sábado, 13 de dezembro de 2008

Ruínas do centro histórico

Há quem diga que os distúrbios em Atenas são a versão contemporânea do Maio de 68. A comparação ganha relevância, e é tanto mais significativa, se tivermos em conta que em 2008 os focos centrais da actualidade já não estão situados em Paris, Londres, Berlim ou Nova York. O atentado na Índia em 26 de Novembro, será sem dúvida um acontecimento de referência histórica; o mesmo vai acontecer com Atenas, desde 6 de Dezembro.

Não vou dizer nada de novo, mas o que agora acontece com esta rebelião estudantil ou juvenil, não é mais que a caixa de ressonância de um mal estar social profundo. A unanimidade dos protestos na Grécia, ainda que, aparentemente, pareça não existir uma relação directa de causa/efeito, reflecte um profundo desconcerto daquele país, mas também da Europa onde se inclui Portugal. A Europa burguesa, acomodada ao paradigma das classes médias, assiste incrédula a tudo isto, perante a pior crise económica do capitalismo moderno. Pelo meio do turbilhão foram apanhados os jovens sem emprego: aspirantes irremediáveis a uma proletarização anunciada, pois serão sempre eles a pagar as favas. Enquanto os sindicatos e os partidos vão assobiando para o lado. Portugal está, seguramente, em lista de espera.

11 comentários:

Anónimo disse...

O blog azul pseudo-intelectualoide gosta de atirar com uns disparates sociológicos sem qualquer fundamento analisa o tema pela rama e com a superficialidade que o caracteriza deixa de lado questões essenciais como o vandalismo e o anarquismo reinante da esquerda bem pensante dos Alegres louçãs e Jerónimos

Faz uma reciclagem em politica internacional e vais ver que isso te passa.

tecelao disse...

Deu o atirador em pisar o teclado como se fosse um acelerador para me encher a pança de palavras ocas, que o fazem descambar para as estafadas tiradas contra a “esquerda pensante”. Vê lá que ainda te vai sobrar tempo para arrepiares caminho e elogiares as análises semestrais da Manela.
Mas vamos lá ao que interessa:
Primeiro: o post a que aludes, não tem a pretensão de ser um comentário de politica internacional, é, tão só, um mero intento evocativo sobre os confrontos em Atenas; uma breve reflexão. Haverá porventura, muitas outras, na diversidade de pontos de vista que partilhamos pela blogosfera.
Segundo: falta-lhe, obviamente, alguma relação conceptual, que dispenso, quando se trata de um texto para postar num “blog azul”.
Terceiro: redutor é encaixar os fortes movimentos sociais, que neste momento despoletam por toda a Grécia, no vandalismo (por certo condenável), e no anarquismo.
Não espanta, pois, que o teu comentário, para além disto, não tivesse conseguido transmitir mais alguma ideia — uma qualquer — que nos puxe ou empurre seja em que direcção for. Ou seja, a tua opinião não vale o tempo que se gasta a conhecê-la.

Anónimo disse...

Não vás sapateiro além da sapata. Este tecelão não devia ir além da enxerga...é o que acontece a quem é tecelão e carpinteiro.
A questão é outra vinda deste analista de esquerda radical... A questão é a da existência de liberdade, ainda que com mau uso.
Coisa que na China, em Havana ou em Moscovo está limitada. Com autoridade e poder exercido com legitimidade a conversa desordeira acaba...
Quanto a Portugal, com um PM demagogo, vendedor de feira, desorientado e sem rumo, pode ser...

Anónimo disse...

Se tudo correr bem, dia 13 às 5 da tarde irá ser feita uma grande manifestação em frente à embaixada grega em Portugal!

tecelao disse...

F.Lopes,
Estou de acordo contigo.

Anónimo disse...

Ó Lopes és muita tosco..
Não vês que se fala da mesama coisa: Liberdade para gostarmos de viver na nossa terra..
seja ela em Atenas, Pequim, Moscovo, Havana, ou COVILHÃ!!!
Envergonha-te do capacho...

carpinteira disse...

Um erro na selecção de alguns comentários, levou à sua exclusão. pelo facto, pedimos desculpas aos comentadores.

Anónimo disse...

O anónimo do capacho esqueceu-se foi de dizer ao que vem...é um verdadeiro capachinho VERMELHO...
Porque no te callas, vermelhusco?

Anónimo disse...

O f. lopes devia-se ter enganado no blog. Vai ali para os putos da máfia da cova que eles estão lá a dar balões.

Anónimo disse...

Este retro-anónimo vem de capacho e pos-se a recomendar balões: já sonha com o reveillon o piqueno...
A esquerda baixa é assim...uma pezada e foge como o meu canino...

Anónimo disse...

Prefiro a

www.cicova.blogspot.com