sábado, 22 de agosto de 2009

Outros destinos

Na costumeira croniqueta do JF, MSR o ficcionista erótico, deambula pelas artérias da urbe, qual Cesário Verde, num exercicio contemplativo de levar qualquer incauto às lágrimas. A pena escorregadia do escriba, espraia-se numa interessante especulação romântica, direccionada, sobretudo, para a arte de passear no condomínio e para a estética pós moderna covilhaneinse. É o destino senhores.
Não há prosa de MSR, onde não se descubra o seu esforço para lavar a imagem decadente do condomínio e respectivo Administrador, sempre transfigurados pela retórica salvífica e paradisíaca. Ou não fosse sobejamente conhecida a apetência do avençado para a pulsão bajuladora. De tal forma que, onde o transeunte ocasional vê um local kitsch, o autor de “Os três seios de novelia”, descobre numa espécie de arroto semântico, a elegância pueril no Rossio do Rato, qual Éden: lugar encantatório perdido na mais fina e tradicional azulejaria doméstica, onde apenas falta o urinol de Duchamps. Um sonho.
Lá vai ele, percorrendo a cenografia refrescante e envolvente da Goldra, apontando os detalhes épicos desse inolvidável espectáculo paisagístico que deslumbra pelo vazio.
È bonito e quase nos comove. Mas é também a confirmação da sua prodigiosa "langue de bois" em versão nocturna. O picaresco observador não poderia estar melhor neste passeio, desinteressado, em prol da urbanidade politicamente correcta, essa "putain respectueuse", como diria Sartre.
Assim de repente, (embora isto nada tenha a ver com o que acabo de escrever), chegou-me à memória Alçada Baptista, que apesar de em determinado momento, a chama se ter apagado, o vento mudado e os amigos eclipsado, manteve uma independência pessoal, digna de realce na tuga pátria de cobardias, pedinchices e conveniências.

13 comentários:

Anónimo disse...

Muito te enerva o Senhor Msr.
Compreende-se.
Como não? Perante alguém que assina por baixo a aventura de pensar, um cabresto anónimo de sociedade secreta fica sempre imparavel na pulsao maledicente.
Chamar a colação AABatista é apropriado.
Já ele denunciava a pidesca pedra dos anônimos cabroes de sempre. Atirada escondendo a mão . Mesmo com dicionário pseudo refinado de luta escort. E o caso.

michael jackson disse...

odeio o carlos pinto, é arrogante mentiroso compulsivo, megalómano e teatral.

anonimo no anonimato disse...

Concordo com o primeiro anomino.
O senhor Msr é um bom escritor de livros que ninguem lê e ser anónimo é uma chatice.
Assino por baixo

Anónimo disse...

Um bom post, elegante, profundo e actual...enfim uma merda, perdão, uma verve à maneira.

O MELHOR BLOG DO MUNDO disse...

Este post está simplesmente...divinal.
Este blog está cada vez melhor.
Viva o carpinteira. Viva o tecelão.

Anónimo disse...

Este post revela uma escrita a nível do MSR.
Qualquer dia têm direita a uma coluna na ultima página do JF. Continuem que vão no bom caminho.
Só é pena que a maioria dos covilhanenses não vos leia, mas se vos lesse não vos compreendia. Demasiado substrato intelectaloide nada direccionado ou objectivo para as consciências do povo votante (não querendo com as minhas palavras diminuir ninguém). Se a intenção é apenas alimentar ego tudo bem, se não o é, algo está mal na mensagem. Já agora diz-nos qual o fruidor que nunca esteve colado, que nunca o colaram a algo ou a que nunca se colaram, seja ele poder ou contra poder para chegar ao poder.
Olha que urinol do D. não ficava lá mal no Rossio do Rato, pois há quem diga que a calha da queda de água é o pénis de alguém cá do burgo.

Saudações covilhanenses

carpinteira disse...

O anonimo disse aproposito do post:

“nada direccionado ou objectivo para as consciências do povo votante”

Esta frase é uma verdadeira pérola, pois vê neste blogue uma certa tendência evangelizadora, que ele, de facto, não tem.
Leia-nos com mais atenção.

Quanto ao post; foi apenas um devaneio de fim de semana. Prometemos ter mais freio na verve em próximos escritos.
Obrigado pelo seu reparo e desculpe.

Anónimo disse...

Para a "maioria" do povo votante é que não vos acho direccionados. Se não pretendem ser evangelizadores, misteriosos são os caminhos deste blog.
Prometo então que vou tentar ler muito melhor.

Até à próxima.

Anónimo disse...

o anonimo das 10'53 tem razao,voces perderam a noção para quem estão a escrever. A blogoesfera da covilha tem por referencia blogs do genero mafia da cova, cuja linguagem chega a todos.
o intelectualice deste blogue leva a que cada vez menos gente aqui venha consultá-lo porque ninguem percebe nada do que escrevem.

carpinteira disse...

Anonimo das 15:11,

Quando dizes:"ninguem percebe nada do que escrevem"
referes-te,concretamente, a quem?

Já agora, dize-nos o que não entendeste, que a gente explica-te.

Eliseu Coimbra de Sousa Malato Vasconcelos disse...

Eu cá percebi.
O Urinol do Duchamp servia para depósito do licor que jorra daque simbólo fálico um pouco murcho que sobrevoa a pia.

Xico disse...

Não me pareceu que MSR estivesse a elogiar CPinto. Creio que gosta da cidade independentemente de quem sejam os autarcas. A história e a localização a Covilhã nunca deixará de as ter e isso é motivo para gostarmos dela, para sentirmos alguma nostalgia. Quanto ao Rossio do Rato os azulejos são feios mas o resto do conjunto é feliz e dá prazer deambular por ali. É preciso preservar a paidagem industrial, o conjunto de fábricas que se estende pela encosta acima. Podermos ver a ribeira da Goldra é bom mas o parque foi muito mal concebido. MAs elogiar algo nesta cidade não é necessariamente elogiar CPinto. Então o Polis também ajudou ou não?

carpinteira disse...

Xico,
Também não vejo mal alguma no elogio à cidade onde vivemos.
Creio, no entanto, que a cidade elogiada por MSR, não é a que pertence a todos os covilhanenses, mas a que é feita, autoritariamente à imagem do presidente da Camara, sem a participação dos seus cidadãos.