quinta-feira, 9 de junho de 2011

Novos espaços abrem na cidade? É só rir




É mais uma tentativa para reinventar espaços que aos poucos se tornaram num imenso vazio urbano da Covilhã, i.e., um sitio que podia ser de excelência (junto à UBI), mas que pelo contrario, até levou ao encerramento do bar restaurante Soda já lá vai quase um ano. É só rir.
Obviameinte que tamanho fracasso deve-se exclusivameinte à falta de estratégia da CMC para estes locais da foto. A administração do condomínio tarda em perceber que a Goldra/jardim do Lago, devem ser vistos como espaços que só fazem sentido a partir do uso que as pessoas possam e devam fazer deles. Mas as luminárias do planeamento urbano covilhaneinse, (já o aqui escrevemos por outras ocasiões) persistem nesta predilecção pelo cinzentismo, em favor de modelos que ignoram ou desdenham o que é característico da Covilhã, onde se devia reencontrar o espaço do imaginário, da surpresa, da expressão colectiva.
Em vez dos lugares de fruição publica, assumirem um papel estruturador e unificador, como acontece noutras cidades da região, (já aqui demos o exemplo do parque da Guarda) no condominio covilhaneinse subjugam-nos a critérios abstractos e descontextualizados, passando a valorizar e a concentrar atenções no vazio.
É claro que a Goldra continua às moscas porque é um lugar inóspito, não só pela insuficiência de arborização, mas também pela má qualidade dos materiais, que potenciam situações de desconforto térmico em dias de calor, convertendo-se num ermo petrificado e frio durante o Inverno. Não é por acaso que os covilhanenses ignoram estes sitios. E provavelmeinte vão continuar a ignorar

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com o que dizes em relação ao parque da Goldra, mas acho que o Jardim do Lago tem bastante gente durante o Verão

Anónimo disse...

É por estas e por outras que a Covilhã se tornou um subúrbio de Castelo Branco.

Não há ideias, não há dinâmica, não há visão, não há isenção, não há nada de bom neste pinto nem no seu séquito.

Importemos um Morão!

A Covilhã neste momento é a UBI.

Anónimo disse...

ai o pinto do cavalo...