já não nos basta viver num condominio atávico com participação civica = a zero, ainda temos de levar com estes broncos do caralho.

Anónimo disse...

A propósito desta paródia que é o (dito) ensino particular devemos lembrar-nos que os cortes no financiamento aos colégios não significam o fecho dos mesmos. E os pais continuam a ter a possibilidade de colocar neles os seus filhos. Apenas se está a dizer (e muito bem!!!) que se querem os filhos no privado têm de pagar. É o mesmo de ir a uma consulta ao Hospital Público ou à clínica x ou y.
Até porque a oferta pública, hoje, já cobre a totalidade do território. E esta, na grande maioria dos casos, é de infinita melhor qualidade que a oferta privada. Pelo menos na Beira Interior, onde os colégios que temos ... valha-os a Santa...

Anónimo disse...

Quando recebiam 14000 euros/turma, não se queixaram, pois não?
À escola pública vão atribuir 900mil/turma e à privada 800mil/turma??? Acham pouco!!!!
Dêem com juros o dinheiro que receberam a mais, todos estes anos. E depois, sim, poderão reclamar.
Até aqui, caladitos que nem um rato.

Não conheço nenhum dono do privado pobre.

Anónimo disse...

E ainda falta saber daqueles que encapotadamente recebem apoios do ensino profissional como é o caso do colegio da covilhã, cuja artimanha de integrar a epabi não é mais do que disfarçar custos, para financiamento europeu.
É facil de perceber como ex deputados do ps e do psd fazem "grupos" de colegios e vivem á grande.

Anónimo disse...

Mas vocês não ouviram o outro dizer que os filhos pertencem aos pais, não são activos do Governo e que os pais fazem deles, prontos, o que bem quiserem??? Os pais querem manifs com caixões - quem manda manda bem. Pode não dizer nada de jeito, mas manda.
É o país que temos.

Anónimo disse...

Se não concordam, larguem. Fechem o negócio.
Se eu fosse governo não dava um tusto.
Os profs lá colocados são escolhidos a dedo, massa acrítica... e porquê? Porque lhes convém. Não precisam de trabalhar longe de casa, ter 2º. carro, pagar 2 rendas de casa, etc, etc.luxos só pra alguns.

Anónimo disse...

Manifs, atrás de manifs, alunos a faltar a aulas... instrumentos nas mãos dos donos dos colégios.
Pais palermas a serem usados e a prejudicarem os seus filhos para reivindicarem lucros e mais lucros para os donos.
Os donos estão pobrezinhos. Têm gasto mt dinheiro com os autocarros em gasóleo, ordenados a motoristas a vaguearem por todo o país.
Comigo nem 1 cêntimo viam. Há escola pública para todos

Anónimo disse...

quem decide a escola para os filhos devem ser o pais e não a ministra que a única coisa que sabe fazer é escrever livros. os pais tem confiança na escola e os alunos gostam de la andar por isso é que estão a acontecer todos estes protestos. e os alunos não vão ficar sem aulas as mesmas vão ser recuperadas. e qual é a escola que nunca teve um ranking menos bom...

Anónimo disse...

Eu gostava mt de fazer uma operação ao estômago,numa clínica privada e pagar o mesmo que no hospital público.Na polémica das escolas, dizem os pais que têm o direito de escolherem que escola querem para os filhos. Essa é boa!!!
Então prescindam do subsidio que sai dos bolsos de todos nós... e aí podem escolher o que quiserem.Eu sou livre de escolher a clínica onde quero ser operadp. Tenho é de pagar do meu bolso.

Pinteilho disse...

Concordo plenamente...trata-se pois de uma cooperativa familar...como tal a famelga do Padre "Grilo" que pague...

O Bom Selvagem disse...

Esta cena parece tirada do "Funeral à chuva"... às tantas seguiram o exemplo do afamado realizador e copiaram de algum lado...

Anónimo disse...

Estes profs trabalharam nestes colégios, quando não entraram no oficial, por concurso.Eram recrutados através do amiguismo e fizeram tempo de serviço que os fez passar à frente de colegas do mesmo curso que se sujeitaram às regras dos concursos. Eram pagos com o nosso dinheiro.Vão ser despedidos??? Concorram ao oficial, Vão ver como dói, andar com os filhos atrás, comprar 2º. carro, alugar 2ª. casa, gastar horas e horas em deslocações...
E nós todos a alimentar o clientelismo e o compadrio desta gente, enquanto outros dão o litro.

Anónimo disse...

Então estes colégios não são na sua maioria de padres?
E esta gente não é pela paz?
Então por que fazem tanta guerra?

Anónimo disse...

Quando recebiam o dobro do que era dado ao oficial, não vimos qualquer reclamação.
Tragam os caixões para a rua e oxalá o governo lhes faça o funeral.

Anónimo disse...

enfim! os pais devem ter direito de escolher a educação dos filhos, e não são nenhuns palermas ;)
quando o estado precisou do colégio, pediu e o colégio fez, agora ja não precisa, quer deitar abaixo! isso não é humano desculpem lá.. e há quem se lembre bem há uns largos anos não havia 3º ciclo nem secundário perto, e o colégio a pedido do estado, criou instalações para tal. Mais não digo.
Agora isso do argumento fantástico do director pedagógico, valia mais ter estado caladinho do que dizer baboseiras.

tecelao disse...

Anónimo das 15.59,

Tanto desatino e tão triste argumentário o teu, que nem consegue dar uma única razão para que o erário tuga, afecte recursos ao teu colegio. São Entidades privadas como esta, que concorrem com o ensino público, partindo do pressuposto que prestam um melhor serviço aos alunos. Mas diga-se de passagem: não é o caso do colégio do Tortosendo. (vide; Ranking 2010).
Então, o que raio continuará a justificar o seu subsidio?

Dizes que, “os pais devem ter direito de escolher a educação dos filhos, e não são nenhuns palermas”
Está bem, e daí ?
Lembro-te que a liberdade de escolha deverá (em tese) aportar qualidade fruto das leis de mercado básicas. Certo? Por isso, as melhores escolas, quer sejam privadas ou publicas, serão deste modo as mais procuradas, Pois, Ora, também não é nada disso que acontece, actualmente no colégio que vens aqui defender, Pelo contrario, há escolas publicas próximas do externato com ensino idêntico e até de melhor qualidade. Afinal de que te queixas? Dize-me.

Bom, quanto à baboseira que me atribuis para justificar o descalabro do colégio no ranking que diz dever-se “a dificuldade dos pais em poder pagar explicações aos filhos", recordo-te que foi proferida pelo director pedagógico desse colégio, em declarações ao Correio da Manhã. Não há como dar a volta ao dislate.
Para concluir e não fugir ao que vem escrito no post; explica-me lá a necessidade de tanta histeria e de tanto caixão com fotos de crianças?

Anónimo disse...

ESTA É A VERGONHA NACIONAL.