terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O que poderíamos ter sido com o Francisco


É todos os anus a mesma merda por alturas do aniversário da sua morte. Ainda hoje, estou para perceber o que é que este cromo fez de relevante na sociedade portuguesa para ser elevado à categoria de mito. Mas prontus. Há muito que nos habituámos a esta especie de reactualização do sebastianismo bacoco e revisionista. Era outra estória. Não creio, pois, que o Francisco como agente político determinasse o ACONTECER tuga, muito menos alterasse o que quer que fosse no curso da história recente de Portugal.
No entanto, tornou-se claro desde há uns 30 anus a esta parte, que uma certa consciência social democrata (Peipeideipsdei) vem alimentando a mitogenia na raiz de toda a esperança. Ou melhor, uma fixação no Francisco, que assenta numa formula simples: o que poderíamos ter sido caso o avião não tivesse caído… e tal…pois...

Já o Fernando (o Pessoa) na sua Mensagem assegura que o mito é "um nada que é tudo“ Eu acredito no Fernando. Mas como não estou disposto a impor limites à minha inteligência, atrever-me-ia a dizer, para já que o Francisco é apenas um NADA, transfigurado numa caricatura. É o que é.

15 comentários:

Oi? disse...

Concordo com o que dizem, mas penso exactamente o mesmo do Álvaro Cunhal. Nada fez de relevante por este país, no entanto continua a ser idolatrado pelos seus camaradas como se tivesse feito de Portugal um sítio melhor para se viver...

Anónimo disse...

O cunhal pelo país nada fez,já pelo partido fez muito,e olha que eu não sou do partido dele,e em 1975,quando os comunistas estiveram a um passo de fazer de Portugal a cuba da europa,eu estava do outro lado da barricada literalmente,visto que na altura do 25 de novembro eu era militar com a patente de furriel miliciano e a minha unidade militar esteve do lado do Gnr.Eanes.Se souber o que se passou na época ,deve saber do que estou a falar.Numa coisa tem razão,ao país ia-nos atirando para o abismo,mas equanto comunista eu até compreendo a devoção que os"camaradas têm por ele.

Anónimo disse...

Foi apenas mais um 1ºministro dos muitos que já tivemos depois do 25 de abril,mais nada.Estes gajos do psd,como não têm nenhum "herói" do tempo da outra senhora,tiveram a nessecidade de arranjar um mito,só porque teve o azar de morrer na queda da avioneta,quando ia para um comicio no porto.Nem sequer foi ao serviço do pais,ia para um evento partidário.

Anónimo disse...

O anónimo das 20:48 tem razão no que diz excepto quanto ao evento partidário.Sá Carneiro ia ao Porto participar na campanha de eleição presidencial do Gen Soares Carneiro.E também não se escreve "nessecidade".

Anónimo disse...

Há aqui comentários que só revelam ignorância e estupidez pela falta de logica. Desde quando é que o PCP comemorou o aniversário da morte do Cunhal ? Como é que alguem pode comparar a vida de A. Cunhal com o folclore em torno desta figura do antes 25 de Abril que foi Sá Carneiro. Estejam quietos e não digam baboseiras

Anónimo disse...

Meu amigo o comicio do Gnr.Soares Carneiro,no porto,não era um evento partidário?Em minha opinião era,o Gnr.Soares Carneiro era o candidato oficial da AD,PSD/CDS.

Anónimo disse...

Eh pá chegou agora aqui um "camarada" com uma arrelia!Não digam mal do grande democrata cunhal!

Anónimo disse...

Anónimo das 20.48 de 5 de Dezembro. O PSD não teve nenhum herói??? Sabes que o Dr. Sá Carneiro com outros, Pinto Balsemão etc. estiveram como deputados na Assembleia Nacional e fizeram o regime tremer.Desculpo-te porque deves ser muito noco para saberes disto. Pena para o país Sá Carneiro ter morrido.Com ele estariamos seguramente melhor e muitos dos mentecaptos que ocuparam lugares de sdetaque no partido tinha sido arrumadores de automóveis.

Anónimo disse...

Oh anónimo das 14:29,se calhar até sou mais velho do que tu,tenho 59 anos,e sei bem o que foi e quem eram os deputados da chamada ala "liberal" da então assembleia nacional,Sá Carneiro,Pinto Balsemão , Miller Guerra etc.Não te ponhas a adivinhar,porque se calhar enganas-te!

Anónimo disse...

Então não há heróis no PPD/PSD?Esquecem-se do grande Emídio Guerreiro ex-LUAR que substituíu o Sá Carneiro como Secretário Geral do PPD?Isto para não falar dos heróis actuais como Isaltino,Valentim Loureiro,Duarte Lima e Dias Loureiro.

Anónimo disse...

Herois no PSD?? Isso é o que não falta, pintos, frexes ...bem pera ai!!estes não são..quando muito são adesivos que colam onde dá jeito..
Agora as Zitas importadas da selva comunista já têm que gramar o crachá...

Anónimo disse...

Ainda me estou a rir com os comentários destes dois anónimos!Boa!

Anónimo disse...

É o que se podia chamar do verdadeiro risotas..
Um riso triste e envergonhado meu caro...

Anónimo disse...

(Cont)
Podes crer que se o Francisco fosse vivo, muita desta escomalha que se aproveita do partido e dos portugueses nunca teria existido.

Anónimo disse...

Risota é a maneira como tu escreves.Escomalha?É escumalha meu!E estás para aí a tecer loas ao carneiro que se calhar nem conhecetes,ou ainda pior nem tinhas nascido,ou andavas de fraldas.Eu como já aqui escrevi tenho 59 anos,e não lembro de nada de relevante que o homem tenha feito.Foi mitificado artificialmente apenas pela maneira como morreu.