quinta-feira, 24 de agosto de 2017

jactância velhaca, surpresa ou confirmação?



(texto longo..as nossas desculpas! para ler na integra, claro!... não sendo basbaque...)
Perguntamo-nos, como é possível tanta intrujice para a ressuscitação politica, após trinta anos de poder? Nós próprios, nos nossos debates de consciência, demoramos a encontrar explicação.
Pode querer ressurgir acusado, condenado, desmascarado, envergonhado etc., nada justifica tanta mentira, intrujice, provocação, intriga e desmando no modo de se apresentar.
Dizer-se da sua propensão inata para arrogância, sentido agitador e provocador, senilidade vingativa, decrepitude natural, não explica nem justifica, tamanho menosprezo público e saída de cena humilhante, perante o desvendar da evidência.
A deturpação e descontextualização da imagem, da opinião, o insulto, o destratar, a ofensa desdenhada, a crítica aviltante, resultam no mais angustiado e penoso reaparecimento que poderíamos imaginar.
Cabisbaixo, abandonado, desamparado, ermo em salas de reduzida plateia…enfim, apesar de tudo, admitíamos contar com outra postura e contributo num debate, que não deveria contribuir para a lavagem da inabilidade, daqueles cujo verdadeira aspiração é ser pior que o dito. Não obstante, considerando e confiando na sua inépcia estrutural, melhores que ele!
Nunca confiamos, acreditamos ou tivemos qualquer outra espécie de confiabilidade pela criatura. Disso nunca escondemos. Tão pérfido, nunca imaginamos. Chega a dar dó! Um dó, que não dá pena! Temos a convicção, que é o tipo de criatura a quem ajudamos a passar a passadeira e não hesitará a dar-nos com a bengala, no final do trajeto.
Mas, perguntamo-nos o que terá corrido mal? Os seus cúmplices não são todos maus. Fazemos justiça á sua cumplicidade, serenidade e postura (dos bons), manifestada na expressão, no encolher de ombros, sumiço estratégico e desabafos perante as suas atoardas públicas.
É justamente aqui que reside o problema! Não o conterem e tornarem-se cúmplices da desgraça. Igual a si próprio, morfologicamente incompetente, não percebeu que o espaço publico se ampliou. A intriga, o boato, o escárnio e mal dizer de taberna, em pseudo-acontecimentos sociais, sem resposta do visado, permite agora a defesa e demonstração. As redes sociais são violentas é certo, mas tem a coisa boa, de dar acesso á defesa e revelação dos tasqueiros. Não se indultem com o anonimato. Falem a verdade, não basta parecer, demonstrem-na.
A intriga de taberna acabou e este homem não admite, que passou a vida a vender copos de vinho, na sua tasca, nada mais do que isso!… Deu-se bem! Mas acabou o tempo…desmascarou-se a si próprio e expôs a malignidade do seu próprio ser…
Não pretendemos fazer um elogio fúnebre, mas, seguramente pré fúnebre, com fim anunciado.
A Covilhã precisa de encontrar o seu espaço, de reflectir e encontrar caminhos diferentes sem constrangimentos. Foram estes, que nos trouxeram até aqui. Somos obrigados a escolher entre os piores. Apenas eles sobrevivem, os piores! ou terem a sorte de estar a jeito... Ainda assim, mesmo atrasando por quatro anos uma escolha entre os melhores, exultamos o fim dos empecilhos
 Este homem foi um empecilho na vida da Covilhã!

34 comentários:

Anónimo disse...

Analise perfeita!! cheguei a pensar que o homem estava pirado, mas percebe-se que é dele, vá andando para tratar do netinho, é o acertado nesta idade e não vamos nós ter que passar pela vergonha de ter um presidente condenado a governar pelo telemóvel. Já bastou o curso para abalar...

Anónimo disse...

Este foi um empecilho e o Pereira foi um motor?

Covilhã, consciente disse...

18:38
Pensamos que a nossa reflexão pretende abordar a questão. Quando falamos do empecilho do de novo velho candidato é justamente essa a questão. A sua habitual intromissão na vida dos Covilhanenses é de bloqueio.
Quando estava para sair, e sabia que ia sair, mesmo acreditando na revisão da lei, brincou com a rotatividade da presidência, ao invès de preparar uma sucessão coerente, capacitada e competente. Resultado? divisão dos vereadores e uma candidatura de recurso mal amanhada e sem convicção, amarrada á mãozinha dada com o cabeçudo todo poderoso, consequência? vitoria a quem por acaso estava na paragem do autocarro...
Logo após a sua saida inicia uma cruzada com os meios e argumentos conhecidos, promovendo a inevitabilidade do seu regresso. Resultado? uma sociedade dividida capaz de se auto destruir, invocando o bem para os vizinhos e atraindo o mal á sua própria terra, a Covilhã.
Na confirmação do seu regresso, apesar de condenado e envergonhado socialmente, usa uma estratégia de perseguição afrontamento do debate simulando a confirmação da inevitabilidade do seu regresso. Consequência? tudo o que haveria para discutir, deveria ser em seu beneficio.
Resultado? Condicionou o debate, as candidaturas a começar pelo próprio partido etc.
Consequência? Não acontece debate serio e livre, mais uma vez fica condicionado.
A Covilhã não tem razão para estar descansada, não teve obra nem capacidade governativa, porem da inicio a um debate e pensamento livre e frontal, (veja as redes sociais)sucessivamente impedido nos mandatos anteriores. Já reparou que não temos gente de referencia interessada na sua própria terra?
Voltar atrás seria, mais do que vergonha uma verdadeira humilhação colectiva.
Mais acrescento, considerando o desrespeito a que o candidato se expôs seria desrespeitado e uma tragédia.
Volte sempre temos gosto em partilhar opinião, nunca é anónima é ela própria e vale por si.

Anónimo disse...

o pereira é um grande incompetente e uma desgraça para a cidade E o pinto está doido e estão a dar-lhe demasiada importância. Qualquer um dos dois é mau para a Covilhã.

Anónimo disse...

Não é só o Pereira, é o conjunto do seu staff, incompetentes e cobardes arrogantes de principio e estatuto duvidoso. A grande debilidade da lista apresentada é a promoção de um reles eng., figurante de gabinete vereador com responsabilidade politica, um duque com disseram no vosso post.

Anónimo disse...

Gosto de passar aqui. Fala-se de política sem preconceitos. Já todos percebemos que estamos confrontados com uma inevitabilidade. Reeleger Pereira. Não merece. Mas entre as aventuras partidárias disponíveis e o regresso de um abutre, não há dúvidas.
O verdadeiro voto útil para futuro na injustiça da historia. Voto Vitor Pereira.
Atenção só me comprometo por ele. O resto daquela gente é uma cambada.

Anónimo disse...

Concordo contigo 19:46
Pode ser que o Pereira no segundo mandato sem o analfabeto do Martins consiga mostrar algo bem diferente do que fez estes quatro anos. Já não terá a desculpa das dívidas do do cavalo. E muito pior que a cambada que acompanha o VP é a que acompanha o Pinto.

Anónimo disse...

A propósito de cúmplices da desgraça (do gang): Qué qué feito do trissómico de Unhé de la Montagne?

Anónimo disse...

O Pereira é uma nódoa. O Martins não merece ser sacrificado pois quando teve poder decidiu muita coisa e resolveu muitas situações. É um covilhanense de corpo inteiro...... o Pereira é o que já sabemos....

Anónimo disse...

Anónimo das 20:25
Se o Martins ganha a junta com mais votos que o VP, ninguém o vai parar dentro da máquina partidária do PS.
Ele vai afirmar que o candidato natural a câmara seria ele e vai infernizar a vida ao VP e respectivos acólitos.

Anónimo disse...

Os candidatos à presidência da Câmara Municipal da Covilhã, refletem exatamente o grau de degradação, incompetência, compadrio, mediocridade e lamaçal existente nesta cidade. Mas tem que se reconhecer que a Covilhã tem muita gente competente, séria e capaz de chefiar este município com eficácia que levasse ao desenvolvimento desta cidade. Mas para isso, tinham que se relacionar com a parasitagem política dos partidos e chafurdar com esta gente desprezível. Ora, essas pessoas inteligentes, afastam-se de quem lhes causa repugnância. A Covilhã merece muito melhor.

Anónimo disse...

Isto é a nova PIDE. Qual de vos é o primeiro a fugir?

Anónimo disse...

O Pereira não podia fazer muito mais, passou quase todo o mandato sozinho, a apagar fogos deixados e alimentados principalmente pelo CP, que durante quatro anos sacaneou a Covilhã, para nestas eleições aparecer como salvador e ganhar, assim poder voltar às negociatas e perseguições. Ameaças verbais, por tlm e msg já fez muitas. Se ganhar, o medo volta, muitos Covilhanenses iram ser perseguidos, pensar desalinhado, irá ser crime, como já foi quando CP era o dono do Concelho da Covilhã.

Anónimo disse...

Eu discordo com os dois! Então num Ano em que temos opções, em que há valores e pessoas com vontades bem diferentes, os opinadores só conseguem ver um candidato? Sim que o democrata de sorriso amarelo não chega lá! E chegando, será batido por vários! Ganhem consciência! Leiam, pesquisem, tirem as talas!

"Concordo contigo 19:46
Pode ser que o Pereira no segundo mandato sem o analfabeto do Martins consiga mostrar algo bem diferente do que fez estes quatro anos. Já não terá a desculpa das dívidas do do cavalo. E muito pior que a cambada que acompanha o VP é a que acompanha o Pinto."

Anónimo disse...

A Covilhã está reduzida a pessoas sem personalidade política. Veja-se o project-politico Farromba e o seu percurso: PSD - MAC independente? - CDS... A tipa de aldeia de Aldeia de São Francisco é que fez o pleno PS «- PSD.

Anónimo disse...

O candidato da capital em plena época de incêndios marca uma conferência de imprensa para falar em protecção, ordenamento e prevenção. Há quanto tempo é candidato? Há muito tempo. No inverno falava de neve em vez de prevenção. Agora devia falar de combate. Ele vem comprometer-se com o quê? Afinal não é preciso chegar à camara primeiro? Fiquei abismado com a proposta do rapaz de lisboa quando disse que é preciso iluminar a arte urbana na covilhã. Todos a votar cheios de energia para iluminar a arte urbana na covilhã. As coisas que ele faz com 15000 eur.

Anónimo disse...

A loucura babada do Pereira que fala no seu facebook com os seus próprios candidatos. Dizem que gostam de estar na candidatura do vitor e o vitor responde ao seu bom amigo colega de candidatura que é um prazer estarem lado-a-lado nesta missão autárquica. O futuro é falar no facebook.

Anónimo disse...

Qual agua? Qual barragem? Qual quê? O que está em causa é atar o Batista a uma viga dentro da casa e encher de agua, quem se mete com o búfalo tem o inferno á perna...

Anónimo disse...

As últimas fotos da Barragem bastsram para derrotar o Pereira. Foi pelo cano.

Anónimo disse...

O vp NUNCA SE PODE QUEIXAR DO MARTINS. NÃO GOSTOU DELE E É O CANDIDATO DO PS À MAIOR JUNTA DA COVILHÃ? DE UMA COISA ESTOU CERTA O MARTINS SERÁ SEMPRE PRESIDENTE DE JUNTA E DAI NUNCA PASSARÁ.

Anónimo disse...

Estoiroi a bomba no meio Do Nojo, Covilhã. Divulgados os impressionantes valores que o candidato quer gastar na campanha perguntaram os candidatos da junta da Covilhã e do Teixoso se podiam fazer os cartazes e os panfletos? Respondeu o ditador que quem quer ser independente e ter cartazes tem de os pagar do bolso. o Ditador nao paga nada. Está instalada a confusão nas candidaturas freguesas do Nojo. Estais ao lado deile? Aturai-o.

Anónimo disse...

Impressionantes valores? Porra então os outros há 3 meses em campanha são do outro mundo.

Anónimo disse...

Oh das 11:33 atão o que é que os caodidatos indepeindeintes pensavam? C'o velhote ia pagar alguma coisa deiles? O do Nojo já deive ter garantido um "patrocinio" pra eile. Publicidade pras jiuntas que paguem os caodidatos e inda têm de por lá a fronha do Ditadorzeco de meia tigela. E é se quereindens. Mai bom c'o quêi.

Anónimo disse...

Os independentes sem dinheiro são decadentes. Só se safam os que sao presidentes que têm onde meter a conta.

Anónimo disse...

O candidato da Nova Lisboa não pára de surpreender. Nem na palavra do moço podemos confiar. Agora quer consensos antes das eleições quando berrou no jantar de apresentação NÃO ME COLIGO COM NINGUÉM. Os do CDS pintaram o caralho por causa do Matias fazer um acordo na area da protecçao civil que inclui a prevenção e o combate a incêndios florestais e agora diz que quer consensos exactamente na area da prevençao florestal? Fechou a porta a consensos e agora já os quer?

Anónimo disse...

O menino de Lisboa não conhece nem quer saber das dificuldades da Covilhã, está a fazer campanha para entregar uns lugares aos militantes do CDS loval e assim obter dividendos na capital.

Anónimo disse...

A figura expressa na foto do ex-presidente da Câmara da Covilhã mostra uma pessoa cabisbaixa, depressiva, zangada com o mundo, desiludida, enfim ... uma pessoa cada vez mais só! Que infeliz se deve sentir esta personagem. Não se enxerga, como diria um qualquer brasileiro. Uma tristeza!!!

Anónimo disse...

O comportamento deste candidato, ex-regedor deste burgo, manifesta uma evidência óbvia: é um homem mal resolvido.

Anónimo disse...

A campanha deste senhor parece a do metias há 4 anos.
Começou bem e depois foi sempre a descer pique.
As pessoas estão fartas da maledicência

Anónimo disse...

Como explicar que uma pessoa educada, culta, idónea, advogado credenciado e profissional exemplar, como é o caso do Sr. Dr. Luís Fiadeiro, apoiar e aceitar ser candidato a presidente da assembleia municipal numa lista chefiada pelo senhor Carlos Pinto? Inacreditável. Enfim ...

Anónimo disse...

Oh das 21:30 atao tiu num sabes o porquei? Eu dou-te uma ajudinha. Vai precurar ao Sr Dr quanto ganhava de avenças na AdC e na ICOVI no teimpo do Pinto. Precura-lhe tambem quanto a RUDE lhe paga agora. Intendeiste? Ou inda tens de veir milhor?

Anónimo disse...

O senhor Carlos Pinto tem sido referenciado como um homem que se serve das pessoas. Quando já não precisa delas ... descarta-as, cobardemente. Olarila!!! O homem não presta, não vale nada!!! Todos nós desejamos que seja arrasado nas próximas eleições, seja devidamente investigado e encarcerado ... se for caso disso!!!

Anónimo disse...

Encarcerado? Prender o pai dos pobres? Ele que tanto fez por esta cidade e por quem sofria desesperadamente? Este HOMEM tem feito muito bem a pobres e necessitados. Ele merece voltar para a camara.

Anónimo disse...

Isto está tudo muito confuso. O Pinto quer parecer uma falcão, mas não passa de um pintinho mesmo; o do CDS faz uma campanha num concelho que não conhece minimamente; os da esquerda PC e BE têm boas intenções e propostas mas as pessoas, infelizmente, andam entretidas com fait divers; o PSD até tem uma lista razoável. Talvez a melhor, mas o passado apresenta-se como um muro; o PS, nem sei coo dizer, tem, provavelmente a pior lista de sempre. Nada ali se aproveita e o Vitor Pereira sai enfraquecido, ele que muita força nunca teve. Como é possível não haver na área socialista gente diferente, com trabalho feito em prol do concelho, nas instituições ou onde quer que fosse (nem num "clubito" de futebol!!!).
As perspectivas são negras para a cidade. Resta apelar à cidadania e ao esforço de todos para ultrapassar pela competência a mediocridade que irá dirigir a Câmara.