segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Covilhã com a água mais cara

De Vitor Manuel Reis Silva, Eleito do PCP na Assembleia Municipal da Covilhã, recebemos o seguinte e-mail:

A factura da água aumentou - Verificou? Comparou? Foi Informado
(a) ?
É de facto motivo de revolta. Não sei se a imprensa escrita da nossa região irá dar destaque ao texto que envio como anexo. Daí a necessidade da maior divulgação possível. Num Concelho com tanta água e num ano de tanta pluviosidade o que justifica os aumentos verificados na factura?
Só a ganância e o lucro fácil podem justificar aumentos de 8%. Aqui está um dos efeitos da venda de 49% da ADC a uma das empresas do grupo Somague que, lembre-se, também tem a concessão do tratamento das águas residuais(esgotos) - Águas da Serra e os silos do Pelourinho e shoping do Sporting - Parc C
(Quem administra a Covilhã ?????)
Quando lutámos contra a privatização tinhamos a noção de que iríamos pagar a água mais cara. Mas.... nem todos perceberam isso. Contudo recolhemos 6.000 assinaturas contra o negócio. Apesar disso o Sr Pinto, utilizando a maioria PSD, concretizou o negócio. Ficou com uns milhões de Euros para obras de utilidade e necessidade duvidosa e ....assim se renovam mandatos à custa da venda do património concelhio e do esforço da população que se traduz, neste caso, na factura de água.É preciso e necessário informar e denunciar mais este "mete a mão no bolso" na população do Concelho quando "o cenário" montado pelo grande capital que nos desgoverna é o de congelamentos de salários e de reformas. É necessário dizer ao Sr Pinto que já basta de atropelos e que já estamos fartos da sua politica municipal, assim como dos outros a nível nacional, de subjugação aos interesses dos privados lixando as populações.

26 comentários:

Anónimo disse...

é incrivel como no universo de
50 000 pessoas só o deputado municipal Reis silva, tenha detectado o aumento da factura da água.

MANEL disse...

Ainda gozas com os outros 49999?
Isso é fazer do povo estupido, tu beneficiario do roubo, gozas o ordenado reforma e etc, o pvo bruto nem dá conta que a coisa aumenta.

Anónimo disse...

Este marmanjo do paúl o sô silva até responsabiliza a Câmara por decisões do Sporting.

Esmifrado ate ao ... disse...

Marmanjo ou não a verdade é que o valor é astronomico e curioso o anonimo fala do sporting mas não se pronuncia sobre a factura que paga mensalmente.
Sera que tem uma ligação directa a rede ou ja aprendeu a atear o fogo noutro pinhal para não se ver a fogueira que tem em casa???
Pena que não haja um sô silva em cada "Feudo e Condominio" deste País.

Anónimo disse...

IO certo é que com este aumento a Covilha ja entrou no lote dos cinco municipios do país com a água mais cara... coisa que nenhum assessor da CMC consegue vir aqui desmentir.Uma vergonha.

Anónimo disse...

É preciso lata para defenfer o indefensável.

Anónimo disse...

Há 9 anos que vivo na Covilhã. Quando cá cheguei verifiquei imediatamente o custo elevado da factura da água relativamente p.e. à da cidade de Coimbra, onde os investimentos para extracção e distribuição de água são elevadíssimos. Continuo sem perceber como é que uma cidade com água retirada por gravidade de um maciço como a Serra da Estrela, sem investimentos consideráveis feitos até ao momento e num concelho com tanta população, tem uma tarifa global de água tão cara. Parece-me ultrajante, desavergonhado e abusador.

Anónimo disse...

Não vivo na Covilhã logo este aumento não me vai afectar. Mas considero preocupante que este elemento do PCP, publique esta denuncia num blog (tiro o chapéu ao carpinteira) "porque não sabe se a imprensa escrita da nossa região irá dar destaque ao texto"???

Será que entendi bem? Então o jornal do Fundão não é um paladino da democracia?

Anónimo disse...

A privatização da àgua, foi um negócio ruinoso para a covilhã. Com salários, reformas e pensões de miséria, temos que pagar a água cara para aumentar os lucros da SOMAGUE. Uma gestão ruinosa no concelho.

Anónimo disse...

A comunagem está farta de urrar mas Povo manda-os à merda como aconteceu há 5 meses.

MANEL disse...

Pois é! A captação tirando partido da gravidade não significa que não tenhamos de pagar a passagem da agua por terras de senhores da elite covilhanense.
Desafiais o povo até que o urro seja de revolta.
Estão a perder o bom senso e a entrar no que sempre se previu.
O pinto antes de partir degraçará os covilhanenses, sem dó nem piedade.
Vai ser doloroso.Que seja por um novo tempo.

Anónimo disse...

Gostava de um dia acabar os meus dias como o MANEL, armado em burro. Então onde foi o cavalheiro buscar essa de pagar a passagem das águas pelos terrenos blá blá blá?
A passagem de qualquer tubagem por exemplo é paga uma vez a preços acordados entre as duas partes ou não havendo acoro a entidade interessada pode fazer expropriação. Olhe MANEL, já agora onde é que você "trabalha"?Era só para dizer ao seu patrão para estar de olho em si.

Anónimo disse...

Mas haverá quem responda a uma perguntinha simples?
Quanto custam 3/5/10 m3 de água na Covilhã?
Em Castelo Branco?
Na Guarda?
No Fundão
E com o aumento das Águas do ZEzere previsto para Junho?
Era isto que esse professor silva devia responder.
A diferença qual é?
Deixem-se de demagogias e aldrabadas.

MANEL disse...

Será que se paga uma vez só?????
Veja lá nos relatorios de contas o valor das rendas, na verdade é espantoso mas vale a pena dedicar algum tempo a isso.
Já agora quanto ao meu patrão não se preocupe é um homem justo e sabe o que trabalho.
Mas já agora ainda e o senhor o que é que faz? O patrão inclui no salario o seu estado de alerta com o que se diz dele nos blogs? E nos intervais? Gajas nuas não??

Anónimo disse...

oh manel ja o arrumáste.
Bingo

Anónimo disse...

Para o anónimo da 13:50:Chamar "Povo" aos "interesseiros" do lugarejo?...
Há pessoas desinteressadas que se sentem revoltadas, porque é a elas que lhes sai bem do bolso...PARA PAGAR UM BEM (supostamente)PÚBLICO!

Debuxo Urdaz disse...

bendita auguinha!!
- que tudo faz girar: dinheirinho para os mesmos de sempre (uns sempre a pagar e outros sempre a mamar e a urrar de alegria desavergonhada e publicamente)
- que tudo ha-de levar e lavar espera-se rapidamente!
- e que tudo e todos põe a falar (mais do que o vinho...pasme-se!)
com a áugua ninguém brinca...

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12h32 e ao Carpinteira
Tem razão quando tira o chapéu ao blogue que divulga algo que os jornais poderão não publicar. Mas é preciso dizer aos autores deste blogue que não devem permitir aqui comentários ofensivos ao autor do e-mail. Se alguns não publicam nos jornais por falta de espaço, outros deixarão de publicar nos blogues porque se sujeitam ao enxovalho de anónimos. E isto, caros autores do Carpinteira, é uma missão vossa.

carpinteira disse...

Anónimo,
Confesso que depois de ter lido algumas vezes o teu comentário com a atenção que merece, ainda não consegui perceber de que te queixas.

Anónimo disse...

Carpiteira,
Exemplo suave, pois noutros psts há coisas piores: "Este marmanjo do paúl o sô silva até responsabiliza a Câmara por decisões do Sporting."
Uma coisa é assinar com pseudónimo - e aí insulta-se não se sabe bem quem - outra coisa são e-mails ou referências a pessoas devidamente identificadas.
O que eu digo é muito simples: ao editarem os comentários têm a obrigação de defender os participantes/fontes/citados de alguns comentadores que se limitam ao insulto gratuito.

Anónimo disse...

Há aqui uma coisa que não compreendo.
Mas afinal qual foi o aumento em 3/5/8/10 m3 ?
E quanto é a diferença para os que moram nas Câmaras vizinhas?

Tomai o remédio.

Anónimo disse...

Venho aqui de vez em quando e esta da água é uma conversa velha e rançosa.
O autor do PCP não tem mesmo mais nada para dizer.
Não gosta porra, ganhe votos para mudar.
Parece um disco riscado.

carpinteira disse...

Anónimo,
Vais desculpar-me mas não estou d’acordo com o que escreves. Esta seria uma longa conversa sobre diferentes maneiras de ver a a liberdade de expressao, versus anonimato,
Já debitei bué “jurisprudência” sobre assunto. Correndo o risco de me querer iludir, não vislumbro na frase que referes qualquer insulto que comporte um qualquer dano para a pessoa (identificada) que enviou e-mail. Noto, isso sim, no teu comentário algum moralismo de archote na mão e um melindre descabido. Temo que tenhas vindo bater na porta errada

Acrescento ainda que a gestão dos comentários neste blogue obedece, à avaliação, sempre discutível, dos seus autores é certo, mas tendo sempre em conta o teerno movediço por onde se move a liberdade de expressão: i.e a forma de comunicação digital que partilhamos sendo anónimos ou não.
Contudo posso garantir-te que no caso concreto deste post foram eliminados todos os comentários consideramos impróprios.
De resto, não querendo acreditar que o que escreves é um mero melindre censório continuo a não entender de que te queixas. Lamento estragar-te o exercício de vitimização.

Saudações.

Anónimo disse...

Não se trata de moralismo nem de liberdade de expressão, mas sim da defesa da imagem de terceiros.
E quanto ao melindre censório - e sem querer desiludir-te - lamento informar-te de que estás redondamente enganado. Aliás, até tu beneficias da minha luta pela liberdade de expressão, mas isso não interessa nada.
Fico satisfeito por saber que os comentários são editados.
Over and Out.

carpinteira disse...

anonimo,
Se como dizes, até eu beneficio da tua luta pela liberdade de expressão;dispenso já os fait divers retóricos e agradeço-te tamanha bonomia.

Saudações.

Anónimo disse...

concordo