sexta-feira, 1 de julho de 2011

o condominio continua em perda...


Em dez anos o distrito perde 31 mil indígenas, mas de acordo com os dados preliminares dos Censos de 2011 no site do INE, Castelo Branco ultrapassou já os 56 mil habitantes. Quer isto dizer que a pérfida capital de distrito cresceu 3921 habitantes residentes na última década, o que é absolutameinte extraordinário, contrariando a tendência de desertificação que afecta o condomínio covilhaneinse.
A cidade neve não consegue fixar população e continua em perda acentuada desde 2001. Lembrar que segundo dados do INE, a Covilhã já tinha perdido 717 nativos entre 2003 e 2006, a maior perda populacional das cidades do interior.
A verdade é que nem o desenvolvimento sustentado, nem a qualidade de vida, apregoada pelos papagaios do pelourinho, podem ser esgrimidas para atenuar tamanha sangria. Andam há dez anos a criar ilusões duma cidade de excelência e atractividade 5 estreilas, mas que nem sequer consegue fixar as pessoas. Valha-nos a almofada de uma instituição como a UBI para estancar a decrepitude total num condomínio que navega à bolina. De resto, ficou a bonomia e o marketing politico para alimentar retóricas soezes, tão do agrado da canalha, mas com resultados iguais a ZERO. Já lá vai uma década sem que os mágicos de serviço consigam cativar investimentos significativos, capazes de gerar empregos e reter os mais jovens na Covilhã. Mas o pior é que o esvaziamento vai continuar. Nós cá estaremos de tempos a tempos para ver o que sobra dos latidos da piolhada.

4 comentários:

Aguiã disse...

Tenho a dizer que os Censos da maneira que foram feitos não merecem grande credibilidade! Houve várias pessoas recenseadas em várias moradas, outras que não foram recenseadas, outras mal recenseadas! Do conhecimento que tenho do processo, não acredito nos resultados. Pergunte a um recenseador que conheça qual a sua opinião sobre os censos. ;)

rodrigues disse...

Foram mal feitos ?
Onde?
Na Covilhã ou em Castelo Branco?

Anónimo disse...

Ja em 2001 os censos foram mal feitos,eu conheço familias que agora e em 2001 nao entregaram os formularios,por isso a credibilidade dos censos pode ser questionada,

Anónimo disse...

Isto já fede até pó sô administrador que se pira e anda à prociura de um ciurso tirado no brinde de qualquer prodiuto de supermercado.