Haverá quem aponte a construção de rotundas como um exemplo de desperdício de recursos pelo poder local. Mas também há quem defenda que são a única verdadeira invenção do urbanismo moderno. O que teria algum sentido era que alguns autarcas não vissem na rotunda uma solução paisagística, sem sequer se aperceberem que elas são, sobretudo, uma solução rodoviária.
É evidente que na Covilhã também houve alguma utilização abusiva das rotundas no ordenamento do trânsito. Mas de uma forma geral, elas facilitam o fluxo de trânsito, quando comparadas com os cruzamentos e/ou entroncamentos existentes.
Curioso é que os ideólogos do trânsito da Covilhã, tenham optado pela sinalização luminosa e mal temporizada, no sitio da (imagem) que não passa de mais um desperdício de tempo para os automobilistas que ali ficam parados à espera de nada. Ou seja, o recurso ao cruzamento naquele local, como técnica de ordenamento de tráfego é um disparate. A solução de uma rotunda, permitiria optimizar a circulação e processar mais veículos no mesmo espaço de tempo para o eixo TCT, nos dois sentidos, Tortosendo/Teixoso.
16 comentários:
Constou aqui no Grémio* que a rotunda um dia pensada para este sítio coincidia mesmo com o loteamento do Domingos Lopes Guilherme, uma chatice, ou era ao contrário? Não serão enigmáticas as "razões" do traçado labiríntico de algumas vias da Covilhã? - Boas festas!
Sem dúvida carpinteiro. É que a rotunda sendo redonda tem o problema da equitatividade do raio. Ora o raio subdivide o diâmetro. Se o diâmetro multiplica o raio, a questão entra no dominio do raio que te parta. É por isso que efectivamente a rotunda suscita uma rotunda transcendência. Como colocar o problema da rotunda na justa relação com o semáforo? Com um rotundo prescrutar da garlopa. Garlopa, rotunda, semáforo, carpintaria, é tudo uma questão de ripa. Ripa então o problema ajuntando ao efeito o conteúdo da rotunda.
Com estátua ou sem estátua?
Estatuem o carpinteiro, na rotunda, já!!!
Era estranho que num dos únicos locais da Covilhã onde era necessario uma rotunda, exista um cruzamento com semaforos. Esta cidade vive de interesses obscuros. É uma vergonha.
Rotunda? Toda a Covilhã, a começar pelo Pelourinho, é uma rotunda sem princípio nem fim, para delícia dos indígenas. "Gira, gira carrossel", dizem os do Urbi. É fartar!
É que a Covilhã é uma gigantesco centro urbano com um volume de tráfego só equiparável a Lisboa, ora se Lisboa tem semáforos, a Covilhã não pode ficar a trás, isso de rotundas é lá para cidadezecas tipo Viseu, onde vivem meia dúzia da gatos pingados...
Estou de acordo com uma rotunda naquele local. aquele cruzamento tira do sério qualquer automobilista que queira dirigir-se para o o shopping ou para o Tortosendo
Comentários para todos os gostos...uns querem rotunda, outros querem semáforos, para outros rotunda é coisa boa, mas o semáforo não é coisa má.
Um até vem aqui alisboetado armar-se em semaforizado.
Um espelho da burrice civica do portuguesito e de alguns covilhanenses. Sabem de tudo, opinam sobre tudo e...em definitivo!!!
Um anormal a propósito de uma rotunda até fala de "interesses obscuros".
Um manicómio bloguêro em auto-gestão opinativa não deve ser muito diferente disto...
Os semáforos da Covilhã são do melhor. Funcionam toda a noite, até durante o fim de semana, ao contrário dos de Lisboa, que são desligados (passam a amrelo intermitente) quando a intensidade do tráfego não justifica o seu funcionamento. Que bom que é ficar parado às 6:30 da manhã de Domingo, sem haver vivalma na rua, à espera que o semáforo nos autorize a passagem! Em contrapartida por funcionarem toda a noite quando claramente não são necessários, desligam alguns durante a hora de ponta (ou melhor, o quarto de hora de ponta), substituindo-os por polícias, e vá lá, vá lá, senão ficava a terra toda atascada até meio da manhã.
E depois, há os semáforos que só servem para permitir a passagem dos piões, mas que viram para vermelho mesmo que não haja piões para atravessar a estrada. Mesmo a meio da noite! Há até um destes semáforos para piões colocado por baixo de uma ponte pedonal de atravessamento (mesmo à frente do centro de saúde).
Qual é a situação mais usual quando paramos num semáforo da Covilhã? Estarmos parados à espera que o sinal vire, sem que passem mais do que dois ou três carros da rua que tem a passagem aberta. O Beckett esperava pelo Sr. Godot, a gente espera pelo sinal verde! É o pugresso!
A Covilhã pode ter perdido alguns sinais identitários com os anos. Mas ganhou novos. Já que mais não seja, podemos reconhecê-la pelos seus incríveis (isto é, custa a crer que existam) semáforos.
Eu moro ao pe desses cruzamentos e o semáforo ao pe do ca-te-espero na descida do refugio é horrivel, demora imenso. Além disso nas horas mais agitadas aquilo é horrivel, uma perfeita confusão.
Sem duvida que uma rotunda fazia todo o sentido
Ó F lopes, tu então não queres nada, o melhor para ti é manter tudo na mesma, para perpetuar a trupe no quintal. És um cómico.
Talvez saberem a quantidade de acidentes mortais de noite em cruzamentos com amarelo intermitente, ajudasse a que os apressados da noite, percebessem a razão.
Há gente que confunde avenidas com o autodromo do Estoril.
Bato palmas aos semáforos que cortam os impetos aos fangios de alcafozes de cima armados em pilotos...
O anónimo das 17.46 até de um semáforo chama a trupe...
A anormalidade de um anormal semaforizado de vermelhusco...
Parece que em tempos houve aí na Cova um presidente cujo genro vendia semáforos e, vai daí, toca de semeá-los a eito. Se calhar é só má-língua da blogosfera.
Este afonso é um semáforo do tempo dos afonsinos...sempre no vermelho!!!
Anónimo do dia 21 às 17:51, para cortar "os impetos aos fangios de alcafozes de cima armados em pilotos" (e para cortar os ímpetos aos que são mesmo pilotos como o fangio, que eu cá não noto muito a diferença) acho muito bem que se instalem na Covilhã semáforos limitadores da velocidade. Já os houve. Por exemplo, aquele que referi à frente do Centro de Saúde, em tempos, limitava a velocidade aos regulamentares 50Km/h. Agora, serve para fazer os carros para deixar passar os peões que, quando os há, passam pela ponte!
Não sei se o presidente tinha um genro que vendia semáforos ou não. Mas deve haver uma explicação racional qualquer para esta maluquice semafórica. A do genro é a mais plausível que conheço, por ser a única.
O grémio tem razão. Parece que o Domingos Lopes Guilherme é que está a boicotar a rotunda. Mas se o loteamento até já foi executado porque não se constrói a Rotunda? Ou será que o Domingos Lopes Guilherme continua com outros planos?
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