sábado, 28 de maio de 2011

Democracia é mais do que um confronto de claques

Já todos perceberam que o Carpinteira é um espaço plural e de opinião consciente, ou seja de acordo com a sua consciência.
Cada carpinteiro tem a sua própria opinião, respeitada e considerada.
A consciência envolve um olhar crítico que não disfarça opções.
Com clareza declaro que prefiro José Sócrates a Passos Coelho para 1º ministro.
Explico porquê.
Quando eu e o País deveríamos estar decididos a mudar de governo a exemplo do que acontece por toda a Europa e mais concretamente em Espanha, vemo-nos curiosamente numa situação de empate entre quem naturalmente acumula desgaste de 6 anos de governação e quem teria obrigação de afirmar-se como alternativa digna de confiança e respeito pela natural necessidade de alternância.
Este processo eleitoral acontecesse por demissão de responsabilidade dos vários atores políticos. O PSD e o Presidente da Republica acreditaram que bastaria a promoção do ódio pessoal , pânico e medo para ser governo.
O povo mostra um verdadeiro sinal de maturidade e explica que esse foi o modus operandi da ditadura, que bem conhece em Portugal e por todo o mundo.
Infelizmente para a democracia não foram capazes de mostrar defeito que não seja transversal a todos os partidos em escolha.
É fácil perceber o que digo numa visita pelas redes sociais onde se destaca um ubiano “brilhante” e capaz militante da incompetência na gestão autárquica, donde se destaca uma iluminação natalícia própria de maluquinhos.
Ao contrário do desejável, o que estará em causa nas próximas eleições, é saber quem perde para a consequente demissão e substituição capaz de promover a criação de um espaço inteligente de debate político e ideias.
Passos Coelho está refém do frenesim acusatório, não apresentou uma ideia e as que apresentou desmentiu-as e manifestou impreparação. Em democracia é um dislate pretender imiscuir-se na escolha do líder do adversário e á força chantagear e pressionar as escolhas.
Espero que o PS ganhe as eleições e se sinta preparado e obrigado a gerar consensos sem ódios, no interesse dos socialistas e demais povo português.
O PSD quer ganhe quer perca, deverá fazer uma verdadeira introspecção e perceber que politica não é intimidação, e substituir não apenas o líder mas um conjunto de maus políticos que apresentou ao País, dos quais destaco Miguel Relvas, Catroga, Arnaut, Sarmento etc etc.
Gostaria com a minha opção contribuir, partindo desta crise, aproveita-la para um novo tempo uma nova democracia, e que estas eleições fossem mais do que um confronto de claques.

14 comentários:

Anónimo disse...

"Espero que o PS ganhe as eleições e se sinta preparado e obrigado a gerar consensos sem ódios, no interesse dos socialistas e demais povo português."

Covilhã consciente, acreditas mesmo que este PS (o de Sócrates) se sentirá obrigado a gerar consensos sem ódios, e a colocar o interesse do povo português (ou mesmo o mais restrito interesse da generalidade dos socialistas) em primeiro lugar?

E' que o que este PS (o de Sócrates) tem revelado desde que nos governa, é que só admite consensos com quem aceita incondicionalmente a sua particular opinião, e só coloca o interesse geral em primeiro lugar quando ele coincide com o de colocar e manter no pelouro o Sócrates, ou seja, quando coincide com o interesse particular de Socrates.

Por isso mesmo, nao voto neste PS e espero sinceramente (mas com pouca esperança) que poucos portugueses o façam.

Anónimo disse...

Não quero acreditar que o carpinteira tenha feito esta colagem a um partido politico e logo ao PS
jULGAVA ESTE BLOG MAIS INDEPENDENTE. Sinto-me desiludida

tecelao disse...

anonimo das 18:55

Não deves ter percebido nada do que está esrito neste post do CC,Pois não? Bom tambem não sou eu que vou perder tempo a explicar-te.
Passando ao que importa: não me apetece fazer qualquer declaração de interesse quanto à minha orientação de voto no dia 5 de Junho. Concordo com algumas das afirmações feitas neste post. Sendo certo que existe uma raiva universal ao eng.º Sócrates. Em dois séculos de governo representativo em Portugal, nenhum outro político conseguiu suscitar tamanha aversão como a que hoje suscita o primeiro-ministro vá lá saber-se porquê…
Mas que dizer então do pipeidei psdei, a tralha do BPN, sem uma ideia, um módico de seriedade ou competência que não seja para espraiar aquilo em que é exímio e que começou já a ensaiar. O insulto, o enxovalho, a confusão

Para finalizar dizer que me reclamo-me da esquerda reformista, o que não me impede de considerar que devemos favorecer tudo o que impeça o PS de cair demasiado para a direita, mas isto sou eu a dizer que ainda sou crente
Ainda não decidi em quem vou votar. Mas por várias e boas razões não votarei no PS

Anónimo disse...

E tao democratas que eles sao!ja enviei dois comentarios e como nao gostaram,foram para o lixo!mas nao faz mal devagarinho vao deixando cair a mascara!Democratas?deixa-me rir!As atitudes ficam com quem as toma.

tecelao disse...

anonimo,
como deves compreender quem decide da relevãncia dos comentarios aqui somos nós.Os teus, por acaso, foram para o caixote das inutilidades, por isso mesmo:eram irrelevantes.
Não insistas,pois.

Covilhã, consciente disse...

É bom dizer-se que os comentarios não publicados deste lamechas são apenas ofensas e raivas explicitas.
Não compreendo a incapacidade deste senhor. Insiste insiste como se sentisse no direito de entrar em casa do vizinho impondo a sua estupidez.
Pois se sente com tanta capacidade não percebemos porque não recupera os blogs que tentou criar e morreram por incompatencia e incapacidade.
Um dia quem sabe se publiquem todos os comentarios para que os leitores percebam do que estamos a falar.

Anónimo disse...

Fiquei agradavelmente admirado por esta colagem do CC. Concordo praticamente com tudo o que ele escreveu e elogio-o pela coragem que teve ao fazê-lo, sabendo de antemão que iria causar alguma polémica.

Primeiro vou revelar que estava a pensar votar branco como forma de protesto contra TODOS estes partidos. No entanto, reconsiderei. É verdade que o PS de José Sócrates tem sido tudo menos perfeito e, provavelmente, não mereceria continuar no governo. Porém, quando a alternativa se chama Pedro Passos Coelho com todas as suas ideias (ou ausência delas) não me resta outra alternativa que "votar útil". Não há nada que me assuste mais que Pedro Passos Coelho e a restante cambada do PSD a governar Portugal, ainda para mais com Cavaco Silva Presidente da República!!

No dia 5 de Junho eu votarei José Sócrates!

maquielpinto disse...

Eu gostava era meismo de sabeir o fariam a eiste cromo se foisse ao comicio do psdei a chamar garoto ao passos coelho, afilhado dos cavaquistas preisos por roubo bpein etceitra etceitra..

H2SO4 disse...

"Para finalizar dizer que me reclamo-me da esquerda reformista, o que não me impede de considerar que devemos favorecer tudo o que impeça o PS de cair demasiado para a direita, mas isto sou eu a dizer que ainda sou crente
Ainda não decidi em quem vou votar. Mas por várias e boas razões não votarei no PS” – Disse Tecelão.

Estes tempos, de facto, estão um pouco conturbados. A racionalidade deu lugar à emotividade e, desta, à falta de raciocínio lógico vai um passo. Ao ler o que o tecelão escreveu fica-se sem saber qual o partido reformista de Esquerda alternativo ao PS. São estas bizarras conclusões que levam às mais absurdas decisões. Se não, vejamos: PCP e BE, na minha modesta opinião, não são nem nunca foram reformistas. O Jerónimo, formatado, no marxismo-leninismo de estrutura Estalinista pede um Estado que controle tudo e coloca-se como vanguarda do mesmo. O Louçã, que não se sabe bem o que quer, teve um mestre ao nível da retórica política que não hesitava afirmar, em plena Revolução Bolchevique, “ Se o Sol brilha só para a burguesia, nós apagaremos o Sol” – Trotsky –
À direita, encontramos um partido que quer promover um programa de alterações tão gravosas a nível social, que pode comprometer toda a sustentabilidade do modo de vida conquistado e defendido nos últimos 70 anos, por toda a Europa. Esta transformação não tem nada de Esquerda nem de Reformista: é um autêntico golpe de Estado Ultra liberal, aprendido e estudado nos fundamentos da escola de Milton Friedman. Esta força política chama-se PSD e tem uma multidão enorme de economistas, que vivem ao serviço dos mais reaccionários interesses, a defender esta teoria de choque que atiraria o País para um nível de vida tal que as reações sociais seriam imprevisíveis. Resta-nos o CDS, essa coisa híbrida de Direita que tem um líder com uma retórica notável e pouco mais. Ele é liberal; ele é populista; ele é católico; ele é democrata; ele é conservador; ele é agricultor; ele é de Direita; e, pasme-se, consegue estar à esquerda do PSD, segundo ele.
Assim sendo, ou algum partido me escapou, ou, meu caro tecelão: vai votar em branco ou abster-se.

António Garra disse...

No próximo dia 5 de Junho o voto útil para a Demmocracia Portuguesa é o voto na Esquerda. E infelizmente a esquerda em Portugal é representada por CDU e BE somente. O PS de José Socrates (Homem muito rico agora, mas nem tanto ou mesmo nada quando estava na Covilhã)demarcou-se com as suas politicas e aliou-se à Direita. A fazer fé nas últimas sondagens mandadas fazer por encomenda, pelos partidos da Toika direi que o Povo Português em 5 de Junho votará FMI/CE/BCE 85% esquerda 15%
Lamento que o Povo Português não consiga contrariar estas politicas que nos têm arrasado. Insistem que FMI/BCE/CE nos vieram ajudar e negam-se a ver a desgraça em que cairam os Países Grécia e Irlanda onde estes senhores tambem foram chupar o resto da carne que ainda havia.
Eu em 5 de Junho voto CDU.
O VOTO ÚTIL da esquerda.
Para finalizar direi que estou admirado com os espantos de alguns comentários pelo facto deste Blog ter conotação com o PS. Vê-se que não seguem com assiduidade os que aqui se vai passando ou então não sabem ler (sem ofensa).

tecelao disse...

h2so4,

Cheguei atrasado ao teu comentário, mas leio o que escreves com atenção, até porque o fazes, quase sempre, de modo inteligente.
Parece-me, no entanto, que desta vez, acometido, quiçá, por algum excesso de racionalismo resolves fazer um exercicio de adivinhação. Como se o conceito de reformismo de esquerda tivesse um único reduto ou se esgotasse nos partidos que referes e nas suas práticas politicas.
Ora, é precisamente aí o teu equivoco, pois não estando em causa a minha orientação de voto, o certo é que há mais vida para alem do bloco e do pcp, do ppd e do cds.

carpinteira disse...

ouro,

se como dizes, lês com assiduidade este blogue, nota-se que não o fazes com atenção suficiente.
Bom, o resto de que falas é a velha história bolchevique de quem não está comigo está contra mim.
Nada a fazer. É o que há

H2SO4 disse...

Caro tecelão,

se tal partido existe, partilha essa informação com os carpinteiros; eu, ávido, espero com o lápis detrás da orelha, por tão inaudita revelação. Cumprimentos.

tecelao disse...

Primeiro deitas-te a adivinhar, agora aguardas por epifanias. Mas em que parte dos meus comentários te fiz eu crer que o reformismo se encontra na partidarite? Bem plo contrário. Aliás, já por outra ocasião, a propósito deste tema, aqui botei o meu modesto pensamento. Por isso vou lembrar mais uma vez que em democracia o voto é sempre uma escolha entre alternativas, que não obrigam o eleitorado - seja ele de esquerda ou de direita -, a rever-se no sistema partidário vigente. Ora, tambem tu reduzes o regime democrático a uma formula simplificada, que assenta apenas na democracia com os seus representantes partidários eleitos, com as suas virtudes, os seus defeitos e os seus males maiores e menores. Está bem visto, mas parece-me pouco. Continuo a acreditar noutras alternativas civicas. Digamos que sou um crente.