quarta-feira, 21 de junho de 2017

Diálogos prováveis e de bom senso.




“Caros carpinteiros, Bom dia
Achais mesmo possível e de bom senso acreditar na instalação da EMA na Covilhã?
Faz sentido alguém de bom senso, induzir, pretendendo fazer acreditar que faz algum sentido, debater em campanha eleitoral tal assunto?
Mais, fará algum sentido que devamos usar o argumento do aeródromo de Castelo Branco, depois de termos sido pioneiros na sua construção e posterior desmantelamento? Castelo Branco?!
É brincadeira ou é mesmo a sério?
Antonio”

Caro Antonio
Não. Não faz sentido algum!
Brincamos com o assunto e infelizmente o desvario e inquietude neuronal de um dos candidatos, usa o tema para empolgamento das ostes, sem qualquer sentido de responsabilidade regional, muito menos patriótica.
Não faz sequer sentido, tratar um não assunto, explicando as idiotices alegadas. Estamos a falar de patamares de decisão completamente distantes. Não é uma decisão de comparação nacional, onde o fator equidade deve ser tomado em conta. Estamos a falar de uma decisão europeia. Quantas regiões têm pelo menos circunstâncias iguais ao nosso concelho? E o direito de reclamar para si esta agência em nome do desejado desenvolvimento? Desistimos de sonhar? Não! nós até queremos sonhar, perante o Brexit, com na instalação da City na Covilhã…e por ai fora... e até porque não, por estarmos mais perto do céu exigir a Trump uma agência da NASA? Quais Lages quais carapuças!!
Na verdade, pretende o candidato posicionar a discussão ao nível do senso comum, em detrimento do bom senso.
É nisto que encontramos o primeiro dano insanável da proposta. Colocar o assunto ao nível do senso comum é torna-lo pequeno, menospreza-lo e desvia-lo para o non sense, onde o estilo caceteiro pretende ganhar posição.
Uma ameaça e dano democrático. Igual a tantos outros que trouxeram profundas marcas na vida em comunidade. Hitler convenceu uma pequena parte do seu povo, que apurar a raça era uma ambição legítima. Anteriormente, diversos Klan angariaram a partir do anticatolicismo, anti-semitismo, o racismo angariar “purificadores” da sociedade americana. Tudo legitimo, quando reduzido ao senso comum de uma pequena parte da sociedade, mas obviamente danosa para o bom senso de todos.
Evidentemente este louco não angariaria mujahidins prometendo 11 virgens no paraíso. Não hesitaria prometer 22. Em linguagem mais recentemente aplicada na definição dos maiores perigos da democracia planetária, O POPULISMO.
Reside aqui o grande perigo para a Covilhã. Um líder de facção, alienar meia centena de cidadãos e através do seu fanatismo, espalhar de forma organizada o pânico e ganhar adeptos para uma causa, como tem acontecido desde a saída do agora “de novo” candidato, usando o mais económico e eficiente meio de comunicação, as redes sociais.
Agitar uma bandeira com objectivo inalcançável é sinal da evidente ganancia e demência do autor. Não é novidade. Sempre usou o mesmo procedimento para afirmar o mau princípio. Através dos seus operacionais, sempre convenceu o povo que o mundo acabava na gardunha e que alcançávamos a perfeição, protegendo-o (o povo) das barganhas que o próprio criava. Sempre promoveu o medo e o pânico, para valorização da sua própria imagem pseudo protetora.
O descaramento e a falta de vergonha caracterizam o falsário. Como é possível, na mesma intervenção, empurrar e promover o aeródromo de Castelo Branco, cuja existência apenas é possível, perante a janela de oportunidade face á destruição do aeródromo da Covilhã que o próprio promoveu? Descaramento escabroso e nocivo da dignidade Covilhanense.
A proposta para futuro, deverá fazer-nos reflectir quem tivemos a dirigir os destinos da Covilhã nos últimos 25 anos e porque chegamos onde chegamos. Nada estruturante, um vazio de desenvolvimento sustentável. Tudo retórica assente na promoção do conflito social entre covilhanenses. O mundo mudou, a idade do protagonista acentua os seus próprios defeitos, sabemos por isso que no confronto de ideias e projectos vencerá o bom senso, perante as marchas e delírios organizados por uma seita, cujo único defeito é acreditar num falso líder.

21 comentários:

Anónimo disse...

O CP é tão bom que até copiais os temas que ele tem no Face ..."diálogos". Da para rir, como quereis dizer mal e o seguis letra a letra.
O gajo da-vos cabo da mona.
A resposta só a compreende quem está no vosso estado de Delirium tremens (DT). É
um estado confusional breve, acompanhado de perturbações somáticas, que usualmente acomete usuários de álcool gravemente dependentes em abstinência absoluta ou relativa.
Deixai o álcool caralho.

Covilhã, consciente disse...

12:54

Publicamos o teu comentário, embora esperado, nada dizes sobre o assunto.
Todavia, ele reflecte a grande maioria das preocupações manifestadas no nosso post.
Pânico, medo, destruição, agressividade, má educação, ofensa, são princípios adoptados pela alienada postura do lider, sendo uma proposta de alienação do próprio ou de um grupelho de alienados.
Assim sendo, desde já avisamos que não voltaremos a publicar comentários deste tipo. Não resulta da evidente falta de modos. É mais a luta pela defesa da sanidade de um povo, perante a evidente ameaça de socialmente estarmos ameaçados pela seita, que a continuar visitará os judeus, os partidos, poderá incendiar sedes partidárias.
Admitimos e sabemos, que historicamente a justiça sempre teve algumas hesitações perante a democracia, admitindo e permitindo o avanço de movimentos de associação criminosa, crente faça-se justiça, inimaginável num ambiente de elevação onde deverá acontecer o debate politico.
A verdade é que todos temos provas de que na historia a justiça foi temporariamente ultrapassada por esses. Tarda mas chega. Nós não contribuiremos para o desvio do debate.

Anónimo disse...

É preciso dizer que foram e são tiradas e demagogias destas que nos fazem viver na terra do nada. Discute-se o nada e só temos direito a isso mesmo. O interior de modo geral e a Covilhã em particular viveu evite disto, argumentos e desejos estéreis para governo de uns quantos. Com gente desta nunca teremos a terra que nos pertence por direito, como pobres resta-nos viver de sonhos e ilusões.

Anónimo disse...

Belíssimo texto. Claro, sintético e muito esclarecedor. Parabéns Covilhã Consciente.

Anónimo disse...

O que poderemos esperar de um tipo cujo futuro já é reduzido se não mais do mesmo, uma vingança pessoal, e o tempo possível de boa vidinha? Arrasta-se a cobrar favores da treta com mais de 20anos, comer uns pequenos almoços á pala, dizer palhaçadas e anunciar-se como coitadinho? que há uns tipos que batem no velhinho porque não gostam dele porque se queriam aproveitar dele quando era jovem?

Anónimo disse...

Em boa verdade aqui faz-se debate politico á seria. Estranho nem a energia, nem a vontade de mudar, nem pcp nem ps dizerem o que quer que seja.O homem fala sozinho e não querem perceber que a politica faz-se de opinião, afirmação e rotura de ideias quando for o caso.

Anónimo disse...

A malta devia organizar-se e fazer uma petição á Clara de Sousa para perguntar ao Marques Mendes no domingo o que acha desta proposta de um dos dois únicos candidatos á Camara da Covilhã. Chacota nacional é evidente.

Anónimo disse...

Ao ler o que aqui se comenta se dúvidas tivesse o meu voto e da família so pode ir para o Carlos Pinto.
Vocês ainda sonham com um presidente de Câmara do tempo da outra senhora.
Caladinho, obediente e sem levantar a voz.
Abram os olhos à realidade.

Anónimo disse...

A grande questão é que a conversa desta pré-campanha se centra em não assuntos, não propostas e cultos da personalidade que levam a populismos perigosos para todos nós. Quando está em causa o futuro deste nosso nobre concelho anda-se a fazer política rasca com gente completamente ultrapassada e que parou no tempo. Seria óptimo se todos (nós também) nos centrássemos no que é realmente importante para as populações. Somos cada vez menos, estamos mais envelhecidos, empregos nem vê-los, verdadeiras políticas educativas, culturais ou desportivas inexistentes, ideias para resolver a desertificação do centro da cidade nenhumas, e por aí adiante. Nada de preocupação com aquele que deveria ser o grande objectivo desta campanha: discutir o futuro de um concelho, condenado, como quase todos os do interior, a perder toda a relevância que, embora pouca, ainda tem. O grande culpado tem sido, para já, o candidato ressabiado, que representa tudo o que de mal tem a política. Espero que os outros o deixem a falar sozinho e apliquem a sua energia em propostas reais, adequadas e dignas (coisa que esta não é.).

Anónimo disse...

Tu ja te tinhas doutrinado a ti e a tua família, felizmente que só se estraga uma casa. Nenhum vizinho te deu ouvidos.

Anónimo disse...

Com tantas sapiências por aqui a dizer mal e com a cabeça cheia de ideias vazias não passsm deste blog.
E com as ideias desta Câmara e das meninices do cds vamos longe.
Nem sei porque não há uma candidatura carpinteiros unidos jamais serão vencidos!!! Até vinha logo a maioria.

Anónimo disse...

Que sabes tu da vizinhança? Já a conheces?
Ou queres mais desastre do pereira?

Anónimo disse...

Ó 16.16, Vê-se logo em quem votais. Não por dizeres em quem, mas por votares por ti e pela desgraçada família que, pelos vistos, não tem direito a voto senão o teu.
Cá em casa somos cinco eleitores e cada um vota no que bem entender. É certo que têm a vantagem de, desde sempre, aprenderem a pensar por eles próprios.

Anónimo disse...

O 43, depois de uma forte mobilização, reuniu cerca de 100 pessoas na sua apresentação, na Covilhã.
Extremamente desiludido, foi pedir socorro para as aldeias. Acompanhado das mesmas 100 pessoas que se encontravam no Pelourinho.
Os citadinos conhecem melhor o exemplar do que ninguém...

Anónimo disse...

Mandou refundir o Tourais ou é apenas um operacional atrás do balcão? o principal entusiasta do amigo artur anselmo.

Anónimo disse...

Caro António. Bom dia
Em boa verdade lhe digo: posso não concordar com uma única palavra que disser mas defenderei até à morte o direito de você dize-las. Não é o caso. Pois, não concordando, em absoluto, com o conteúdo do texto, aceito que algo daquilo que escreveu é tão real como o ar que respiramos (não o vemos mas sentimos o seu efeito).
Porém, a questão de fundo permanece. Como vamos combater a desertificação (o que seria deste concelho senão fossem a UBI o CHCB e a CMC, nas freguesias rurais)? Que alternativas credíveis a Carlos Pinto houve nos últimos 25 anos? Durante esta eternidade quantas propostas para o dito “desenvolvimento sustentado” vieram ao conhecimento público?
Objectivamente, qual a obra que Carlos Pinto fez e que não deveria ter feito. O Data Center não foi uma boa aposta? Para mim foi. Veio gerar emprego, riqueza e o tão falado aeródromo há muito que deveria estar noutro local.
Apostar no turismo de montanha, dar condições aos empresários instalados para alargarem o seu âmbito de ação, criar condições para atrair novos investimentos, aproveitar o conhecimento gerada pela Ubi, melhorar as acessibilidades, dar incentivos (sérios) à natalidade, criar condições para as pessoas se fixarem, olhar para a floresta, agricultura e pecuária não farão de nós um concelho mais sustentado? E a cultura. O que podemos fazer para “vender” a nossa história, crenças e tradições? E a gastronomia?
Bem António. O texto já vai longo para um blog mas ainda acrescento que gostaria de ver resposta e opinião para operacionalizar estas e outras sugestões. Porém, fico com a ideia que para muitos dos que por aqui passam o importante não é dar contributo para o desenvolvimento do concelho mas satisfazer o ego, dizendo mal de um homem que já governou o município durante vinte anos e se prepara para o governar mais quatro. Assim espero
António.

Anónimo disse...

Nao compreendo porque é que o carpinteira ignora o covilhapapers. Será um enigma?

Anónimo disse...

Covilhapappers a bombar...e diziam eiles que eram os espanhois, que FDP!! agora tiudo faz sentido...só me apteice dizer "ACORDAI homens que dormis..."

Covilhã, consciente disse...

Caro António

É justamente com o intuito de partilhar reflexões, com espírito aberto e disponível numa partilha sã, que este espaço existe.
Vejamos, apesar de teres a tua convicção já formulada, aplaudimos a disponibilidade para partilhando-a, admitires nela pensar.
Na verdade, concordamos com a necessidade e importância da UBI, o CHCB,da CMC, acrescentaríamos até o patrão Paulo (escumungado até pelo anterior regime) a Fitecom, a turistrela(?), os serviços públicos de forma geral etc.
Como facilmente se saberá nada teve a ver com a propalada importância do candidato que referes. Pelo contrario foi até um obstáculo presente nas relações com todas estas e outras instituições.
Já havia Covilhã antes desse senhor se apoderar de uma pretensa invenção da Covilhã. Convenhamos o período em causa foi uma época de ouro de disponibilidade financeira para se construir um futuro estruturado, sustentável com infraestruturas que promovessem o equilíbrio social, capaz de apoiar o desenvolvimento social, económico, cultural que tenho a certeza une verdadeiramente os covilhanenses.
Objectivamente e contrariamente ao propagandeado perdemos uma época de ouro. Ocorreram obras? pudera o dinheiro a rodos para a infraestrutura, habitação social etc só poderia fazer acontecer obra. O que faltou foi justamente mais obra e não se compreende que hoje pex estejamos a necessitar de investimento em habitação.
Estradas, ruas, caminhos etc? não se fez porque não havia engenho para mais, veja o que aconteceu em concelhos vizinhos.
E o que realmente aconteceu por cá nestes 25 anos? Tudo reduzido a conflitos, foi a família no teatro, a ZIT entregue a especuladores, o Data center a destruir um estrutura emblemática, enfim! tudo foi conflito. Será apenas isso? Pois nós acreditamos que foi pior e ameaça ser ainda pior. Na verdade tudo foi feito foi condicionado pela vontade e semelhança de um líder completamente desfasado no tempo e nas necessidades de um povo, de acordo com os novos tempos de governance e participação colectiva.
Pergunta e bem, que propostas alternativas houve. É um facto e isso questionamos de igual modo. Temos a nossa opinião, o novo candidato é daqueles que ninguem quer levar ao baile. Onde estiver promove a discórdia a luta a ofensa e todos correm risco de ir parar a uma esquadra de policia.Todos dispensamos a peixeirada de um tio que nem precisa de beber copos para ofender, e desse modo, gente de bem não alinha na lama discussão. Na verdade, parece ter capturado uma sociedade que teme perder a paciência e reagir como merece.
Não podemos concordar com a tua escolha porque na verdade reconhecemos nele um empecilho á altura do desenvolvimento da Covilhã. O tipo tem a capacidade de condicionar o futuro da Covilhã. Acha normal em tempo de sucessão, fazer um jogo interno de rotações de "vices" que merecessem vir a ser candidatos?
Em nossa opinião, respeitando a tua escolha, te dizemos esse novo candidato é e seria um empecilho ao desenvolvimento e futuro da Covilhã.
(é longo mas para se discutirem coisas tão amplas é preciso espaço, que o eucalipto da tua escolha não favorece.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Fez obra quando havia dinheiro a rodos, mas muito que bem dispensávamos por não servir a ninguém senão à sua própria capitalização politica entre deslumbrados provincianos. E não bastante esse dinheiro a rodos que vinha do governo central, toca a alienar e hipotecar o concelho para mais obra de coisa nenhuma. O pouco que serviria está sempre estragado e com elevados custos de manutenção, tal é a qualidade do empreendimento.
Veja-se aqui ao lado, no Fundão, o que é obra que serve os cidadãos, sem alaridos nem vaidades fez-se o que tinha de ser feito para atrair capital e produzir riqueza, emprego e esperança, fixação dos deles e do mundo. E quando sair, não será um seu sucessor menos empenhado, nem uma crise nacional ou mundial que deitará tudo por terra. As fundações estão lá e são sólidas.
Por aqui, umas torres de papel para covilhanense ver, umas piscinas de ondas e outras tantas praias fluviais. Chega de pão e circo de quem não tem capacidade para mais.

Anónimo disse...

Há aqui muita escrita de gente do avental, da opus dei, da copus night, de gente que bebe na pastelaria do Celso, enfim esta cidade da Covilhã no seu melhor!!!