Enquanto as universidades públicas sufocam devido à insustentável situação orçamental, o ministro Gago distribui benesses pelos politécnicos. Esta semana deu autorização para o funcionamento da licenciatura em Comunicação Multimédia no politécnico da Guarda; o que significa que as três instituições de ensino superior da beira interior passam a leccionar o mesmo curso.
O desperdício começa a transformar-se num regabofe. Não existindo qualquer complementaridade entre os subsistemas, universitário e politécnico. O IPG como os outros politécnicos, continuam a não se afirmar pela diferenciação da natureza dos seus cursos. Viva a festa.
11 comentários:
Sim mas depois "licenciados" no politécnico da guarda vêm para o mestrado na UBI e nem sabem metade do que os alunos de cá aprenderam. Até há quem não saiba o que é um filtro, ou o que é filtrar... a vergonha meus amigos!
Desde sempre houve esta concorrência dentro da própria região e desde há largos anos se fala de um acordo entre instituições para não andarem, quais cães famintos, a correr atrás de alunos. Até hoje, tudo na mesma.
Caro Anónimo, creio que cada caso é um caso e generalizar a partir de casos particulares não é uma atitude louvável. Há pessoas boas e más, há profissionais bons e maus e há alunos bons e maus em todo o lado.
Pois,mas os politécnicos,ao contrário do que é dito no post, já não tem de se afirmar pela diferenciação, mas sim pela qualidade.É isso que hoje começa a doer ás universidades. Habituem-se
Vamos deixar os cursos concorrerem entre eles, e aqueles que não tiverem alunos devem encerrar portas.
Penso que é o mais justo.
Além do mais as instituições deveriam focar-se em duas ou três áreas estratégicas para a região em que estão inseridas. Por exemplo no caso da Covilhã deveriam concentrar-se nos cursos ligados à industria Têxtil e Sociologia por forma a colmatar as necessidades da cova da beira.
Já começaram a dar segundos ciclos sem terem doutores suficientes e ... qq dia estão a dar doutoramentos. Essa historia de fechar cursos atraves de Bolonha foi uma treta. A UBI não soube reagir, teve medo, fechou antigas licenciaturas, diminuiu o nº de mestrados, para quê? Para os Politécnicos começarem a abrir 2º ciclos.
Voltem a propor os cursos como Engª Quimica, EPGI ou Matemática e deizem de ser tansos.
Paulo Freita?
Qualidade em quÊ? Se não sabem o que é filtrar (devem pensar que é de fritar batatas)...
E continuam a entrar em cursos de ciencias e engs sem matemática... grandes Drs. e Engs.
pois, mas há universidades que tem mestrados que são autenticas ficções.
Caetano,
eu fiz uma indução! Em causa não coloquei os alunos (desculpe se foi isso que pareceu) mas as instituições. A diferença de ensino é tremenda...
Já agora, uma indução não é feita a partir de um único caso, mas sim de vários. Aqui apoenas dei um exemplo, posso dar mt mais, este foi aquele que, dos que assisti, mais me chocou.
O Mariano, os governos, os deputados e as instituições de ensino fazem a cama, mas não é para eles se deitarem. Quem se vai deitar nelas são os alunos e as famílias que depois se deparam com autênticos becos sem saída.
Já agora alguém que tire as palas ao Egitaniense e lhe ofereça um Magalhães para se actualizar.
Não admira que os alunos dos cursos de comunicação do IPG escola superior de educação e desporto da Guarda não saibam o que é um filtro, pois o professor da disciplina na ese da Guarda também não sabe...é que o professor é o António Pissarra professor primário, depois arranjou umas equivalências e deram-lhe uma DESE no IPG em comunicação multimédia, vai daí deslocou-se à universidade aberta e comprou um mestrado em educação multimédia e agora é professor adjunto. E estreveu um livro com a sua vida como um básico «virar» professor do ensino superior. Contaram-me que até a PJ já esteve na ESE da Guarda a verificar os diplomas deste senhor. A fonte é segura. Mas obviamente que os conhecimentos deste senhor são elementares e muito limitados, não são «virados» para esses contéudos. Ele parece que era bem «virado» para um ex-presidente do IPG e eram muito muito amigos...
Assim se faz a história de um professor primário (não licenciado) virado que chega a professor do ensino superior e os resultados são o que escreve o primeiro anónimo «vergonha». Um país de vergonha, um país de professores virados, um país virado para a corrupção. Será que estas coisas se corrigem?
O que acontece na Gaurda e os problemas que o PS Guarda tem com o programa GuardaDigital. Que apoia o candidato do PSD À Câmara da Gaurda. O PS em vez de se preocupar com o guardadigital o PS devia preocupar-se:
1. Com a nora deputada que nem sabe ler os discursos (VERGONHA)
2. Com o filho que é de zootécnica e foi trabalhar para as Águas do Zêzere e Côa (para tratar dos animais que estão no conselho de administração – só pode)
3. Com o filho que foi dar aulas para a escola superior de tecnologia e gestão após dez anos de insucessos académicos (para tratar de um plano de marketing para o presidente e vice-presidente ganharem as eleições no ipg e encerrarem o mesmo – só pode)
4. Com a outra nora que é de zootécnica e foi dar aulas de enfermagem, para a escola superior de enfermagem (deve ser para tratar dos médicos e médicas animalecos que por lá pastoreiam)
5. Com o facto de não conseguirem arranjar uma equipa capaz de colocar a plie em funcionamento, se ganhassem as eleições alguns destes já estavam a ser reencaminhados para arranjarem empregos na PLIE.
6. Da federação do PS cuja direcção foi acusada de forjar fichas de militantes e assim conseguir ganhar as eleições internas com recurso a falsificação de documentos ver reportagem daSIC (MUITO GRAVE)
7. Mais razões? Preocupem-se pelo subdesenvolvimento da Guarda
8. Com o facto de a Guarda estar a ser ultrapassada por Celorico da beira que tem mais militantes do PS que a Guarda e por isso (ou por outras razões piores) escolhe o líder do PS. Um líder completamente apagado ao invés disso o PSD tem um Álvaro Amaro com pergaminhos. Com o nível que o PS apresenta não é possível um debate de ideias sérias para o desenvolvimento do distrito.
9. Preocupem-se com os deputados municipais incapazes de participar no debate político da cidade
10. Depois preocupe-se os ilustres socialistas com os DADORES DE SANGUE e só muito muito depois, preocupe-se com:
E depois, com o
GuardaDigital
Percebeu.
A Guarda Quer
Enviar um comentário