sexta-feira, 14 de julho de 2017

Vamos lá a ver se a gente se entende…



Não é a primeira vez que esclarecemos o que somos e o que queremos
Citar o nosso nome é para nós uma preocupação, não queremos sequer que se saiba da existência do nosso cantinho, num mar imenso…tão pouco, no mundo e arredores! Será que temos direito á nossa privacidade?
Há vários meses, decidimos não admitir comentários com insultos  ou obscenidades, e desde esse momento não citamos ou falamos de nomes pouco higiénicos á salubridade mental. Ainda assim, alguns insistem marrar com o carpinteira.
Partilhamos a nossa opinião, encontra-a quem a procura. Nunca fizemos campanhas, convites etc, para que nos descobrissem. Fazemos até questão de informar que “este espaço não é para basbaques” e que pondere bem, se deverá voltar, caso tenha nele tropeçado. A única coisa que se pretende neste espaço é fazer um registo da nossa opinião. Opinamos pelo que esta dito e publicado.
Por isso não queremos publicidade gratuita, apesar de enganosa.
Mas, merece o autor do uso abusivo do nosso nome, algumas considerações:
Se alguma vez pretendesse participar no discorrer de alguma opinião nossa, poderia fazê-lo. Não colhe, o próprio ou por entreposta pessoa, comentários alarves, ofensivos utilizando verborreia vocabular.
Simples! Seja claro e honesto intelectualmente. Recomendamos três passos: 1- O facto, 2- A opinião, 3-A conclusão. Nunca tenha a pretensão de convencer ninguém, aqui só devem participar pessoas com vontade e opinião própria. É difícil? É!. Especialmente pra quem se aproveita destes espaços para catequizar fieis. Não é o nosso caso! Sempre assumimos que o agora revelado, foi a pior coisa que alguma vez aconteceu á Covilhã. Sempre foi a nossa opinião.
Em próximas ocasiões, se o distúrbio e desorientação o obrigar a usar o nosso nome, por favor, não nos cite simultaneamente com outros espaços. Como o nosso cantinho só há um, o nosso e mais nenhum! Alguma razão haverá, para que eles apareçam e desapareçam e este cantinho permaneça há dez anos. E tudo está conforme o original. Se fosse o caso, ninguém precisaria de usar print screens para provar a sua razão. Nunca precisamos de bater e fugir. Trocas e baldrocas. Registar e apagar. Porquê? Porque apenas registamos a nossa opinião e assim queremos continuar.
Em próximas ocasiões, se as houver, não se atribuam mandantes ou autores. Já tivemos milhares, algumas vezes, até com “certezas” publicadas nesse espaço, de que agora se procura autor para notificar. Tipo, o que não tinha conhecimento da audiência em tribunal! Foram sempre encontrados autores variados, conforme a circunstância ou opinião. Já fomos de comunistas a fascistas. Enfim…compreende-se de quem lê uma opinião e em torno dela faz conjecturas.
Agora, elevar a inteligência da personagem vitinho a mandante? Uma barbaridade do intelecto e uma aberração opinativa incongruente. Das duas uma! saiu do pacote da milupa ou é um tipo que saiu  de uma lata de tomates da guloso? decidam-se! Nós opinamos que saiu da milupa. É a nossa opinião!
Não ofenda, não ataque pessoas, essas sim anónimas, ou seja, sem interesse publico. Não permita ou obrigue os seus correlegionários a publicar e partilhar, barbaridades, ataques em modo e tom igual ao discurso do mandante e igual no blog. Uma espécie de brincadeira entre o passos e maduro, qualquer semelhança é pura coincidência?! Eles serão cúmplices.
Já agora e para terminar, pare, olhe, pense e perceba verdadeiramente a causa do destrambelhamento. Veja-se que, em boa verdade, não precisa de ser enxovalhado. Enxovalha-se a si mesmo. O modo e o tempo das atrocidades são de autoria própria. O tipo de pessoa que ninguém quer levar ao baile, a qualquer momento envergonha os próprios amigos, e dele, passam a querer distancia.
Pense e pense bem, faça uma auto avaliação e veja se aceitaria um convite de si próprio para ir ao baile. O tipo do espelho é perigoso? Finalmente, estaríamos de acordo…
Veja se vai a tempo de pedir desculpa a todos quantos o aconselharam a parar. Apesar de tudo, poderia ter escolhido ficar na história por eventuais boas razões, escolheu sair da pior maneira, banalizado, odiado, descoberta a verdadeira essência da personalidade.
Por fim, recomendamos um pedido de desculpa a todos quantos deram a cara por si e se sentem agora achincalhados. 
A arte de sair de cena é um atributo que não se encontra no homem banal.
É verdade, quem com ferros mata, com ferros morrerá na praça publica.
Bom! e agora  vamos recolher-nos, eu e a minha consciência, para continuar a seguir a serie Games of Thrones...

11 comentários:

Anónimo disse...

Caro CC,
O texto é bom, pertinente e assertivo, mas, mesmo assim totalmente ineficaz.
É sempre bonito ter esperança, mas esperar que alguém que apenas se ouve a si próprio e que consegue acreditar nas suas próprias mentiras poderá ponderar sobre o seu próprio comportamento ao ler este texto é pura ilusão.
Nasceu assim; morrerá assim. Enquanto isso, ocupar-se-á com o berço e nunca com a campa porque os deuses não morrem, renascem.

covilhaneince disse...

CC, estou de acordo!
Fazes bem o enquadramento deste espaço.Não tem uma agenda. Não é um projeto. Um plano ou coisa que o valha. Discorre em absoluta liberdade de pensamento e consciência. A ironia um instrumento, que alivia a solenidade da opinião. Salazar perseguia os panfletos, outros o charlie. E afinal todos somos charlie hebdo!
Falta só referir, todos aqueles que se aproveitam da nossa opinião.
Sabes tu e sei eu, daqueles que até melhoraram a sua vida, consentindo que a sua opinião era carpinteira. Sabemos hoje que acabam em cafofos, tristes e abandonados. A opinião não se copia, tem-se ou não.
Outros navegam na onda, são candidatos e entre anúncios promoções e outras manobras, não revelam opinião.
Conclusão, pobre Covilhã, objectivamente dia 7 de Agosto, estará confrontada com uma escolha sem se conhecer a essência da opinião dos escolhidos.
Tudo pode ser dito sobre os últimos quatro anos. Uma coisa é certa. É uma satisfação ver participar em fóruns públicos covilhanenses dar a sua opinião com sentimento de liberdade. São muitos e temos de admitir que alguma coisa mudou.
Durante trinta anos nem sabíamos que havia covilhanenses com opinião. Com cara ou sem cara destapada, corajosos ou oportunistas, há opinião. O espaço publico ganhou a liberdade ou terá perdido o medo. Valerão sempre a pena os diálogos de consciência. Parabens CC.

Anónimo disse...

Adorei o Game of thrones.

Anónimo disse...

O que seria um estado de direito sem "opinião"? O Relvas ainda seria ministro, o Ricardo o DDT, etc etc etc...

Anónimo disse...

é bom que nesta historia dos blogs não fiquem pelo autor e só ele é que ilude a investigação vejam os cumplices os rapazes e raparigas que mantiveram este enrredo

Anónimo disse...

deveria haver premio para a delação caso contrario são cuplices

Anónimo disse...

Tal como diz o comentador das 13.16h era bom que não ficasse apenas pelo mentor e também os cúmplices sejam apanhados, ou pelo menos que se saiba quem são, se a justiça não for feita nos tribunais pode ser que aí numa rua menos iluminada se faça! Era Espaço que eu não seguia, mas as poucas vezes que visitei achei deplorável! Á imagem do mentor...uma vergonha!! Quanto a mim, á minha justiça, faz-se dia 01 de Outubro. ISTO NÃO É A COVILHÃ

Covilhã, consciente disse...

14:43
Já aqui se disse e nós estamos de acordo, que nada daria mais jeito ao destranbelho, algum covilhanense ceder á força da emoção, depois de ser ofendido e reagir, a qualquer provocação de forma não civilizada. A vitimização é um traço óbvio no caminho da tatica.
Vamos com calma e nada de violência.

Anónimo disse...

Um pouco como a alegoria da caverna, mas ao contrário: a malta que vive no mundo real olha para a gruta, convencido de que aquilo é a realidade! E é a realidade de alguns, que só na escuridão ou na ignorância conseguem mexer-se um pouco e é ali o único sítio onde conseguem ser felizes. E aquele que andam atrás na procura de alguma migalha fazem o mesmo jogo e vêm as mesmas sombras.

Anónimo disse...

Sempre pensei que as redes sociais são um potencial muito importante na comunicação, mas na verdade também temos que ter a consciência de que estas plataformas de comunicação são extremamente perigosas quando não se sabem utilizar,
Os parabéns do coração aos responsáveis deste blogger, porque ao longo destes dez anos de existência vem evoluído, tem-se sabido adaptar a realidade atual, e vem dado um bom contributo para clarificação de situações e tem ajudado a resolver alguns conflitos.
Gostei particularmente do que aqui li hoje, é mais uma vez dou os meus parabéns aos seus responsáveis .
É também é verdade que não temem que sejam descobertos, porque afinal os que mais mal tem feito a sociedade e a muitas pessoas têm sido descobertos e espero eu, que venham a ser altamente penalizados, pelas imprecisões , pelo vocabulário , pela forma como se dirigem as pessoas , sejam elas letradas ou menos letradas.
Todos temos direito à vida, ao nosso cantinho, mas há alguns que querem que a vida só lhes sorria a eles , depois a eles, é só depois a eles e muito mais tarde a eles também .

Covilhã, consciente disse...

Caro 16:39
Já aqui dissemos hoje, que não fazemos agradecimentos, não por imodestia, mas por ter a convicção de que dos nossos diálogos com a consciência resulta opinião que merece ser aqui guardada. Não temos que temer, porque consideramos que não há nada para esconder.
Como toda a opinião,a nossa resulta dos factos, que não inventamos( não fazemos noticias) e logo expostos á opinião de todos. Se estão de acordo com ela ou não, isso é outra coisa e também não nos preocupa.Temos a certeza de que muita gente preferia que não houvesse opinião. Logo, tudo continuaria a correr a seu favor e melhor não podia ser. Mas a escrutínio publico esta sujeito aquele a quem foi confiada a coisa publica e disso não pode escapar. Poderíamos não ter opinião sobre a prevaricação de pagar em dobro o ordenado a uma esposa ou ex (para sermos precisos sem possíveis distorções)? Nós e todos os pensantes.
Já agora, aproveitamos para reiterar que qualquer cidadão publico ou não, poderá sempre participar, com modos é certo e respeitando os três passos para ter opinião: 1-O facto, 2-A opinião, 3- A conclusão e deste modo estará no nosso registo. Pela nossa parte não sentimos necessidade ou predisposição para criar entropia na justiça. Estamos sempre disponíveis para colaborar.Na descoberta como dizes só nos preocupa mesmo a fama, que não queremos. Só queremos mesmo o nosso cantinho...
O anonimato tantas vezes mal interpretado, curiosamente criticado por anónimos, onde todos somos anónimos, só nos parece perigoso quando esta ao serviço de uma intenção ou interesse obscuro inventando, escondendo subversões etc. De resto é apenas o nosso cantinho onde guardamos os nossos desabafos. Quem não fez, no bar na taberna, em casa ou qualquer local onde se sente seguro? De resto não deve ter qualquer importância, ou terá aquele cuja opinião não favorece os seus fins e se sente a descoberto.
E acredita mesmo, que esmiuçar a opinião pode aprofundar informação e até quem sabe agravar a opinião seja ela boa ou má.
Estaremos sempre disponíveis para conversar e acredita, nunca os nossos netos se sentirão envergonhados, quando formos (se formos!) mandatários duma juventude e por aqui compararmos um juiz a um pedreiro.
Até sempre!