quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Quem é este Frango?

Tenho para mim que a análise desta sátira, não será propriamente um tema que vos agrade, Senhor Presidente, eu sei; já que o vosso refinado gosto se inclina mais para o Bailado, que é como quem diz prá música do Tony: uma arte nobre que doutrina os indígenas em melodias de embalar. Velhos truques erigidos em torno da frangalhada ignorante. Como eu vos compreendo.
Saiba que nesse aspecto até concordo consigo, esta choldra não merece melhor, (ainda há para aí quem confunda a Carmina Burana com uma senhora). É verdade.
Mas não nos desviemos do essencial.

A questão é simples; trata-se apenas de saber quem é este Frango bloguista armado em ventríloquo do presidente da câmara. Que milho andou ele a espalhar pelos quintais da paróquia. Seria do género transgénico?
Dito por outras palavras: em que plano narrativo, ou em que contexto ideológico e histórico, se poderão integrar os devaneios de Chicken Charles; de que modo lhe afectaram o miolo, sabendo nós à partida que Marx morreu e Lenine também.
Por outro lado, estaremos de facto, perante uma personagem com dupla personalidade? Ou não? Terá o Frango durante a adolescência sofrido de Complexo de Édipo compulsivo, e num momento de desespero ter saltado para cima da mãe? Bom. Se assim foi, terei de fazer uma incursão por Hamlet * e pelos seus doentios ciúmes maternos. Espero não ter de alongar tanto a investigação. Embora me pareça mais aceitável o drama shakespeariano, do que a penetração freudiana num Frango lírico/fodilhão. D’isso não tenho a menor dúvida.
Mas prontos, prometo ser tão breve na análise, quanto profunda no discernimento. Quem sabe, até vos possa surpreender, e sacar um subsidiozito para uma Biografia não autorizada. Quem sabe.
São questões importantes que ficam suspensas, e que procurarei desvendar através deste estudo.
* Personagem edipiana de William Shakespear
Ermengarda

Sem comentários: