segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Violencia piscologica...


Vou hoje, aqui contar a história de um marmanjo fino, bem vestido, engomado, bem-falante, controlador e sedutor, engenhoso e ardiloso, esperto e típico manipulador, que se pavoneia escondendo o mais degradante da condição humana.
Na praça disfarça o mau íntimo, a predisposição para o conflito, a agressividade e intriga, o autoritarismo, o egoísmo, o contraditório, o quezilento e agressivo, o intriguista que atribui os males do mundo, ao que as pessoas ouvem, e á importância que dão a “quem lhes faz a cabeça”.
Cheio de dívidas, jogador barato, gastador procura parecer o que não é, nem tem, mantem os seus pequenos e vulgares vícios, á custa da pressão e chantagem sobre aqueles que nele ainda querem  confiar e a quem por necessidade miserável, recorre.
Não apenas aproveitador da fraqueza, usa a confiança, …como escudo das suas trambiquices, e tem especial capacidade de atribuir responsabilidade e culpa a terceiros.
Em casa, onde todos o conhecem, pelas diversas razões, esconde o mundo atribuindo culpas a tudo e a todos, conseguindo a proeza de demonstrar que o mundo se resume á casinha onde ainda é rei. Oportunista, mantem refém a sua companheira por usurpação do pouco que lhe resta.
Um belo dia, o marido da vizinha, a quem este marmanjo atribui a responsabilidade de ameaçar"o bem estar do seu lar" e a confiança que a companheira disfarçadamente e assustada lhe manifesta, contava eu, foi fazer uma viagem.
Nasceu-lhe, mais uma vez, uma alma nova. De imediato com o afastamento da pessoa, não hesitou, assegurar á companheira que "a vida dela iria ser muito melhor e que não teria de sofrer mais", porque os alertas daquela gente apenas eram perniciosos á alegria do lar onde ele era rei e ela súbdita das maroscas entroncadas numa vida de enganos e embustes do marmanjo.
Esta é a história de um agressor e mestre na violência psicológica, não te deixes burlar.



PS: não gostei de ver esta semana atribuída possibilidade da Covilhã e o Fundão, finalmente poderem estar de mãos dadas, graças á partida de Manuel Frexes.

4 comentários:

Anónimo disse...

Violência piscológica...e mal cheirosa!

Anónimo disse...

Um texto cinco estreilas!

luisa oliveira brancamp disse...

Bem, eu nunca fui muito à bola com aquela gente do fundão, mas esta súbita aliança com o pinto cheira-me a esturro e das duas uma: ou o doutor paulo fernandes está a ser um anjinho ou então não sabe com quem esta a meter-se. Isto sou eu cá a pensar coisas

José Alves disse...

A melhor definição de caráter que já vi,do troglodita que nos (des)governa.Parabéns!