Convem lembrar de quando em vez, que o papel de um blogue como o Carpinteira, desenvolve-se precisamente neste ambiente de uma cidade de província, onde existe um culto quase messiânico do líder. Onde cada vez há mais gente a engrossar a fileira da ignorância e do atavismo, a par de uns quantos acólitos; treinados bem na lógica dos ensinamentos do Chefe, ajudados por outros tantos bufos, que perseguem e ameaçam, impiedosamente, todos os que ousem erguer a voz contra os varios poderes instalados. Não será por acaso que temos assistido ao desaparecimento lento de praticamente toda a blogosfera covilhaneinse.Mas esta é a cidade que temos, revelando que a Covilhã não possui uma cultura pública democrática e que o próprio poder tem, afinal, medo da liberdade. Como diria o outro: já nos deveríamos ter habituado. Há uma espécie de ideologia domestica, que incita à credulidade, à idiotia, e à perseguição, ornamentada por uma trupe que domina o expediente a seu bel-prazer, mas que se borra de medo de perder o acesso à teta garantida pelo amiguismo instituido. O carpinteira surge, neste contexto, cada vez mais como um incómodo para Administração do condomínio e quejandos, alimentados por uma nomenklatura, que pelos vistos, só a morte natural os afastará da tentação constante de pastorearem a basbacagem. É este case study que nos interessa, e que tentamos interpretar num exercício civico, critico e reflexivo, que por vezes deixamos nas entrelinhas, nos espaços vazios, à prova da inteligência dos leitores, sem paternalismo ou superioridade moral, para que descortinem esse sentido obscuro das coisas. Se calhar, é tambem por isso, que cada vez mais gente nos lê, em todos os cantos da patria e do mundo. A nós ninguem nos cala.
16 comentários:
Isto é o quê? O estertor de um blog moribundo? Parece-me...
moribunda está a tua inteligeincia, ó anonimo, pois nem consegues respeitar o que lês. Mas eu vou avivar-te a memória: o carpinteira não está recomendado a basbaques.
És um triste, desciulpa,um traste. Desaparece idiota.
"estertor de um blog moribundo"... Palavras caras para um basbaque...
basbaque é um estado de espirito indetectável através da linguagem. Por isso há basbaques de todas as especies e feitios...eheheheheeh
Não me costumo enganar... logo saíram em defesa do moribundo, 3 duques: carpinteira, bom selvagem e tecelão... uma troika pequenina em espírito e pobre em ideias, que desesperadamente tenta agarrar-se, enquanto o blogue moribundo (sem assuntos de interesse geral, apenas maledicência, e futilidades) dá (em linguagem que a vós se cola) o "peido final"... Carpinteira, estarás por acaso a trabalhar no Parkurbis?
(lembra-te que perguntar não ofende!)
Já agora,
no jornal de negócios saiu uma listagem dos cursos em Portugal com menos e mais desemprego. No caso da UBI, apenas o curso de Ciências da Comunicação aparece na lista. Não como um dos cursos com menos desemprego, mas sim como um dos cursos em Portugal com mais desemprego. Bonita imagem da UBI dá esse grande profissional que dá pelo nome de António Fidalgo. Tanta mania que é bom e um dos cursos dele tem este desempenho. Toma António Fidalgo. Fiquei muito contente com esta performance miserável do curso de Ciências da Comunicação da UBI. Este sim é um assunto importante e que devia ser divulgado.
Quando aqui se fala do estrebuchar do chicken, capangas procuram virar o bico ao prego...
Não cola, essa não pega!
Noutros teimpos, já de pistola na mão, nos tribunais ou de outra maneira coerciva, o soba teria agido contra est blog!
O seu "silêncio", até esta novel estratégia já estava a estranhar.
Que eilas doem a beim doer a esta trupe corrupta, doem meismo...
Caro anónimo das 19h49,
fez muito bem em divulgar essa notícia acerca do desempenho de um dos cursos do Professor António Fidalgo.
Afinal, o curso de Ciências da Comunicação é o pior curso da UBI. Para além disso, o curso de Filosofia também é uma miséria. Praticamente não tem alunos. Essa Faculdade de Artes e Letras devia fechar as portas.
Eles não gostam do blog, mas não se tiram daqui.Ainda por cima só para dizerem bacoradas
Desculpem lá, mas quem é esse António Fidalgo?
É um arrumador de carros? Trabalha na CP? Trabalha nos Correios da Covilhã? Quem é esse senhor para merecer tanta atenção do melhor blog do mundo: CARPINTEIRA.
CARPINTEIRA é o melhor blog do mundo. Quem não gosta é tolo. CARPINTEIRA não está moribundo, está simplesmente melhor do que nunca. Continuem, são os maiores.
ó democrata, já publicamos alguns comentários teus que nada tem a ver com o teor deste post. Agora chega.
Se queres continuar a reclamar e insultar o Antonio Fidalgo, escreve para o Urbi et Orbi ou para o departamento de comunicação ou como é que se chama aquilo.
O carpinteira é que não vai servir de pasto para mais ordinarices tuas.
É muito estranho, mas acontece, quem circula pelo Concelho encontra sempre placas de mármore de formato rectangular devidamente aparafusadas, com indicação de que fulano de tal no ano da graça de não sei quantos plantou mais um chafariz um banco de jardim.Será que o fulano de tal pagou do seu bolso essas mordomias com que nos brindou ou foi um simples gestor de dinheiro público, de todos, então para que espalhar o nome com que foi registado por tudo quanto é lugar.
20:14
É simplesmente porque em terra de cegos, quem tem um olho é rei.
E rico!!!!!!!!!!!!!!!!!
Anónimos das 19h49: em lugar de debitarem barbaridades, vão ler o documento que deu origem à notícia (http://www.gpeari.mctes.pt/?idc=172&idt=237) e tentem concluir qualquer coisa útil. Se conseguirem, claro.
Para vossa informação, o curso de CC da UBI é o 2º melhor do país (avaliação externa) e a faculdade é a única da UBI que tem dois laboratórios com classificação FCT de Muito Bom. Já agora: a que propósito o prof. Fidalgo foi chamado para o caso?
anónimo das 8.06: e fechava as portas porquê? Porque há por lá quem pense pela sua própria cabeça? A ignorância é uma coisa tramada!
Caros anónimos das 19:49 e das 8:06 (estou a usar o plural, mas desconfio que é a mesma pessoa ou então duas que estão sentadas uma ao lado doa outra). Sinto alguma frustração nos vossos (seus) comentários. Mas isso trata-se num gabinete de Psicologia, não aqui. Aproveitar um dado que mais nenhum jornal encontrou (estranho, não é?) para vir(em) aqui vilipendiar cursos e pessoas só revela uma enorme pobreza de espírito.
Enviar um comentário