segunda-feira, 17 de julho de 2017

debate ou encomenda?



Que cultura para a Covilhã? Debater cultura é seguramente uma obrigação para um projecto de sociedade,  que busca a sua própria identidade e comportamento .
Mais do que saber, se a Carmina Burana virá cantar ou não no teatro cine, da importância do Davd Carreira na vida dos Covilhanenses, o valor do kitsch na promoção das elites locais, importa saber o papel da cultura na caracterização de uma sociedade, um bem intrínseco.
Cultura orçamento, o prazer e a satisfação própria do produtor ou um bem de uso colectivo?
Cultura espectáculo? ou cultura enquanto fator de desenvolvimento social e envolvimento colectivo? Cultura um bem efémero ou um legado geracional?
Uma coisa é certa, debater cultura é passado, presente e futuro. Faz sentido saber o que se propõem e o que pensam os futuros lideres a designar democraticamente pelo voto dos covilhanenses. Não basta, promover palcos extemporâneos e meros acontecimentos de promoção pífia. A cultura é o adn de uma sociedade e por isso uma coisa séria.
Ora, sendo certo que no momento, só o Marques Mendes sabe quantos e quais são os candidatos, quando os covilhanenses, não sabem objectivamente quem são, porque não é certo que obtenham assinaturas suficientes, porque não estão apresentados os candidatos, interrogamos da seriedade e da proposta dos objectivos a debater.
O vitinho fará uma antecipação da sua candidatura? Ou mandará representa-lo, o já ex , que nunca foi vereador da cultura? O outro anunciará o encerramento da recolha de assinaturas?
Que importância terá o debate para falar verdadeiramente de cultura? Será um debate ou encomenda?

15 comentários:

Anónimo disse...

«"lá estarei"... com ou sem assinaturas serei sempre candidato e se algum juiz não me aceitar sem assinaturas é porque é maçónico e me persegue, sou candidato por direito e lei própria» o tipo quer é fotos e palco nem que para isso apareça no master tacho...

Anónimo disse...

Um debate sobre cultura em julho? Hum, cheira-me que so vai dar Pinto

Anónimo disse...

Fazer um debate quando os candidatos ainda preparam listas e programas, só acontece por encomenda. Entendo a reunião do CP com o Cavaco, pessoa válida, que se deixou envolver. Mais um tentáculo de Carlos Pinto, no seu melhor.

Anónimo disse...

Cuidado com esse Cavaco. A ambição dele é desmedida. O Pinto já o deve ter convidado para a lista da CM para o lugar de vereador da Coltura. Oiçam o que vos diz quem sabe.

Anónimo disse...

Vem a propósito de cultura, a politização manifesta do Grupo Recreativo Refugiense.
Entre a centena ou centena e meia de apoiantes que deram a cara no Largo 5 de Outubro, lá se encontravam os dirigentes daquela associação.
A menos que todos os sócios estejam do mesmo lado (e que reprovável lado)... devem pedir obrigatoriamente contas!
Deve ser deste género de cultura que o tal malfeitor da Covilhã pretende falar no dito debate.

Anónimo disse...

Um debate com os candidatos na véspera da apresentação da candidatura de um deles,Vitor Pereira, só pode ter uma intenção: tirar visibilidade à candidatura do PS. Manha da Banda/Cavaco, ao serviço do Carlos Pinto. Tenham vergonha.

Anónimo disse...

FACE do CP-UBI FUTESAL- vitória do Europeu na Turquia -para o CP, isso foi conseguido com o apoio do Fundão!!!!!e ausência da Covilhã,....saudades do tempo em que CP apoiava o FUTESAL da UBI, .....hi, hi, era o apoias....CP sempre a faturar, nas vitórias alheias.....

Anónimo disse...

Em vez de meterem cavalos no assunto, e assim mostrarem os burros que são, levantem o cu do sofá, andem um pouco e vão lá ouvir os 10 minutos de cada um, (partindo do principio que vão todos), e depois comentem, "in situ".

Todos têm defeitos, não os apontem sem se verem num espelho!

A organização é da ASTA! A Banda cede o espaço, os Candidatos e PROTO Candidatos estão convidados. A população também, pelo que só fará falta quem lá estiver.

Anónimo disse...

Tende juízo!
Só tem medo de debater e falar de cultura quem não a tem ou não a respeita.
É um desespero ver que afinal os raio dos covilhocos não querem deixar de ser pequeninos.
O debate foi marcado há mais de um mês.
Discutam, debatam, vivam e deixem viver... Deixem-se de ataduras e medos!

Anónimo disse...

Mas afinal o Pinto já é candidato? Já recolheu as assinaturas todas? Cada vez tou mai baralhado.

Anónimo disse...

Vocês já viram hoje a p.facebook do "O candidato"?. Fez um comunicado, foi à p.do juiz, "roubou" a foto do senhor e escarrapachou-a no seu face a seu belo prazer. "O Candidato" agora julga ser dono e senhor da identidade de outros hehehe

Anónimo disse...

Relativameite a eiste eveinto, já tivemos aqui a visita dos organizadores...
Maltrataram-nos a todos! No estilo do...
Querem lá eiles saber da cultura... Outro valor mais alto se alevanta!
Caia na ratoeira quem quiser.

"Mas afinal o pinto já é candidato?":
Depeinde.
1 - Em Casteilo Branco, não é.
2 - Na Covilhã, é.
Então, ou anda a enganar os Juízes, ou anda a enganar os munícipes desta inocente terrinha.
Na génese e essência, anda a enganar toda a gente. Lá saberá eile porquêi...

Mai iuma: " Eu só roubei 4500 euros, é pinuts!"
E as consequências disso!?
Iceberg.....43.

Anónimo disse...

O Pinto a debater cultura? Mais um tiro nos pés do candidato que não é candidato, mas que talvez seja, ou venha a ser, e que depois pode deixar de ser.

Anónimo disse...

A equipa campeã europeia de futsal masculino da UBI foi em parte patrocinada pela Câmara do Fundão, onde está a Covilhã, Nesta história??? Tenho pena que a equipa seja recebida hoje na Câmara do Fundão e a Covilhã a ver navios....

Anónimo disse...

A rapaziada paga pelo Bitaro na casa grande está a fazer um servicinho muita bom.