quarta-feira, 15 de junho de 2011

o que é covilhaneinse é bom III


Constato que o estimado basbaque não vai muito à bola com as frutas e legumes do condomínio. É pena. Está na hora, pois, de ir ver o eclipse e os Laços de sangue.
Bom, o melão covilhaneinse, ao contrario dos outros melões tugas apresenta uma cor amarelada e um formato oval; é de origem asiática e foi trazido para o condomínio por Pero da Covilhã e seus muchachos numa das suas viagens pelas terras do Preste João. Trata-se de um herbáceo da família das Cucurbitáceas com sementes amarelas comestíveis e de grande beleza estética e paladar suave. Era muito apreciado pelos covilhaneinses dos séculos XVI e XVII, pois acreditavam nas propriedades deste fruto para curar o hemorroidal e atenuar a irrigação vaginal, tendência que se veio a perder nos séculos seguintes devido ao aparecimeinto do chá de malvas e mais recentemeinte deste anti inflamatório poderosissimo.

4 comentários:

Anónimo disse...

oh tecelao desculpa la,mas andas com um bocado de falta de imaginaçao,coisa que nao era teu apanagio.

tecelao disse...

Falta de imaginação? Talvez. Mas não esqueças que estou imbuído do espírito rural que presidente Silva trouxe até nos no passado 10 de Junho.
Estou de regresso à lavoura esse novel desígnio tuga que os covilhaneinses não podem deixar fugir. Lembra-te que muito antes dos lanifícios, a Covilha sedimentou-se como uma região com tradição agrícola, a sua razão de ser reside precisamente aí, nestes sectores e produtos, que o proprio Adam Smith apontava há mais de duzentos anos. Cavaco percebeu isso e veio alertar-nos. É preciso, pois, divulgar o que é nosso. É isso que estou a fazer. Lamento o teu aborrecimeinto e que não tenhas entendido.

Anónimo disse...

Oh tecelao se o problema e agrario estou contigo.Viva a reforma agraria!

Anónimo disse...

Tecelão: Tiro-lhe o chapéu. Você consegue dizer esta coisas todas sem se rir e fazer com que alguns incautos acreditem no que diz. Parabens p'lo talento.