terça-feira, 9 de abril de 2013

Empalmeirar em arco ou os numaros já não são o que eram?

Diz que a escola das palmeiras recebeu um galardão de mérito e que a taxa de sucesso está proxima dos 100% que é o que já acontece no 3.º ciclo e está em 91% no ensino secundário. Extraordinário.


Ainda bem para eiles e para toda a comunidade escolar.Estão de parabéns, pois atão!
Mas deixem lá veir se somos nós que não estamos a veir bem a coisa: atão como é que a escolinha rejubila com tão gloriosos e mui nobres resultados, quando no ultimo ranking nacional (2012) apresentou esta classificação? 

276
Escola Secundária Quinta das Palmeiras
Covilhã

4 comentários:

Anónimo disse...

É o facilitismo. Passar os alunos é fácil, mas depois nos exames nacionais já não existe ajuda.

Anónimo disse...

Fui à procura do ranking 2012 no Expresso (aqui) e encontrei outros valores. Seja como for, verifiquei que:

1. Os alunos da Frei Heitor Pinto têm melhor classificação média nos exames nacionais.

2. O diferencial entre o valor médio das classificações escolares e das classificações de exame (que é natural que exista em todas as escolas, atenção) é maior na quinta das palmeiras do que nas restantes escolas secundárias da Covilhã.

Partindo apenas destes números eu concluo que não é nada claro que a Quintas das Palmeiras seja melhor que as restantes escolas da Covilhã.


Mas há mais: nos últimos anos, por razões que me ultrapassam completamente, a Quinta das Palmeiras tem atraído os alunos das classes socioeconomicamente mais elevadas. O que resta vai para as restantes. Creio que pelas mesmas razões, a Frei Heitor Pinto e a Campos Melo têm muitos mais alunos do ensino profissional (via seguida atualmente pelos alunos que têm maus resultados no ensino regular) do que a Quinta das Palmeiras.
E o que me espanta é isto: como é que a escola com os alunos com melhores condições não é a que tem melhores resultados em todos os parâmetros de todas as avaliações?

Os números são o que são. E os galardões da Quinta das Palmeiras valem o que valem.

Anónimo disse...

A Escola Quinta das Palmeiras tem um gabinete de imagem. As outras têm mais que fazer e diretores menos presunçosos. É apenas uma questão de imagem.

Anónimo disse...

Ui,ui,ui,ui...tanta dor de corno!