terça-feira, 11 de outubro de 2011

Morte na mina


Não é timbre deste blogue a propensão para a tragedia e para o drama. Mas quando observamos esta reportagem da SIC, não podemos ficar indiferentes. Quando olhamos para a morte de um jovem mineiro na panasqueira, chega-nos de imediato à memoria, esse retrato fidedigno, que Fernando Namora descreveu em, "Minas de Sao Francisco" sobre as condiçoes deploráveis em que se extraia o volframio do fundo da mina no seculo passado.P’los vistos, e tendo a conta o relato do jovem que aparece na imagem, as condições de trabalho não se alteraram por aí alem nos últimos 50 anos.
Ainda que mal pergunte, e perante tamanha tragédia, que é feito dos sindicatos e da inspeção do trabalho?

3 comentários:

Anónimo disse...

Quem diz que as condições de segurança na mina não se alteraram em 50 não sabe o que diz.consultem junto da administração das minas e de antigos mineiros como se trabalhava na mina há 50 anos e nos dias de hoje.O trabalho na mina é e sempre será perigoso,acidentes por mais que melhorem as condições de segurança haverá sempre.Já há bastantes anos que não sucedia um acidente taõ grave,há algumas dezenas de anos atrás eram o pão nosso de cada dia.Sei do que falo sou filho e sobrinho de mineiros.

Anónimo disse...

Claro, a morte do mineiro só pode ter sido por descuido e não cumprimento das regras de segurança na mina. É o costume

Anónimo disse...

Meus caros não sejam palermas, só há uma parava que interessa à Beralt & Tin: LUCROxLUCROxLUCROxLUCROxLUCROxLUCRO até + infinito.