Intrigante, esta imagem colhida no JF: um homem procura comida num contentor de lixo na cidade 5 estrelas.
O homem do contentor, chamemos-lhe assim, é, como outros homens, visto pela Covilhã a transpirar por todos os poros, vasculha no lixo e posta-se logo pela manhã na entrada d’um café, ou em redor d’uma esplanada. Pede cinquenta cêntimos e um cigarro, como se reclamasse o seu direito a existir. Interpela o transeunte e nomeia-o de doutor, arquitecto ou engenheiro, tanto dá. A lei do mais forte impõe-se quase sempre no limite do mundo habitável, enquanto a obscura monotonia do fim de dia lhe esconde o olhar cabisbaixo num flyer publicitário. Faz-se tarde.
As persianas trazem ruído ao baixar, o seu estrondo retumba nas paredes onde o quase-mendigo recosta o corpo. De repente, as ruas da cidade 5 estrelas esvaziam-se. Mas o homem do contentor continua ali, com o olhar perdido, e o dano d’uma vida amortecido num gesto de sobrevivência. Rendido, já não espera muito do momento que se consome no entardecer sobre a calçada quente. No rosto não há sequer um inconsciente sorriso ou uma gargalhada incontida, que pudesse interromper-lhe por algum instante o silêncio inquieto da resignação.
O homem do contentor vive na rua desde há muito, preso nas margens de sonhos perdidos; caminha, conscientemente para uma existência vã. É noite.
As ruas da cidade coabitam condescendentes com a miséria de tantos homens e mulheres, servem-se dela e dão-lhe guarida. Nós, os outros, fazemos parte da paisagem, como eles, mas o nosso papel exige conforto e outra sorte. São diferentes os temperos com que nos é servida a existência. Graças ao nosso instinto, até sabemos ser cúmplices d‘essa miséria oculta em contradições e (in)certezas. Ou não?
7 comentários:
Este post é deprimente!
Não há nada de positivo que possa ser encontrado na COvilhã?
Não percebes maria?
Há muito, muita coisa boa na covilhã.
Tanto que se fazem notar estes e outros casos deprimentes.
Este é deprimente, assim disse o JF, outros que não refere o jornal são bem piores.
O VERDADEIRO CONTENTOR ESTÁ NO PS - GUARDA:
A lista do PS pelo circulo da Guarda à Assembleia da Republica:
José Albano
André Figueiredo
Rita Miguel
Nuno Silva
O problema que esta lista tem são os diplomas!!! Onde estão? Advogados de quê? Arquitectos de quê?
Enviem e-mails para as ordens a solicitar informações sobre esses associados e vejam pelos próprios olhos a resposta!
José Albano com o apoio de Valente
André Figueras com o apoio de Valente
Rita Miguel chegou a trabalhar no POLIS de Valente
Nuno Silva foi nomeado para a Escola Profissional da Guarda por Valente
Há Valente! Boas escolhas!
nÃO HÁ REPRESENTANTES DO PS - GUARDA NA LISTA DE DEPUTADOS DO PS CIRCULO DA GUARDA --- ENGANARAM O PRESIDENTE DA CAMARA
Joaquim Valente acabou de receber a maior derrota da sua vida com a lista de deputados:
1. André Figueiredo e Albano Marques passaram-lhe a perna e não colocaram ninguém da guarda na lista. Uma «traição» que lhes valeu fugir ao desemprego previsivél.
2. Colocaram a 3ª mas não podemos contar como deputada
3. O secretariado da federação da Guarda apresentou uma proposta de regulamento para a eleição dos candidatos socialistas em que só o secretariado da federação poderia apresentar listas candidatas a deputados
4. Tudo para deixar de fora os socialistas da Guarda
5. Os representantes das fichas falsificadas de militantes socialistas (representam os socialistas invisíveis de Celorico da Beira, Freineda e Dadores Anónimos) têm mais peso do que os socialistas da Guarda
6. A lista seria encabeçada por José Igrejas e Eduardo Brito (2º) mas os larápios com uma jogada tomaram de assalto a lista e vão mamar para A.R.
7. No discurso de Joaquim Valente este fala de «canalhice», «falta de lealdade» e muito mais
8. A comissão de festas que lidera a federação da Guarda do PS quer fazer-se deputada e são estes os resultados. Os incompetentes políticos (e os que os levaram para lá) estão com as orelhas a arder porque a Guarda vai ficar sem representantes na A.R. com gente desta. São os próprios socialistas que o dizem.
9. Depois de falsificações das fichas de militantes – chegando ao limite de Celorico da Beira ter mais militantes do que a Guarda, e ter cada vez menos votos no PS!!! Estranha-se…Fica a lição se os falsificadores não são denunciados atempadamente e punidos tudo pode acontecer
10. Relembro que quase todos os elementos da lista estavam envolvidos na mega falsificação da ficha de militantes (de acordo com a SIC que os próprios não desmentiram)
Assim a Guarda Quer cada vez mais e parece que esta tramóia teve a ajuda de MariaCarmito que meteu a nora em terceiro não fosse o PS ter uma maioria!!!!
maria
a foto é do jf...
amigos em..
Há problemas sociais graves,em todas as cidades e não só na covilhã, fruto de politicas sociais inadequadas do governo socialista. Ficava bem ao carpinteira sublinhar isto, em ves de lançar poeira para os olhos dos leitores do blog.
saudações.
Ficar bem ou mal ao carpinteira é opinião tua.
A certeza é que com o espaço que te disponibilizamos, ficar-te-ia bem, seres mais explicito e concretizares, quais politicas sociais.
Enviar um comentário