quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Arre-chamona, eile é cada gimbrinha!

Eistes gaijos da carpinteira istão a dar cabo disto, já quaise ninguém sabia quisto izistia,  pedirem-me para dar uma maõzinha. Iem desmazelando esta porra. Derepeinte trespassei-me e fui veir quem eirem os corrichos que já andavem a chafurdar na pia. Fiquei ralado.
Arre-chamona, eile é cada gimbrinha! um já tinha abalado e voltou derrancado, avezado na malga e afiadinho pró lavarinto, outro éi uma cunapa do Pei…eiS…Dei, um catrapão borrachana arremangado…um tonho... o presedeinte ei um catrapão engonhado…mandarem o matacão imbora… atiram eista porra para o lapacheiro...iuma marrafalha…
Mostrarem-me um cachopo cagão, até pareice esgroviado,olhai as cangalhas…não conheiço!, dizem-me q’ei dos industriais, boa geinte, mas não quer dezeir nada, isso não se transmite, conquistace.
Estive a leir uma intravista do cachopo. Osdepois decerem-me que o mastrunço do raboqueiro andava a tentear para ir na bolina d’eile…apanhei uma vraveira!! Põente quêdo..fuje deisse trambalazana, atirate de pantanas. Tiu que neim gostas de Blogs anonemos e essas porras, logo te apresentarem o mastrunço do Anselmo…catrino! cousas do coirão da pubelecedade do hospital, o geirinhas...
Põie-te fino…não seijas abêbera mal acunapado… o gaijo da friuta não adianta cascalho…naõ vas na tanga… olha o farromba Farromba, inda pagas a cousa... um lanzudo que se preze solta os cachorros...de veiz em quando vou procurando sabeir de ti…a veir se te conheiço antes de voltares á capetal onde eis mais feliz com o Paulinho das feiras e eissa  geinte.

(Pessoal até dou uma mãozinha…mas digo já que não fasso pelingrafias)
Deve ser referido, que este post para ser devidamente lido, o leitor deverá estar munido de dicionário de gíria/dialeto covilhanense que poderá ser encontrado nas ruas ou em bairros especializados no assunto.

5 comentários:

Anónimo disse...

Grande Adolfo! os do cavalo andam em pânico! Com o Adolfo é que eles não contavam! Já começaram a espalhar as aldrabadas do costume. São uma cáfila de mal-dizentes. Só sabem viver da calúnia. Ides acabar muito mal!
Força Adolfo! A Covilhã conta contigo!

Anónimo disse...

10,46: És capaz de ter razão, mas cáfila cáfila vamos ter que esperar para perceber o que dizem no fim. O Pinto tal como no PSD vai dizer que o convidaram e depois não quiseram, toda a gente o engana, um pobre diabo em busca de vingança. Agora que toda a gente diz que o colega consultor do Martins o Dr.Reis andou entusiasmado com a ideia, andou...que andaram ai umas pintonetes excitadas com a ideia, andavam, que ate ja viam o Pinto sogro do Aldofo, também é verdade. Agora se isto é mais um caso de intriga oportunista ou não? Veremos.

Anónimo disse...

O Pinto andou a bater a todas as portas partidárias a ver se o queriam como candidato à Câmara. Ninguém o quis porque o conhecem bem e sabem quem ele realmente é.
Assim que lhe negaram a candidatura desatou a dizer mal no seu estilo arruaceiro.
Basta ver o que dizia do Adolfo há umas semanas atrrás e o que agora diz. Não há coerência nem educação!

Anónimo disse...

O Reis esta-se nas tintas se ganha ou não ganha a câmara. È um negociante, correu-lhe bem a negociata do Mac e toca de ir ás compras de lebres. O Adolfo corre, o Farromba logo a seguir e ele leva a bandeira. O que é que acontece? O Adolfo com o embalo segue para Lisboa, o Farromba sobe ao podium e ele sempre tem um honroso 2º lugar. Porque é que não haveria de ser assim na Assembleia. O que conta são os resultados, meus amigos.

Anónimo disse...

Ó Adolfinho deixa-te estar em Lisboa que aqui faz muito frio no inverno...