quarta-feira, 17 de março de 2010

Olha, olha… a istrada do Ferro! - (comentário de um leitor)

ò meus caros vamos então falar sobre ela…Já aqui referi que o arranjo da estrada para o Ferro não é um problema de agora. Ele arrasta-se há pelo menos 16 anos (que se traduzem na JFF em 3 mandatos PS e 1 PSD).Pela bico torto do sr. Pinto e de quem era/é seu bajulador nesta terra, sabia-se que a estrada não era reparada enquanto a junta não fosse da sua cor. Aliás, em período de eleições o argumento de: “votem em nós que somos apoiados pelo Carlos Pinto, e portanto, arranjaremos a estrada”, foi paleio recorrente de quem se candidatou à JFF pela cor do cacique.A população, chutando o bico ao pinto, não lhe fazia a vontade e durante 12 penosos anos resistiu como irredutíveis a esse penar.Mas… O máximo que o Homem consegue é ser do Ferro. De ferro ninguém é!Depois de muita despesa em jantes, pneus, acidentes e afins, as pessoas fartaram-se de resistir. Por Deus e pelo Diabo querem a estrada arranjada, com ou sem a ciclovia.Foi então que apareceu um vaidoso dr. enf. pelo Ferro, a aldeagar que com ele é que a estrada iria finalmente ser arranjada, visto que gozava do apoio incondicional do sr. Pinto.As pessoas cansadas de lutas inglórias, venderam o brio e a honra a este forasteiro meia-leca, com a esperança que a dita cuja se resolvesse.O desespero falou mais alto…No entanto o resultado foi este.No primeiro mandato do sr. Dr. Enf. Paulo Tourais, começaram uns sururus na estrada a 5 meses das eleições seguintes. Notem, a 5 meses… Depois de finalmente termos feito a vontade ao sr. pinto, demorou pelo menos 3 anos e 7 meses para que alguma coisa de nada se visse…Para acabar com a barraca – não fosse ela cair antes de começar -, deu-se novo mandato ao sr. Tourais, para ver se então o sr, dr. Enf. consegue finalmente terminar a obra… Isto se o sr. Pinto deixar…È isto que se passa. Não concordo com o carpinteira quando diz que tem o que merecem, no caso do Ferro, as pessoas foram vergadas a uma vontade superior à delas…Democracia, liberdade, escolha… Neste caso volta Salazar estás perdoado! Tenho ainda muito mais para contar, esperem…Ah! Se alguém achar que isto é mentira, desmintam se conseguirem.

15 comentários:

Anónimo disse...

Que se saiba as obras não estão paradas. Andam é num ritmo mais lento

Anónimo disse...

ui ui...elas não andam... arrastam-se!
E a do ferro não é caso único...a da boidobra é outro caso dramatico!
É a velocidade pós-eleitoral

Anónimo disse...

Continuando então as honras que fez a casa, terá novo mote – como em tempos foi tratada -, a “istrada pra Marrocos”!!!!
O estado calamitosos a que chegou esta via pública, é o resultado de má vontade pessoal e de muita inércia dos socialistas da mui nobre vila do Ferro.
Esses senhores que durante doze anos controlaram de forma medíocre os desígnios da nobre vila, conseguiram ainda – para mal de todos -, não granjear boa fama debaixo da asa do nosso cacique (borrando a pintura no sistema vigente).
Conta-se ainda nos fólios mais deslavados da vila, que o sr. Pinto quando perdeu umas autárquicas para o sr. Pombo foi devido aos votos desta digna freguesia.
Ao que consta eles estavam empatados, a chegada dos votos do Ferro foi suficiente para colocar o sr. Pinto com o rabinho entre as pernas. Eles davam a vitória ao sr. Pombo.
Daqui se entende o porquê do sr. Pinto “gostar” tanto do Ferro, ajudando os socialistas a contribuir para esse amor.
Quem pagou as favas destas “hombridades” foi a população…
As coisas andaram e rolaram. Como bons provincianos aprofundaram-se ódios e diferenças descurando-se conceitos como sentido de comunidade, coesão social e territorial e por fim, bem comum.
O facto de a estrada ser ou não reparada tornou-se motivo de disputas, calunias, ataques e picardias na pocilga política da vila.
Até parece que a estrada não faz falta a TODOS – tanto direita como esquerda, esguelhas, centro etc.
Julgava-mos nós (como alguém em tempos disse), que se tinha acabado com a estrebaria… Afinal só mudaram os nomes, porque continuam lá a existir cavalgaduras!
E como a barraca só está completa quando a procissão vai no adro, segundo as notícias regionais a istrada do Ferro está inserida no PIDDAC. Ou seja, se o projecto por ventura não for aceite por gente que nem em sonhos se lembraria de uma terra chamada Ferro, não haverá com certeza dinheiro para a mesma. Isto num concelho onde se gasta dinheiros megalómanos em pontes e piscinas praia…
Por outras palavras, estamos fod……
O que é real é que o sr. Pinto terminará o seu tempo no poleiro, conseguiu vergar esta terra, o sr. Tourais pelos compadrios que vai angariando, não deve querer saber mais do Ferro estando a terra até agora amputada de uma via de comunicação, que em última análise, é um motor de desenvolvimento e progresso. Porque não se esqueçam, o sr. Pinto não pecou no Ferro apenas na estrada, pecou em muitos outros aspectos (que devem ser básicos), e que impediram que a terra progredisse.
Cumprimentos

Anónimo disse...

O dr.enf. torais lá foi alcatroando os caminhos prá sua casita, prós cavalos e cavalgaduras não tropeçarem, mais os tratorzitos e investimentos pagos pela RUDE, ora digam-lá se não vale a pena vergar ao pinto, dum momento pró outro é um dos mais abastados agricultores cá da terra.

MANEL disse...

O sr. pinto nunca poderia ter cara para defender a ponte do corge com tamanhas vergonhas nas suas barbas, que revelam incompetencia e incapacidade de gerir um concelho, este senhor é uma fraude de competencia disfarçada.

Anónimo disse...

Gosto especialmente de ler como dois ou tres pobres de espirito, ressabiados e que nunca, mas nunca deram provas do que fosse, vêm descarregar bilís para este espaço e falar mal de quem todos os dias prova estar a conduzir os destinos do concelho e das freguesias na senda do progresso.
Os cães ladram e a caravana passa...

Anónimo disse...

Definitivamente:-Não vos parece que o merecido é uma avenida que ligue a Boidobra ao Ferro com passagem pela Quinta Branca com uma nova ponte e que a requalificação da actual estrada municipal é já passado.
Continuar a malhar com essa "istória" da "istrada" não serve o interesse geral.

Anónimo disse...

o interesse geral??? O que é isso?

Anónimo disse...

O interesse geral é óbvio.
Se assim não entendes vai dar uma volta porque não vou alimentar parvoices.
E por aqui ponto final.

Anónimo disse...

esperem lá... esperem lá!
tenho uma correcção a fazer. Não é PIDDAC é QREN. Aliás transcrevo na noticia que li no Notícias da Covilhã com data de 24 de Dezembro de 2009:
"Obras paradas na estrada Peraboa-Ferro
A partir de Fevereiro as obras na estrada Peraboa-Ferro vão parar de vez, até ser encontrada cobertura financeira para a via. A autarquia diz que vai abrir concurso para as terraplanagens e depois resta aguardar se no Quadro de Referência Estratégico Nacional «se abrem portas para encaixar a obra». Os trabalhos na estrada, porjectada com uma ciclovia, começaram no início do último Verão. A informação foi dada em resposta a Nelly Pereira, a única eleita do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal, que quis saber porque foram interrompidas as obras."

Isto apenas para contribuir para a senda do progresso!

Anónimo disse...

Eu vivo no Ferro, é cá k voto. Quero aki dizer, que continuarei a votar no presidente paulo e a minha familia continua a votar nele.
Pk?
Pk entendemos, que cá no Ferro nunca tivemos alguem k tanto tivesse feito pela nossa terra e pelas pessoas k ká vivem.
Rubem

Anónimo disse...

És mesmo palerma. Também cá moro e não vejo nada. Nota que ainda sou novo, não uso óculos...
Que vês tu, macaco nú ?
Vês desenrascanço para alguns amigos, que mais vês?
Onde está a estrada ?
Os arruamentos prometidos? passa pela rua do Monte Serrano e pelas do Ferro e verás.
A báscula ?
O novo Jardim ?
A nova casa da Junta ?
E o resto que poderás ler (se souberes) no panfleto que distribuiu em 2005 e 2009.
Deixa de ser otário. Abre os olhos...

Anónimo disse...

Os meus olhos estão bem abertos. Vens para aqui falar mal, pois deves ser aquele que se foi oferecer ao presidente para fazer parte da lista e ele lhe disse que não.
Não é dificil saber quem tu és, pois praticamente todo o povo votou no Tourais, apenas os escorraçados pelo povo não o fizeram, ora como não chegam a uns 100 - percebe-se a tua dor de corno.
Por cá estamos muito contentes. Foi por isso que lhe demos quase 80% dos votos... Vai mazé À M****

Vera Peraboa disse...

Este é um lugar de critica não de falta de respeito...
tt o presidente da freguesia do ferro como de peraboa acreditaram nas promessas do C pinto. foi ele quem veio em campanha e prometeu q as obras n parariam... somos burros em acreditar? talvez. valia mais nada se ter feito. neste momento a estrada está pior, c mais buracos, areia e lama. quem nos paga os estragos nos carros?e os acidentes? nós. pela nossa estupidez de acreditar nesta CMC.

Anónimo disse...

por alguns comentários aqui escritos podem comprovar o que antes disse... No Ferro há pessoas que apesar de passarem mal, defendem com unhas e dentes a albarda que lhe puseram em cima. E insultam sem qualquer tipo de respeito.
Deixo - como antes fiz - uma pergunta a esses senhores: conseguem desmentir o teor deste post? Se conseguirem força!
Aquela minoria que tanto falam está a espera de ser desmentida. Venha de lá essa coragem.