segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ainda a ponte

Registamos com agrado a carta aberta à REFER do sô presideinte da Junta de freguesia do Canhoso, publicada no NC e acompanhada da nossa foto, aqui ao lado, a propósito da demolição da ponte ferroviária do Corge.
Nunca é tarde para se defender o património histórico/colectivo. Se bem que, algumas das questões deviam também ser colocadas à CMC e comissão dos 140 anos de elevação da cidade, que tem mantido sobre a matéria um silêncio ensurdecedor

19 comentários:

Anónimo disse...

esta ponte não tem qualquer valor historico e a vossa causa doentia está completamente perdida.

manufactura disse...

...lembro o anónimo que o valor histórico da ponte não e decretado por ele próprio nem depende da sua má vontade...a assembleia municipal aprovou mesmo uma proposta para a considerar monumento de interesse municipal... portanto...

carpinteira disse...

manufactura,
Não dá pra perder tempo com idiotas como o das 10'55.

manufactura disse...

...um recado aberto ao senhor presidente da junata do canhoso... se a ponte é neste momento património municipal a câmara necessariamente tem um parecer no seuabate pela REFER... por acaso o senhor presidente não deveria também escrever uma carta, igualmente aberta, à dita câmara? a Refer já não está sozinha se a opção for a criminosa...e francamente para um presidente de junta, com uma responsabilidade específica, uma carta aberta, nestes termos e nesta circunstância em que a própria identidade periga, pela destruição dos seus símbolos, é muito pouco...muito pouco mesmo...

Anónimo disse...

Mas, parece-te que a dita Comissão dos 140 anos, é um sindicato?

carpinteira disse...

Não é um sindicato não senhor.
Aquilo é uma comissão de festas engenhosamemte preparada para a mui nobre despedida do sô pinto - o que diga-se de passagem -,até nem é mau de todo. Podia era evitar-se o foguetório e despesa inútil.

Admira-me, que tanta gente boa fosse neste engodo.

Anónimo disse...

só uma questão, porque é que só se lembram da ponte agora? se é tão importante, porque é que não lutaram por ela quando se começou a degradar? ai a agora que vai a baixo é que importa?

enfim!

carpinteira disse...

Diz o anonimo das 21'44:

"porque é que não lutaram por ela quando se começou a degradar?"

ó anonimo o carpinteira não é um centro de inspecçoes de pontes e afins.
e continua:

"...agora que vai a baixo é que importa?"

Esta foi das interrogaçoes mais idiotas que alguem fez neste blogue. Mas deixa lá, que o cérebro tem uma tão grande capacidade, que, praticamente, hoje, toda a gente tem um. Até tu.

sempre a considerar-te

Anónimo disse...

Adorava ter um bate papo contigo sobre materia ferroviaria, mas os teus insultos falam mais alto, :) Repara apesar de estar 90% de acordo com a demoliçao da ponte,respeito a opinião dos outros, tu não, basicamente passas o tempo nos insultos. Isso sim são intervenções IDIOTAS. Quanto aos outros 10% não te vou explicar pela simples razão de toda a gente poder ter um cérebro, tal como TU.
Por fim, não me tomes por qualquer anónimo, porque não tenho problema nenhum em me identificar e dar a cara, e como tal já disse, podemos ter um "bate papo" sobre matéria ferroviária, porque bem precisas!

Cumprimentos.

carpinteira disse...

Nada do que dizes acrescenta alguma coisa ao que aqui se debate que é, objectivamente, a defesa de uma ponte (por acaso patrimonio historico da Covilha).
Quanto à materia ferroviaria que pretendes discutir comigo,tenho a certeza que ficaria a ver passar os comboios. Por uma simples razão: não entendo nada de creolina. É-me completamente indiferente, tanto quanto a tua identidade. Mas continuo a considerar-te na mesma.

Anónimo disse...

Com toda a EDUCAÇÃO,não adianta continuar com este discurso, porque vê a ponte de uma "forma" que outros não vêm... Para sí como um patrimonio municipal que quer e tem de ser mantido a todo o custo, para outros como uma parte de um corredor ferroviário que tem como objectivo aliviar a Linha da Beira Alta e Norte (zona de Pampilhosa) a nível de mercadorias.

Sím a Linha da Beira Baixa, inicialmente foi projectada como um corredor ferroviário com ligação a Espanha cujo traçado era completamente diferente do actual e que esteve para não passar sequer na Covilhã. E pode ter a certeza que não são os poucos utentes que a linha tem que a vai tornar lucrativa, é preciso mais( se bem que nem os mercadorias que possam vir a passar por aqui, possam trazer mais lucros) por isso deixem fazer a linha o trabalho dela, com as remodelações que forem necessárias.

Cumprimentos.

carpinteira disse...

anonimo,
avisei-te que caminhos de ferro não é o meu forte. Nada me leva discordar com o que acabas de dizer.
Defendo a continuaçao da linha com a preservação da ponte do Corge,porque é possivel mantê-la com a construçao de outra lado. Ponho muitas duvidas na soluçao das mercadorias que apontas.A questão que coloco hoje, é se o investimento que agora vai ser feito pela REFER, (depois de décadas de abandono da linha para a Guarda e das populações por ela servidas), valerá a pena; numa altura em que, as duas localidades, tem ligações rodoviárias a distarem 20 minutos?
Mas isto sou eu a dizer.

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que disse, aliás o projecto da ponte, ao contrario da resposta dada pelo ministerio, não vai ser feita exactamente no mesmo local da ponte sobre o corges, mas sim ligeiramente ao lado e em curva, por forma a melhorar o raio da curva do lado do Norte e permitir aumento de carga por eixo, a nivel de velocidade não vai ser minimamente lucrativa, porque as curvas que se seguem irão limitar a velocidade. A questão é se esteticamente irá ficar "bonito" ter duas pontes "uma em cima da outra" e depois como seria feita, ou quem iria fazer a manutenção da ponte antiga..

O projecto da ponte:

http://www.profico.pt/Home/Portf%C3%B3lio/ObrasdeArteedeConten%C3%A7%C3%A3o/OAFerrovi%C3%A1rias/LinhaBeiraBaixa5Pontes/tabid/177/Default.aspx

(o lado direito é o lado da Covilhã)

Cumprimentos

carpinteira disse...

Acrescento apenas para finalizar, que receio sempre aquele género de discurso, pouco sustentado, que proclama uma certa modernidade balofa. Por conta desses dislates, é que, grande parte do património histórico construido na Covilhã foi delapidado. Poderia enumerar aqui alguns casos, sendo o mais flagrante,a destruição compulsiva ao longo de décadas, das muralhas da cidade. Hoje, praticamente inexistente.
É preciso estar atento.

Anónimo disse...

Realmente foi uma pena chegarem a este estado!

Cumprimentos

manufactura disse...

...anónimo das 23.14, se a questão é a estética com toda a certeza será encontrada uma solução, agradável à vista, para manter as duas pontes... se fores por essa espanha fora é o que está a acontecer... mantém-se a ponte antiga e constrói-se a nova ao lado, sem que tal choque em termos paisagísticos... não creio que a preocupação da REFER seja a estética, a demolição da ponte é vantajosa em termos de venda do ferro e da pedra... mas já alguém viu os estudos que provam que esta ponte é irrecuperável?...gostava mesmo de os conhecer:) :) :) quanto ao idiota que se diz entendido em ferrovia, não sei se na perspectiva do utilizador ou algo mais, realmente um comboio com uma velocidade média de 40km/h é um manancial de lucro:):) :) Até o podemos acomanhar a pé:) :) :) nesta forma de pensar e agir não acabamos por ficar a ver o comboi passar, mas perdemos o comboio de certeza... é não é de vista, que pela sua lentidão seria impossivel:) :) :)

Anónimo disse...

Deitar abaixo a ponte é importante na medida em que teremos ligações ferroviárias melhores, mais rápidas e mais frequentes, para Guarda? Ou é para continuar a passar uma automotora duas vezes por dia?
Se é só para isso, valerá a pena deitar a ponte abaixo?

Eu acho que se, com a linha melhorada, a ligação ferroviária à Guarda (e, da Guarda, à linha do Norte) passar a ser uma alternativa real ao transporte rodoviário, se for esse o plano, então vale a pena. Mas se é só para se gastarem uns milhões e tudo continuar na mesma, então mais vale deixar a ponte onde está.

Anónimo disse...

Se eu fosse primeiro ministro nomeava;
Ministro da Cultura - O iluminado e bem falante Jorge....Jesus!
Ministro das Obras Públicas..(tan,tan,tan,tan...) o Carpinteira pela sua defesa da ponte.
Ministros dos Transportes...o Manufactura.
Disse!!! e vou pôr o capacete porque daqui a nada começam a cair pedras.

carpinteira disse...

Pena que não sejas primeiro ministro!
Mas não desistas.