quarta-feira, 27 de julho de 2011

ligação Guarda - Covilhã


Já por outra ocasião aqui reproduzi algumas duvidas quanto à utilidade da linha que liga a Covilhã à Guarda. Opinião que não é consensual no blogue e ainda bem, até porque convivo na perfeição com quem discorda do que penso.
Bom, em primeiro lugar, e sem a pretensão de me alongar em considerações temporais, convem ter em conta que a construção desta linha, assumiu uma preponderância específica, num determinado tempo da sua história, para além do transporte de mercadorias e de pessoas, pretendia também, acelerar o progresso do interior do país através das comunicações para a Europa, coisa que nunca se veio a concretizar pelas razões que todos conhecem. Tudo isto, numa altura em que esta linha potenciava o tráfego local, “inter urbano” e de relações dinamizadoras e estreitamento entre localidades que, devido à falta de meios de transporte alternativos, recorriam ao comboio. Era assim, praticamente desde Caria, Belmonte, Benespera até à Guarda. Mas isso já foi. Hoje, o transporte ferroviário nesta linha, dispõe de características específicas completamente diferentes, que deviam ser aproveitadas pelo facto de proporcionarem um trajecto de grande beleza paisagística, histórica e cultural. Dito isto, a questão que coloco, é se o investimento que agora está a ser feito pela REFER, (depois de décadas de abandono da linha Guarda/Covilhã e das populações por ela servidas), valerá a pena; numa altura em que, as duas localidades tem ligações rodoviárias pela A-23 a distarem 20 minutos? Há quem defenda que devemos reflectir a linha, enquanto meio seguro, alternativo e de velocidade constante programada que o comboio oferece ao cidadão. Tudo bem. Mas essa, parece-me na actual conjuntura, uma questão irrelevante, que apenas faz sentido em regiões com uma densidade populacional onde os fluxos de pessoas entre localidades são incomensuravelmente maiores do que aqueles que se verificam entre a Covilhã Caria Belmonte/ Benespera/Guarda, i.e.,em zonas onde as pessoas só utilizam o transporte ferroviário porque os locais por onde se deslocam diariamente, há muito que se encontram congestionados por fluxos de trânsito automóvel. Creio mesmo que, neste momento, a segurança ou a velocidade constante, numa linha onde já quase não existem pessoas, não tem qualquer significado para a mobilidade das populações entre as duas cidades. Mas isto sou eu a dizer, que de comboios não vejo um boi

2 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Tecelao, este seu texto vem na mesma lógica do neo liberalismo de acabar com tudo o que seja serviço publico. Acho que não está a ver bem o problema desta linha.

Anónimo disse...

A parte de todas as restantes opinioes, talvez a merda das portagens venha desviar mais pessoas para o transporte ferroviario.