quarta-feira, 11 de maio de 2011

As casas da discórdia


A “Tapada do Dr. António” ali por cima das rectas do sanatório é um sitio que a cãmara da Covilhã considera inutil, por isso resolveu não proceder ao seu reconhecimento como local de interesse público municipal.
Neste exacto local como se não houvesse outro, a câmara decidiu construir a nova barragem. Uma obra fundamental para todo o concelho da Covilhã, dizem alguns, fosse qual fosse o executivo a programá-la. Certo é que vinte anos depois a barragem continua a ser uma miragem e a “Tapada do Dr. António lá continua para preservar a memória dos literatos.
As duas casas são da autoria do arquitecto Luís Alçada Baptista, e acolheram o designado grupo de “O Tempo e o Modo”. Diz-se também que aqui, António Alçada Baptista escreveu “Peregrinação Interior” e José Cardoso Pires “O Delfim”.

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu conheço as casas,ja la estive varias vezes por motivos profissionais nao percebo qual e o valor arquitetonico das mesmas e estam desocupadas a quase totalidade do ano.Isso de querer preservar os casebres e uma birra desses srs.alçadas que pensam que ainda mandam em tudo como no tempo da outra sra.nem se quer la poem os pes.Façam a barragem porra!que se lixem os casebres!

Anónimo disse...

Deves ter uma profissão do caraças.
Só visitas casebres destes?

Anónimo disse...

Eu tenho uma profissao do caraças e tu es ignorante.Quanto a minha profissao ficas a saber que sou electricista trabalhei 20anos nos serviços municipalizados da covilha donde tranzitei em 1989 para a edp onde estive ate 2008 e conheço a dita casa porque junto a ela ha 1 posto de transformaçao onde durante varios anos me desloquei para efectuar a leitura do consumo de energia eletrica da dita casa onde durante quase todo o ano nao havia consumo dai se depreende a utilizacao da dita casa.compreendeste ou e preciso fazer um desenho?

Anónimo disse...

Entao oh anonimo das 13:50 perdeste o pio?E o que e que achas da minha profissao do caraças!Sabes meu eu ja ca ando quase a 59 ja vi muito e conheço a covilha e todo o concelho aos olhos fechados,tu ainda deves cheirar a mijo!