sexta-feira, 26 de junho de 2009

Lambedelas

Se o estimado leitor ainda lê os pasquins do condomínio, há-de reparar que, o beato NC mais o seu apêndice urbi e ainda o jurássico JF, transformaram-se despudoradamente em jornais de campanha do partido do dr Pinto. O encómio é de tal forma descarado, e de tão aborrecida previsibilidade, que chega a tornar-se enjoativa a figura proeminente do sô Administrador em tanta lide inaugurativa.
Alguém quer fazer passar os indigenas por parvos, fazendo-nos crer, que não existe mais mundo pra além do inefável dr pinto. Uma lástima, este jornalismo serviçal com missas cantadas por encomenda, mais uns tristes ou trastes cronistas com vestes de prelados; espécie de apaniguados que parecem conviver bem com o frete e a idiotia.
Nunca mais acaba este ranço do respeitinho medroso e da pose mijona, ante as luminárias do poder autárquico. No fundo, tudo isto, acaba por representar na sua essência, mais uma emanação da mão estendida ao serviço do condominio municipal.
Vá lá saber-se porquê!
Com tanta Pandemia pintista e tamanha derrama de vírus porcinos, não há Tamiflu que nos alivie. Puta de vida, (deus me perdoe).

26 comentários:

Anónimo disse...

Vamos cá ver se compreendi:
Foi inaugurada uma ETAR, um parque - que deu que falar por causa dumas árvores e que a mesma imprensa que agora critica foi a sua fonte para alguns dos posts, um campo de futebol que há cinco anos que estava prometido, uma avenida que há muito era desejada de modo a melhor servir a vila de unhais, e o senhor acha que isso não deve ser noticiado!!!!
Se me disser que em certos periodicos o tom com que foram escritas as peças são realmente para "lamber botas", aí estou de acordo consigo. Mas para isso era bom identificar qual ou quais os jornais que realmente fizeram um mau serviço.

a pomar disse...

Pois, e numa análise mais pormenorizada, as notícias a quem querem dar o estatudo de tal (notícia) acompanham sempre a publicidade paga, mesmo que, em páginas diferentes.

carpinteira disse...

anonimo das 10'49,
Compreendo o seu desconforto, mss basta ler os jornais que estão referenciados no post, para se ficar devidamente elucidado sobre o "serviço" que eles prestam aos seus leitores.

Saudações.

atento disse...

Então explique lá em que parte do texto do URBI está a lambedela!
Eu até encontro um excerto que poderá ser interpretado exactamente ao contrário do que é referido no post: "Questionado sobre o mesmo, Pinto acabou por não avançar datas para o seu arranque."

Anónimo disse...

Este post foi escrito por alguém que decerto não leu os jornais que menciona com olhos de ver.
Critica fácil e irrisória é o que aqui vem escrito.
Atenção, não quero que me acusem de ser a favor do pinto ou da câmara ou dos jornais, esta é a somente a minha opinião e espero que a respeitem.

Anónimo disse...

Meu amigo, então não sabes ler se pois tudo no mesmo saco...

Anónimo das 10:49 disse...

"Compreendo o seu desconforto"
Não entre por aí... a sério que não! Pois não acredito que se não houvesse a publicidade (NC e JF trazem-na - já vi) não haveria as noticias, poxa!
Quanto aos serviços prestados... Bem, se forem perspicazes, basta que leiam os títulos das peças que vêm nos jornais que referem! Se depois disso mantiverem a vossa, é convosco e de certo que respeitarei isso! Mas não me peçam para abdicar da minha.
Para terminar, eu tenho comentado neste blogue, e na grande maioria das vezes a favor do que aqui é dito. Não é por agora não me rever no que está escrito que me têm que "acusar" de ser a favor deste ou daquele partido, desta ou daquela instituição. É a minha opinião em relação ao texto que aqui está em causa, somente isso. E eu fundamentei (mais ou menos) a mesma, assim como A Pomar o fez (se bem que creio que é um argumento falacioso).
A isso é que se chama debate, e é nisso que acenta a democracia.
Bem-hajam e bom trabalho.

MANEL disse...

Fico sempre satisfeito quando o carpinteira me permite opinar sobre os assuntos colocados a debate.
Confesso que me sinto ainda mais satisfeito quando o debate é elevado independentemente da opinião.
Relativamente ao assunto deste post, confesso que é lamentavel a forma descarada como os jornais a troco de publicidade, fazem o elogiop despudurado da obra e especialmente da pessoa.
Talvez se esqueçam (eles e nós) que o dinheiro que lhe pagam não é do sr.pinto, é de todos nós inclusivé deles proprios.

carpinteira disse...

Caro anónimo

Ninguém lhe pediu para abdicar da sua opinião, pelo contrário, ela será sempre bem vinda. Peço-lhe, no entanto, que faça um exercício de leitura mais atenta ao que foi escrito no post. Repare que apenas me refiro ao modo como estes periódicos desrespeitam toda e qualquer metodologia de aferição e esclarecimento da informação que, supostamente deveria servir, todos os seus leitores. E não serve.

As sucessivas noticias destes jornais em relação ao presidente pinto, e a clara omissão de iniciativas das outras forças politicas, (PS,PCP,BE) reproduzem, na minha opinião erros de informação graves, revelando de igual modo, falhas deontológicas significativas que, obviamente, tem consequências de vária ordem ao nível de quem recebe e lê a informação.
Pode o caro anónimo pensar o que quiser sobre o post, mas o que ali pretendo dizer é muito claro; i.e., o espaço dos jornais mencionados, não tem, quanto a mim, um intuito informativo plural, pois, mais parecem um palanque opinativo onde a noticia ou a sua ambiguidade jogam quase sempre em favor da mesma personagem, deformando o que deveria ser serviço noticioso isento.
Mais ainda,e para terminar,a recorrência a este genero de práticas jornalísticas, acaba por desvalorizar, ofender e espezinhar o interesse público, principalmente do cidadão que deve ter o direito à imparcialidade informativa e que alguma comunicação social regional não me parece tenha vindo a privilegiar, por alturas das campanhas eleitorais. É só isso.

Saudações e bom fim de semana.

LUISA disse...

Dizem por ai, reclamando, a autoria das fotos nos blogs.
Se dizem que o romão faz cronicas no JF sobre conferencias de imprensa e eventos a que não vai, ou que aconteceram ás 11 quando se levanta ás 05 prás 12.
De quem é a autoria? Do colega que passa dados?
Isto é tudo na base da parceria meus amigos!!!

Anónimo disse...

É CLARA E NOTÓRIA A PREFERENCIA DO JF PELO PSD.
o pinto leite vem donde?

ardina blogueiro disse...

Espanta-me que estes senhores da imprensa escrita se queixem tanto da blogoesfera.
Eles são os primeiros a dar o exemplo e não dão direito a comentarios.

Anónimo disse...

Nunca se desfaçam do MSR não!!!

enviado especial disse...

Um jornal que traz em noticia de capa

"Candidatura de Carlos Pinto à espera de sinal dos covilhanenses"

não é tendencioso?Então é o quê?

Anónimo disse...

Boa boa, até o JF já deve favores a Carlos Pinto.
Tal pensamento é um insulto à tradição deste jornal. Esquece depressa quem ignora todo o passado editorial deste ícone da imprensa regional. Tenham dó, nem todos os que lá trabalham são como o inefável Romão Vieira.
A linha editorial actual pode ser questionável, mas acusações de falta de independência só mesmo para rir.

Abraço carinhoso para todos e em especial para o Manel que já escreve melhor do que o R. V.,embora esteja um pouco subserviente.

Anónimo disse...

O carpinteira e outros tantos que gostam de fazer critica velada em blogs, bem lá no fundo o que eles gostariam era de escrever no que eles chamam de pasquins. O problema é faltar-lhes cultura jornalística, para alem de escreverem mal, os textos são mal estruturados e falta-lhes um fio condutor. Mas eles estão convencidos que são bons… coitados.
Cumprimentos e não se esforcem.

Anónimo das 10:49 disse...

Já vi que o debate descambou para a critica sem argumento.
Carpinteira, deixe-me que lhe diga que há aqui quem tenha atendido ao meu pedido de ler os títulos!
Pelos títulos consegue-se fazer uma separação, não caindo no erro de colocar tudo no mesmo saco! Sou assinante de três semanários, e já aprendi a fazer essa separação...
Ao início custa, mas um pequeno esforço não custa nada!

Quanto "as iniciativas das outras forças politicas, (PS,PCP,BE)", realmente não vejo nos jornais. Mas será que existem iniciativas dignas de noticia?! Eu não sei...

"O espaço dos jornais mencionados, não tem, quanto a mim, um intuito informativo plural", aí creio que tem razão! Mas não é por ser o pinto o presidente... quando for outro vai-se manter igual, creio!

Quanto à publicidade... Já disse em cima o que tinha a dizer!

À Luisa,
Sem palavras ;) Adorei... Se bem que acho que não se pode comparar bem as coisas.

mosca morta disse...

"Mais ainda,e para terminar,a recorrência a este genero de práticas jornalísticas, acaba por desvalorizar, ofender e espezinhar o interesse público, principalmente do cidadão que deve ter o direito à imparcialidade informativa..."

Nem mais. Foi por isso que interrompi uma assinatura do JF já com quase 20 anos.

Para responder a outro anónimo, o passado editorial do JF mereceu-lhe uma reputação que, muito claramente, o jornal tem desbaratado sistematicamente. Respeito (e assinava) o JF que mereceu essa reputação. O JF que agora temos, não é a mesma coisa.

conta-me um história disse...

O "atento" que vem defender o urbi como joia da coroa,deve estar a brincar... ou então também deve ser membro do clã "comunicacional".
Toda a gente sabe que o Urbi é um feudo dentro da UBI e funciona num mundo à parte...Também isso deveria mudar para bem da comunidadde.

Anónimo disse...

"Não é ele que conhece melhor a região e as pessoas (todas, ou quase) para poder ajudá-las? ... Bem, se elas merecerem, claro ....
"
SE ELAS MERECEREM, CLARO...

Esta gente é ignara, ignóbil, mafiosa!

Esta gente é ignara, ignóbil, mafiosa!

Esta gente é ignara, ignóbil, mafiosa!

atento disse...

"Conta-me uma história"
O URBI não é um feudo, é um laboratório dos alunos de Ciências da Comunicação. Por isso é natural que encontres lá membros do "clã comunicacional", como dizes. Tal como nos de Química encontras químicos e nos de Física encontras físicos.
No entanto leio lá notícias de todos os cursos e entrevistas com gente de todas as áreas. Qual é, afinal, o problema?

Anónimo disse...

Deve andar algum vírus anti-urbi lá prós lados do convento! Já os anteriores inquilinos queriam fazer "mudanças" no Urbi.

Anónimo disse...

Pois , pois se as pessoas merecerem, claro! Se são mal agradecidas e ainda por cima queixam-se de tudo e de nada ... há que castigá-las!!! E nisso o Presidente é o maior ... leva-as a Tribunal e coloca-as no lugar que elas merecem!! Faz-se logo justiça!!! ... que os Juízes da Covilhã, sabem bem que ele tem sempre razão.
Por isso acho bem que o Presidente pergunte às pessoas se querem que ele se candidate, mas acho que ele está a fazer bluf, pois está a fazer um grande investimento na vivenda dele (até ouvi dizer que ia ter um elevador panorâmico da mesma empresa que forneceu o elevador das escadinhas de S. André - deve ser espectacular!!). Os adversários políticos dele têm é inveja da sua vivenda espectacular!
E por isso eu acho que ele está a fazer bluf, porque ele vai ficar cá mais tempo e viver na casa dele nova, como Presidente. Aliás, quem a seguir vai ser Presidente é o Prof. Esgalhado, mas o Presidente é que vai mandar. Para quê mudar? não façam como os profs. da UBI que elegeram um novo reitor e agora já estão arrependidos!! Andam lá todos à guerra por causa do tal Prof. Caneleiro e do novo reitor que andava a dizer que era médico e afinal parece que não é (ou qualquer coisa que afinal já não é professor catedrático ...?!)... enfim, quiseram mudar, mas foi para pior!

Degoldra disse...

Misturam-se aqui duas personalidades - reitor e presidente da câmara - por causa de algo que os apoiantes de um e outro parecem ter em comum: uma certa aversão à comunicação social. Uns atiram-se ao Urbi, os outros à imprensa local.
Acho que vi qualquer coisa parecida lá para os lados na Venezuela.

conta-me uma historia disse...

Ó degoldra
Aqui para nós que ninguem nos ouve, tu não estás mt preocupado que alguem se atire à imprensa local, pois não?... cá para mim tu sentiste foi toque em relação ao URBI,meu malandro! tu és rato!!!Sabes que estes pequenos poderes instalados não duram para sempre, e se calhar também no URBI chegou a hora de mudar. É uma chatice.

Degoldra disse...

Ó Conta-me uma história,como deves imaginar é-me igual que tenha chegado a hora de mudar, até porque aquilo não é nenhum centro de poder. Ou o candidato a reitor, e antigo director do URBI, ganhou alguma coisa por ter dirigido o jornal?
Como disse o Atento, tinha graça que desatassem a mudar laboratórios de curso, lá isso tinha!