quarta-feira, 12 de março de 2008

As meninas ou las niñas ?

Sempre nos intrigou o nome deste quadro de Velásquez: As Meninas (palavra portuguesa)
Do ponto de vista realista, observamos um mero retrato de grupo numa sala, que tanto pode ser o atelier do pintor, como um espaço num palácio, Suspeitamos que é realizado com os recursos da época, e com um grande domínio da técnica pictórica. Pouco mais poderá dizer um leigo acerca do quadro.
Porém, os hermeneutas da arte, dirão que a mão do artista capta o instante da vida familiar, a sensação de movimento.
Quer dizer que, de modo simultâneo, vêem a obra fixa e ao mesmo tempo com toda a complexidade da acção. Tudo isto se deduz das atitudes e olhares dos personagens pintadas no quadro. Também é possível verificar um grupo de gente a fazer algo que é “interrompido ou visto” por alguém que está no lado de fora dos limites da pintura

Bom, Cá para nós que somos uns ignorantes da arte de pintar, o que sempre nos escapou, foi a razão pela qual o Mestre apelidou o quadro de: As meninas e não de, las niñas

A leitora Ana Candeias dá uma explicação:

"Respondendo à sua questão, penso que quem apelidou o quadro nem foi Velasquez , já que este lhe chamou de A Família, mas sim alguém depois dele uma vez que "menina", uma palavra portuguesa, era usada na corte espanhola com o sentido de "dama de companhia". E o que vemos no quadro são duas damas de companhia "as meninas" a tentarem convencer a Infanta a pousar para o pintor. Por isso é que lá atrás vemos no espelho o quadro reflectido onde já estão pintados o rei e a rainha.
Esse quadro da família real nunca viria a ser pintado já que a Infanta de tanta teimosia nunca pousou.
Penso que esta é a mais simples das explicações. "

1 comentário:

Adroaldo Bauer disse...

Outra versão ainda nos diz que o pintor, um cortesão, viu-se em brete ante a reqiuisição feita de pintar as filhas do rei, consideradas feias.
O estratagema que lhe permitiu retratar as meninas ou "las niñas" foi exatamente o espelho, que a ele os desgostosos fossem reclamar e não do pintor que não vira nem pintara o belo nas herdeiras reais. Velasquez continuou cortesão.