domingo, 6 de setembro de 2009

Uma ponte para ninguém

Está previsto mais um festim inaugurativo para hoje.
Desde o inicio que apontámos a inutilidade desta Ponte sobre a Carpinteira, pois esta administração nunca fez um estudo sério de fluxo pedonal nos dois sentidos penedos altos/ jardim público para justificar tão avultado investimento. e resolve assim, atirar sem dó, com 3 milhões d’euros para a ribeira. Consideramos esta ponte, mais uma obra paradigmática sobre como não se deve projectar o espaço urbano na Covilhã; neste caso, legitimado, segundo o dr pinto, pela assinatura de um arquitecto prestigiado, um tal Carrilho da Graça, que anda por aí a fazer tretas como este caixote em Abrantes
Ora, não se pode planear uma cidade que não se vive. A ponte pedonal, apesar de considerada pelos parolos, um ex libris no plano da estética e da mobilidade - conceito que tem tanto de vulnerável como de falacioso - vai consistir no maior atentado paisagístico na Covilhã, depois da torre de S. António e com a mesma improvável utilidade.

Um dia, quando a cidade acordar, acabará por revelar aos seus residentes, um pesadelo em cimento armado; um local desarticulado com a perspectiva e o olhar dos covilhanenses, nesta espécie de estilhaçamento, que inaugurou o pós-modernismo serôdio no condomínio: a arte de parir ad hoc, pontes pedonais e outras tretas elevatórias. A paisagem urbana da Covilhã continua a fragmentar-se, sem rumo, abandonada à plutocracia edificadora destes cromos, que tem uma ideia de urbe na exacta medida do seu desejo; revelando traços assimilados de megalomania. Ceausescu também tinha pensado assim a sua Bucarest.
O receio de chegar às eleições sem que nada de especial tenha realizado, ou que o recorde como presidente da Câmara da Covilhã, leva o dr pinto, a este género de provincianismo bacoco, que torna o condomínio covilhaneinse, seguramente, mais periférico e absurdo do que já é.
Eis um assunto da Covilhã, a merecer apenas um encolher de ombros levemente melancólico dos partidos da oposição, e com o aplauso repartido dos basbaques.
A tragédia continua.

23 comentários:

cornada na pintura disse...

Acho triste este tipo de investimento despesista, quando obras fundamentais como vias de comunicação ou incentivo à juventude do concelho, são relegados para nenhum papel.
Mais uma vez, lá terá o sr. pinto os seus idosos, os seus clientes e basbaques para o aplaudir e fazer a corte.
Como ele diz: È assim que nós somos.
Por consequência, quem não for por mim, é contra mim. Viva a mesquinhez convicta que se respira a trás da serra.

Anónimo disse...

maldade...
pura maldade!
uma ponte tão sexy...com curvas e tudo...
so critica quem gosta de andar de voiture ou de outras formas, não admitidas na bridge...
SÓ A PENANTES É QUE LA PASSAM!
e ca estamos pra ver quantos é que os têm no sitio para o fazer...os pés claro!!

Anónimo disse...

Ponte Carlos Pintx!
Consta que vai ter portagens pa quem não votar Pintx!!!

ribatejano disse...

A diferença ,caros carpinteiros, é que ao contrário da Covilha, em Abrantes há massa crirtica e já puseram a circular uma petição contra o mamaracho.
Na Covilha isso era impensável com tanto bovino.

saudações abrantinas.

Anónimo disse...

Urge perguntar, quem são os basbaques?
Aqueles que criticam só por criticar? Sem dúvida! Parecem os asnos que por causa das palas só olham para a frente e não conseguem perceber que a ponte se enquadra num plano de mobilidade pedestre muito maior. Iluminados de trazer por casa...

Anónimo disse...

Por voces a Covilhã era só queijo, pastores e tecidos...
Anda por ai muita dor de corno disfarçada de pseudo intelectualismo. Chuchas, comunas e recalcados, se não gostam mudem de concelho.

Anónimo disse...

Um plano de mobilidade, pois, que o arquitecto Teotónio Pereira deu de borla à câmara,e que o dr pinto agora toma como se fosse dele. É só para fazer rir a basbacagem!!!

Anónimo disse...

Até os ribatejanos já dão a sua cornada no Sr. Carpinteira.
Os covilhanenses atravessam mais depressa a ponte, do que entendem a vossa verbe. Usem a ponte e os elevadores para se colocarem ao nível do povão.
Abraço e espero que gostem da inauguração.

Anónimo disse...

Não se esforcem ...
Já toda a gente percebeu o vosso desespero com a adesão do Povo.
O fascismo deste blog é de basbaques armados ao pingarelho.
se desses a cara eras a expressão da merda atrevidota.
Não mais.

Anónimo disse...

Construir uma obra desta envergadura na Covilhã e no momento actual é como comprar um Ferrari e viver numa barraca. Não é discutível a sua forma ou estética, pode-se gostar ou não gostar. Depende das pessoas e dos tempos. Agora se é útil ou inutil, isso já é altamente discutível. Considero tal ponte actualmente desnecessária, mas mesmo que não o fosse, talvez o seu preço e envergadura não justificasse a sua construção. Talvez fosse mais justo e compreensível o investimento na melhoria das habitações sociais, para que as pessoas deixem de viver em barracas invisíveis por fora. Mas... o povo é soberano...

Anónimo disse...

anonimo,
tudo é discutivel: a obra a forma e estetica... e até a sua opinião

Piçarra disse...

O concelho da Covihã é triste, pobre, está ao abandono no que respeita, a obras estruturais, cultura e desporto.
A Covilhã - cidade, faz jardins,pontes,piscinas, etc...., apenas olha para o seu umbigo.
Centraliza-se cada vez mais.
O concelho apenas serve para pagar as festas e farras da Covilhã.

Anónimo disse...

Na inauguração da ponte estiveram os mesmos de sempre.
o partido da covilha (psd) não consegue mobilizar mais que meia duzia de habitués.

Anónimo disse...

Claro que são os mesmos de sempre.
A maioria que tem dado a vitória ao CP.
Socialistas e comunistas eram mais que muitos.
Isso é que vos chateia.

Atento disse...

A ponte só tem uma vantagem: lá de cima vê-se bem o trabalho que não se fez na recuperação da Carpinteira.
Lixo, fábricas abandonadas, prédios que são verdadeiros mamarrachos, mato, enfim, um panorama desolador.
A cidade tem os autarcas que merece.

António Garra disse...

Usando dinheiro público, CP não se coibiu de aproveitando o actual momento de pré-campanha eleitoral, enviar aos municipes o convite, com a sua foto como pano de fundo, para a inauguração da ponte, mais que contestada por larga maioria da população.
No twiter de um dos seus seguidores mais fiel, afirma que a população deu resposta cabal aos contestatários ao aparecer em massa.
Não estive cá, não vi. Se cá estivesse também não via decerto. Mas, ao que me foi dito, e peço desculpa se não corresponder à verdade, os presentes eram alguns daqueles que estiveram no jantar de celebração da candidatura do PC (Partido da Covilhã) MENTIROSO.
Assim sendo não é minimamente representativo como pretendem fazer crer. Obviamente que CP não perderá estas eleições pela pessima obra realizada como seria merecido. Mas sempre vos digo com biscoitos também se ganham eleições.

Anónimo disse...

Mas eu estive lá. E não eram assim tão poucos os que com eu se juntaram a mais uma pedra no sapato de outros. Façam oposição sim mas sejam sérios. Ou então... comprem uns ocúlos......

Anónimo disse...

Moro nos Penedos Altos. A ponte dá-me jeito. Algum problema? De onde vem a verba? Saiu dos nossos bolsos? Se não fosse aqui aplicada, a verba tinha validade para outros projectos?

Se não sabem as respostas! Vão á merda...

Anónimo disse...

0:29 e 2:53

Estes fanáticos do Pintx nem dormem!
Eles andem aqui...

O nível é mortal, MORTAL!!!

O dos "ocúlos" é de levar às lágrimas!

O do "dá-me jeito", merecia tratamentos de polé pedagógica e altruísta.

Mas, eles nem percebem...

Anónimo disse...

Não se pode dizer que a obra nao seja grandiosa.Mas será util?
Axo que em termos de estectica nao se enquadra no pano de fundo.tal como alguem disse la de cima da pa ver o que nao foi feito ca por baixo.tive oportunidade de atravessa-la e nao me pareceu oferecer muita segurança.em dia de vento vai ser dificil a sua travessia e assustou-me o facto de me poder debruçar sobre as laterais.pensei eu que tem altura suficiente para alguem se atirar ate porque nao vi nada que impedisse tal acto.tentem colocar posições partidarias de parte e olhem a ponte de forma critica.acham que algo que se enquadra no meio envolvente?

Atento disse...

Caro Habitante dos Penedos Altos
Com os juros dos três milhões gastos na ponte era possível pagar as viagens de todos os habitantes dos Penedos Altos nos Transportes Públicos durante todas a vida.
E ainda sobravam os três milhões!
Pelos menos VªExcia vai ficar feliz por passar na ponte com o custo por atravessamento mais caro do país. Parabéns e desfrute da paisagem.

Anónimo disse...

Em Coimbra há uma ponte uma pedonal sobre o rio Mondego, com direito a ciclovia e tudo! (http://olhares.aeiou.pt/ponte_pedonal_de_coimbra__em_memoria_foto971594.html)

Mas a ponte da Carpinteira é melhor: -É mais cara e os "críticos" acham que é uma ponte "sexy"!
Será que o candidato do PSD Carlos Pinto também acha que a ponte é "sexy" ? ... só se for para a sua idade ... ... mas que "falta de gosto" ... é como andar com calças azuis e sapatos castanhos!

xupacabras disse...

Desde que saí da Covilhã já vi que isso bateu no fundo.