terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Centralizar para racionalizar: uma ideia inteligente

Assim á primeira olhadela pode parecer o doutoramento Honoris Causa de Chicken Charles, mas não.

O que me trouxe aqui e agora, foi a ideia peregrina do ministro Gago, que continua a insistir em encerrar cursos com menos de 20 alunos, por isso vai celebrar contratos de saneamento financeiro com quatro universidades, nas quais ainda não se inclui a UBI.
Se a lógica economicista passa pela racionalização de meios e recursos, então já é tempo do senhor ministro ter uma ideia inteligente, ou seja: a coragem politica de centralizar na UBI os cursos que funcionam nos politécnicos da Guarda e Castelo Branco, em áreas como as engenharias, gestão e saúde, com elevados custos para o erário público e sem qualquer racionalização pedagógica. O senhor ministro também sabe, que não faz sentido reproduzir cursos em locais que distam 20 minutos uns dos outros, e que não trazem mais valias significativas para o país e para a região.

Então, está na hora do senhor ministro Gago, concentrar meios e recursos na Universidade da Covilhã, onde existem condições físicas e cientificas para o seu desenvolvimento, em vez de os dispersar pelos politécnicos, cujo modelo de funcionamento devia estar exclusivamente centrado na formação profissional; até porque foi para isso que foram criados.

Tonho


Sem comentários: