quinta-feira, 16 de junho de 2011

diz que as provas vão ser repetidas...




Eu acho que a par da prostituição, copiar é das mais velhas profissões do mundo. Mas, mais grave, ou tão grave, como copiar num exame ou frequência é o plágio nos trabalhos académicos, este sim uma verdadeira praga que pulula alegremente e com impunidade total pelas universidades e politécnicos tugas.
No entanto, existem hoje no mercado bué softwares, que permitem contrastar os trabalhos dos alunos com o conteúdo de mais de 100.000 fontes da Net, livros, revistas científicas etc. Grande parte destes detectores também permitem valorar o nível de similitude entre as provas académicas ( teses de mestrado doutoramento e afins) entregues recentemente e as de anos anteriores. Quantas instituições universitárias em Portugal estão munidas destes mecanismos, que no fundo acabam por ser ferramentas educativas de detecção de mentiras? Eu não conheço uma

8 comentários:

Covilhã, consciente disse...

Temos que olhar o lado positivo da questão.
Poderemos acreditar que todos aqueles que vierem a enfrentar um julgamento com estes futuros juízes, poderão sempre repetir a cena corrigindo o erro, ou seja se tiveres roubado poderás devolver antes de cair na cadeia, se circulares com excesso de velocidade ou de álcool poderás sempre repetir...
São boas notícias para quem mais necessita...

manufactura disse...

...não é só no meio académico, mas começa já em todos os níveis escolares... trabalhos descarada e criminosamente copiados da net, são classificados pelos professores, que depois encolhem os braços como reacção... este ano penalizei severamente trabalhos, total ou parcialmente, plagiados e perante as reacções de indignação, algumas violentas, quase me senti eu a ciminosa:):):)... no 11º ano os alunos não tinhma absorvido o alcance do que é o plagio...

Anónimo disse...

Este post está pouco sustentedo. Não me parece que os trabalhos academicos sejam copiados com a frequência que o autor do post pretende fazer crer.

manufactura disse...

...a nossa justiça é uma choldra...

Anónimo disse...

Esta historia do copianço ja vem de lomge e desde tenra idade,eu que ja sou meio velhote,frecuentei a escola campos melo na decada de sessenta do seculo passado ainda me lembro que a malta ja nesse tempo so nao copiava se nao pudesse.

Anónimo disse...

anonimo das 13e25,nota-se que a tua aprendizagem é antiga,tão antiga,que na altura ainda se escrevia "frecuentei" em vez de frequentei e "lomge" em vez de longe.
Tantos anos e nem o copianço te valeu para aprenderes a escrever,pá!Hihihiihii

Anónimo disse...

Oh anonimo das 13:25 nao te admires que eu de erros aquilo antigamente chamava-se escola industrial e comercial campos melo,era mais para aprender a trabalhar do que a ler e de la sairam grandes profissionais na area da eletromecanica,o que foi o meu caso,contabilidade e tecnicos para os lanificios que na epoca eram os grandes empregadores da covilha.Em 1969 com 16 anos ja trabalhava o meu pai era pobre e nao pude estudar mais nem ainda ca havia ensino superior,as tuas criticas nao me afectam tenho muito orgulho no meu percurso escolar e profissional.

Anónimo disse...

Enganei-me,a minha resposta era para o anonimo das 14:10.