domingo, 26 de setembro de 2010

Queres recibo?

Pelos vistos no condominio covilhaneinse, - e não só - ninguém passa recibos pelo aluguer dos quartos ou apartamentos a estudantes. Foi o que li nas páginas centrais do pasquim NC. É uma situação normal, assente numa lógica que decorre da chico-espertice tuga, hábil na fuga e no drible, onde todas as artimanhas são legítimas para proveito próprio e em prejuízo do resto dos indigenas, está bem de ver. No fundo, esta basbacagem desconhece a conceção hegeliana do Estado (e mesmo que conhecesse!!!). E como a fiscalização é também ela uma miragem, basicamente, a recusa do recibo, é um delito desculpável, que os senhorios e imobiliárias podem repetidamente cometer sem nunca serem punidos por ele. Ora, precisamente para obviar a esta chico-espertice, as associações de estudantes como a da UBI, estão-se nas tintas e mais vocacionadas prás festarolas da praxe, enquanto o Estado, esse, criou uma justiça relativamente desacelerada e praticamente ausente para estes e outros casos de incumprimento fiscal. Trata-se certamente da fuga ostensiva aos deveres de cidadania, que é como quem diz ao fisco; uma das fraquezas da democracia, i.e., o ataque que recorrentemente sofre o Estado, (todos nós), cuja função última e não menos importante seria a da sua salvaguarda. Enfim, nada de novo. Venha o FMI.

9 comentários:

Anónimo disse...

Vamos ver onde param as preocupações da AAUBI. Se um pretenso arrendatário de um ou mais quartos se dirigir à associação a fim de publicitar esse mesmo arrendamento no site próprio, cobram creio que 10€ sem nenhuma preocupação quanto ao pagamento de impostos. Concluí-se que há aqui o que se chama no minimo um aproveitamento ilicito de uma burla.

Anónimo disse...

era o que faltava á AAUBI, ainda ter de resolver os problemas que pertencem às finanças

manufactura disse...

...a AAUBI passa recibo desses 10 euros?...

Anónimo disse...

Manufactura, não está em causa se passa ou não recibo. Está em causa que não devia publicitar arrendamentos de quartos que não pagam impostos e contra cuja prática se insurge. O controle? Fácil de verificar.

manufactura disse...

...então e se não passa recibo? poderá insurgir-se contra o que quer que seja?é que também é um rico negócio a avaliar pelo número de anúncios... o crime é o mesmo... não será, na minha opinião, da associação a competência de fazer essa investigação, nem o pode fazer! e quantas denuncias de alunos já foram feitas a quem de direito?...

Anónimo disse...

Manufactura, você não vive cá! Pode estar em hibernação mas não vive cá.Sem quaisquer honorários vou-lhe explicar.99% diria dos quartos que se alugam a estudantes estão fora da lei,não pagam impostos.Se desejar dou-lhe moradas onde depois de uma busca pode chegar ao nome dos proprietários e olhe ia ter uma desagradável surpresa.Correcto!
Olhe o presidenta da AAUBI para as suas origens e medita em quantas ilegalidades lhe estão por perto.
Estes 99% de ilegais substituem-se a quem deveria criar residências universitárias e/ou outros alojamentos para receber os estudantes. Percebeu até aqui? Se eu fôr demasiado rápido para os seus neurónios, dia que eu gaguejo.
Não existissem esses ilegais, onde se alojavam os estudantes?Vai-me dizer que quem aluga se deveria colectar na repartição de finanças e eu pergunto; na sua vida (actividade) profissional se a tem, sempre cumpriu com os seus deveres de cidadão? Se sim identifique-se para o propor como contribuinte modelo 2010.Mas vamos ao que interessa; a AAUBI é contra a cedência de quartos em "fora da lei" mas recebe anuncios a troco de uns euritos para os promover, continuamos de acordo?
Imagine eu, este seu modesto leitor que até por ter tido uma experiência familiar, sou contra a droga.Sou contra mas em proveito próprio posso a troco de uma esmola, sugerir onde..Percebeu agora?
Deixe o presidente da AAUBI preocupar-se com o valor das propinas e outros "papeis" e seus custos na universidade mais cara de Portugal e esqueça os fora da lei. Deixe o presidente da AAUBI reunir com o governo para exigir criação de cantinas e residências e acabam os ilegais. Quer um conselho ou se desejar arranjo-lhe um conCelho, seja imparcial e medite nas opiniões, já não digo as suas mas as dos outros. E um outro pedido, não censure este comentário para ficar bem na fotografia.

carpinteira disse...

anonimo das 13.48
Concordo com algumas coisas que escreveste,outras nem por isso. Só não consigo entender a parte em que pedes à leitora manufacturas para não te censurar o comentário.
A que propósito ?

manufactura disse...

...mas para que quereria eu essas moradas? não trabalho para o fisco, e esses seu comentário é um bocado ao lado, fancamente deveria abrandar um pouco que eu não percebi o desenrolar argumentativo, e...não que o defeito esteja na velocidade das minhas sinapses:) :) :) ... e pode então porpor-me como contribuinte modelo 2010, estou devidamente identificada... pode sim senhor...
...olha carpinteira, inspirada na ameaça de um comentário, ainda levo eu um arraial de porrada por me confundirem com alguém... ia ser hilariante...

Anónimo disse...

Anónimo das 13.48h, eu até acho que não seria mau deixar o Presidente/ Ex-presidente preocupar-se com as reuniões para a criação de cantinas, etc. Não me parece é que essas preocupações lhe passem sequer pela cabeça.