terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Este parte, aquele parte, e todos, todos se vão…

Os Anuários Estatísticos Regionais do INE, publicados na semana passada, revelam que o concelho da Covilhã perdeu em seis anos (2001 a 2007) quase dois mil habitantes, acentuando-se a tendência de perda em 2008. Foi o concelho que perdeu mais população, entre as cidades na Beira Interior. Sendo também o que apresenta o maior número de desempregados.
A par disto, registamos com agrado a aposta da Câmara da Covilhã num segmento da população, cujo peso demográfico vai crescer substancialmente nos próximos anos, e que constitui hoje a sua principal base social de apoio. A iniciativa cha&biscoitos e os festivos mega almoços na ANIL são, indubitavelmente, um contributo decisivo para um envelhecimento activo, e para fixar a população mais idosa no concelho.
Quanto ao resto, a Administração lá foi prometendo generosas ofertas de emprego prós indígenas, enquanto criava a ilusão d’um condomínio de excelência e atractividade 5 estrelas.
Semana após semana, ano após ano, os condóminos tiveram pela frente a construção de solenes cenários empresariais, a debitarem empregos para gostos mil. Qué deles? Engodos embrulhados nas brochuras tipo “couché”.
Havia, pois, que manter viva, a propagação de tamanhas ficções, até porque as eleições estão sempre ali ao virar da esquina. Os blagues autárquicos lá foram florescendo alegremente para bem de todos os basbaques&afins. Confessamos que a bonomia e o marketing politico, quase nos tornou admiradores da retórica soez do sô Pinto, tão do agrado da canalha aduladora. Mas lá diz o gentio: quando a esmola é grande o povo desconfia. O resultado está à vista: os números do INE são como algodão, não enganam.


7 comentários:

Anónimo disse...

E que tal se essas criticas tivessem como dsetinatário os deputados do PS do distrito? Vai lá perguntar-lhes que eles sabem porque é aque a covilhã ficou sem investimentos públicos...

Anónimo disse...

Regressa a Portugal carpinteiro, que o residires longe, longe, obnubila-te...
A sibéria é de facto muito longe.

Anónimo disse...

Esta é que é a questão. Temos sido sucessivamente enganados, sejam socialistas ou pintistas(psd não existe).
Que é feito da Grande metrople da CPU?

Anónimo disse...

Então agora o carpinteiro também inventou os dados oficiais. Será que os números do INE também são falsos?
É tudo falso para estas criaturas.

Anónimo disse...

Obnubilação é um estado de apatia, de torpor com obscurecimento e lentidão do pensamento.
Ora, o que o anonimo das 11.37 nos sugere é que assim fiquemos.
Será isso que queremos, obnubilarmo-nos?
Tem cuidaddo com o que dizes.

Anónimo disse...

11.37 e correligionários: afinal é isso que pretende(em) a crítica largo e longe!
Sabemos que pode(m) enviar os caceteiros... ainda restará isso em última instância!

Anónimo disse...

o país entrou em recessão, Gaza é bombardeada com centenas de misseis por dia onde já morreram mais de 500 pessoas, e vocês andam aqui preocupados com o Pinto. Tenham paciência. Mas o ridiculo tem limites